segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Marcas de Guerra

Assisti Marcas de Guerra (2013) de Szász János no Max. Eu gravei esse filme e ficou lá pra ver. É incrível! Mas dificílimo. É a história de dois irmãos gêmeos inseparáveis. Começa eles tranquilamente vivendo com a mãe quando recebem a visita do pai, um militar. A mãe leva os meninos então para viver com a mãe dela que a odeia e maltrata os meninos. O pai pede que eles escrevam tudo o que acontece com eles. A forma como eles narram a vida deles, o olhar tão diferente, o livro que fica animado, é muito inteligente. Marcas de Guerra é impressionante!

Eles são muito educados, mas sem conversas com adultos, ficando praticamente sozinhos, eles começam a ter raciocínios estranhos. Misturam o que sabiam com o que leem. Eles só tem a Bíblia pra ler e umas apostilas. O pai queria que eles continuassem estudando. E eles muito disciplinados continuam estudando. Incrível quando o padre fala da Bíblia e eles falam dos Dez Mandamentos e falam que há um que diz não matarás, mas todos matam. Um mandamento tão forte, mas que pela guerra, pela pátria, matam. A crueza do momento que eles estão vivendo é assustadora. Eles nos dão um choque de realidade.

O diretor é húngaro, Marcas de Guerra é uma co-produção entre Hungria, Alemanha, Áustria e França. Os meninos são interpretados pelos irmãos Gyémánt, László e András, eles estão incríveis. Maravilhosa também a atriz que faz a avó, Piroska Mólnar. O oficial alemão é interpretado por Ulrich Thomsen. A mãe por Gyongyvér Bognár. O pai por Ulrich Masther. Interpretam alguns do vilarejo: Orsolya Tóth, Péter Andorai e Diana Kiss.

Beijos,
Pedrita

17 comentários:

  1. Gosto de filmes desse gênero, ainda mais sendo filmes sobre guerra. Já está anotado!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso fazer como vc. Gravar e um dia qualquer, assistir. Vou criar o hábito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, qd eu passei a tv para hd pedi o recurso para gravar.

      Excluir
  3. Deve ser mesmo um filme dificil de assitir. E ainda mais com crianças em guerra. Me dá um dó quando vejo esse olhinhos de tristeza e medo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, eles vivem em uma cidade e veem a guerra passar. mas não os combates.

      Excluir
  4. Oi, Pedrita,

    Este é o meu tipo de filme, agora vou ter que vê-lo, rsrs.

    Um beijo e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é incrível. acho que não deva ser muito fácil achar pra ver.

      Excluir
  5. Geralmente os filmes que mostram o ponto de vista de criança sobre guerras e épocas difíceis em geral são interessantes. Vou querer assistir.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que eu amaria assistir, mas infelizmente eu não tenho TV e não gosto de ver filmes em telas de PC....sempre com boas recomendações....

    ResponderExcluir
  7. Marcas de Guerra parece ser um excelente filme. A premissa é boa e acredito que a execução também tenha sido. Sem falar que cinema europeu está milênios à frente do cinema americano.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!