quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O jovem e prodigioso T.S. Spivet

Assisti O Jovem e Prodigioso T.S. Spivet (2013) de Jean-Pierre Jeunet no Telecine Cult. Que filme lindo! Nosso protagonista é um menino de 10 anos, um jovem cientista. Ele vive em um rancho. O pai adora ser cowboy, o irmão do cientista ama imitar o pai. A mãe adora pesquisar besouros. E a irmã adolescente quer ser atriz. Por uma triste fatalidade o irmão cowboy morre.

Nosso protagonista envia seus estudos para revistas científicas que as publicam. Envia os seus inventos para concorrer prêmios, até que ganha um e viaja escondido da família para Washington para recebê-lo. Uma graça o que coloca na mala que fica enorme. Esse diretor adora construir filmes mágicos inesquecíveis. O menino é interpretado brilhantemente por Kyle Catlett. Sua mãe por Helena Bonham-Carter. Seu pai por Callum Keith Rennie. Sua irmã por Niamh Wilson. E seu irmão por Jacob Davies.

Vários atores fazem participações. Como o incrível Dominique Pinon e Judy Davis.  No Brasil simplificaram o título transformando em algo banal como Uma Viagem ExtraordináriaO Jovem e Prodigioso T.S. Spivet ganhou César de Melhor Fotografia. Esse filme também está disponível no Telecine Play.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Marcas de Guerra

Assisti Marcas de Guerra (2013) de Szász János no Max. Eu gravei esse filme e ficou lá pra ver. É incrível! Mas dificílimo. É a história de dois irmãos gêmeos inseparáveis. Começa eles tranquilamente vivendo com a mãe quando recebem a visita do pai, um militar. A mãe leva os meninos então para viver com a mãe dela que a odeia e maltrata os meninos. O pai pede que eles escrevam tudo o que acontece com eles. A forma como eles narram a vida deles, o olhar tão diferente, o livro que fica animado, é muito inteligente. Marcas de Guerra é impressionante!

Eles são muito educados, mas sem conversas com adultos, ficando praticamente sozinhos, eles começam a ter raciocínios estranhos. Misturam o que sabiam com o que leem. Eles só tem a Bíblia pra ler e umas apostilas. O pai queria que eles continuassem estudando. E eles muito disciplinados continuam estudando. Incrível quando o padre fala da Bíblia e eles falam dos Dez Mandamentos e falam que há um que diz não matarás, mas todos matam. Um mandamento tão forte, mas que pela guerra, pela pátria, matam. A crueza do momento que eles estão vivendo é assustadora. Eles nos dão um choque de realidade.

O diretor é húngaro, Marcas de Guerra é uma co-produção entre Hungria, Alemanha, Áustria e França. Os meninos são interpretados pelos irmãos Gyémánt, László e András, eles estão incríveis. Maravilhosa também a atriz que faz a avó, Piroska Mólnar. O oficial alemão é interpretado por Ulrich Thomsen. A mãe por Gyongyvér Bognár. O pai por Ulrich Masther. Interpretam alguns do vilarejo: Orsolya Tóth, Péter Andorai e Diana Kiss.

Beijos,
Pedrita