sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Rotas do Ódio

Assisti a primeira temporada da série Rotas do Ódio (2018) de Susanna Lira na Universal. São 5 episódios de uma hora cada aproximadamente. O excelente texto é assinado por Susanna Lira, Marcos Borges e Bruno Passeri, supervisionado por Barry Schkolnick. Eu soube da série pelas redes sociais, vejo muito pouco a programação da Universal.

No começo achei que a série ia falar só de skinheads, mas abre várias frentes e é interessantíssima. Sim, os skinheads estão na trama central e os policiais passam a série tentando enquadrá-los na lei. O líder tem um pai riquíssimo, o galpão inclusive que o grupo fica é do pai dele, então ele sempre é liberado. André Bankoff está impressionante. A tia do rapaz é interpretada por Clara Carvalho.

Uma mulher aparece assassinada e a polícia passa a investigar e as tramas se misturam. Adoro o elenco. A mulher morta é interpretada por Pathy DeJesus. A tia por Teka Romualdo. E o filho por Carlos Henrique Marinho. Os policiais por Mayana Neiva, Antonio Sabóia, Marat Descartes, Naruna Costa e Charles Fricks. O universo das delegacias está muito realista, a falta de infra estrutura, as exaustivas horas de trabalho, a péssima alimentação. Dá muita aflição o que eles comem nas ruas. Quando eles conseguem mais tempo para comer vão a um bar. A atendente do bar é interpretada por Renata Perón

Os atores que fazem os skinheads estão ótimos e irreconhecíveis: Michel Joelsas, Rafael Losso, Philipp Lavra, Giovanni Gallo e Samuel Vieira.

O tempo todo ficamos tentando entender como aqueles jovens ficaram tão violentos. Até aparecer o pai de um deles, interpretado pelo excelente Eduardo Semerjian, em um de seus melhores papéis, e começamos a entender a origem do ódio ao menos de um deles. Jason vem de uma família poderosa, preconceituosa, que compra a tudo e a todos, que só destilam ódio até mesmo entre eles. Muito triste! A segunda temporada começou esse domingo às 23h, serão cinco episódios também e estão disponíveis no site da Universal.
Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Chocante

Assisti Chocante (2016) de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé no TelecinePlay. O roteiro é do Pedro Neschling. Eu vejo muito pouco comédias, mas tinha curiosidade em conhecer essa e adorei. Chocante teria sido uma dessas bandas que surgiram nos anos 90, como Menudo ou Dominó.

O filme começa 20 anos depois com a morte de um integrante do grupo. No enterro eles se encontram junto com a chefe do fã clube e pensam em apresentar-se novamente. Gostei bastante que fala desse universo meteórico, desses grupos que surgem e desaparecem com a mesma velocidade. No início utilizaram imagens antigas do Gugu que criava esses grupos, depois a Sonia Abrão falando da morte do integrante. Hoje os integrantes são interpretados por Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Marcus Majella e Bruno Garcia. Tony Ramos está ótimo como o antigo empresário que coloca no grupo um ex-vencedor de reality interpretado por Pedro Neschling.

Nesses 20 anos a vida mudou muito para eles, é muito engraçado eles lapidando o que fazem atualmente pra sobreviver. Um só parece ter tido um caminho melhor, se tornou oftalmologista, sua esposa é interpretada por Priscila Assum. Bruno Mazzeo é separado e é muito fofo a relação com a filha interpretada pela Klara Castanho. A líder do fã clube é interpretada por Débora Lamm. O filme é muito delicado, cuidadoso, muito bonitinho quando eles assistem um vídeo de 20 anos atrás. O vídeo tem aquela coloração antiga, o personagem coloca em uma parede cheia de coisas, como qualquer um faria.

Aqui a banda quando fez sucesso e os atores que escolheram para interpretar os personagens 20 anos antes.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A[r]mar

Assisti a peça A[r]mar de Paulo Azevedo no Teatro Sérgio Cardoso. O grupo é SuaCompanhia. Queria muito ver esse espetáculo e adorei! É inspirado no conto de Júlio Cortázar, Manuscrito Achado no Bolso, que quero muito ler. A montagem é genial. Com esse texto eu vi outra obra incrível, o filme Jogo Subterrâneo.

A dinâmica do espetáculo é incrível! A peça acontece em um vagão de metrô, parte do público senta na plateia sendo passageiro e um casal interage aflitivamente. Como Cortázar adora, é um jogo. Ele a vê e cria um jogo em sua cabeça, se ela descer em uma determinada estação, se virar para aquele lado. Os dois atores estão impressionantes, com um jogo corporal exaustivo e agoniante: Rita Pisano e Bruno Perillo. E A[r]mar fala de um encontro seguido do amor, mas parece que eles mais se digladiam com eles mesmos ou entre eles, como se estivessem continuamente competindo entre si. E que texto maravilhoso!
Fiquei muito impactada com o espetáculo. Eles parecem se amar muito, se desejar muito, mas é muito difícil o entendimento entre eles. E eles tentam se separar e a solução que encontram para não se separarem mas estarem mais afastados que juntos é profundamente dolorosa. Queria muito que vocês vivessem essa experiência do espetáculo que agora segue em temporada no Teatro Cacilda Becker até 21 de outubro. O projeto foi realizado por financiamento coletivo e apoiadores.

As fotos são de Vitor Vieira

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Assassinato no Expresso Oriente

Assisti Assassinato ao Expresso Oriente (2017) de Kenneth Branagh no TelecinePlay. Eu estava ansiosa demais para ver esse filme, amo o livro e a versão anterior. Cheguei a marcar para ir ao cinema, mas acabei não podendo ir. Fiquei eufórica quando estreou no Telecine. Uma pena que não vi na telona, é um belo filme, com uma fotografia maravilhosa, belíssimas paisagens, ótima reconstituição de época, figurinos. Mas não chega a ser uma boa adaptação da obra. Toda a discrição de Agatha Christie se perdeu. O filme começa com duas piadas de profundo mal gosto em Jerusalém. Primeiro um garoto vai várias vezes buscar ovos porque Poirot quer o tamanho certo. Depois ele desvenda um mistério para uma multidão em um local religioso sagrado.

Quando o filme chega no trem melhora bastante, mas os personagens são caricatos demais, sem sutileza. O elenco é impressionante: Judi Dench, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Williem Dafoe, Johnny Depp, Josh Gad, Daisy Ridley, Leslie Odom Jr., Olivia Colman, Manuel Garcia Rulfo, Lucy Boyton e Derick Jacob. Mesmo já tendo lido,visto o filme,tinha esquecido o desfecho. Quando estava mais próximo do final é que desconfiei com uma pequena lembrança. Esse roteiro é genial!

Beijos,
Pedrita

domingo, 30 de setembro de 2018

Orgulho e Paixão

Assisti a novela Orgulho e Paixão de Marcos Bersntein na TV Globo. Dirigida por Fred Mayrink. A novela foi baseada em obras da Jane Austen. No começo me incomodou e parei de ver. Não me identificava com essas personagens saltitantes, alegres demasiadamente, tão diferente das obras da escritora. E me incomodei profundamente no que chamei de novela branca. No início inclusive não havia um único personagem negro no site da emissora. Pode ser que os autores quiseram ambientar na Inglaterra, então realmente seria estranho muitos negros na época, mas quando ambientaram no Brasil, ficou deveras estranho. A novela não tinha um tempo definido, mas tinham barões de café e dava a entender que seria após a abolição da escravatura, então porque não haviam inúmeros negros nas ruas em pequenos serviços? Os negros foram libertos, mas sem nenhum projeto, as fazendas trocaram a mão de obra escrava pela imigrante e milhares de negros ganharam as ruas sem saber outras funções, sem suporte, fazendo pequenos serviços, comércio nas ruas. Muito estranho a novela desaparecer com eles.
Mas Orgulho e Paixão foi uma novela solar e fundamental para os dias de hoje por dizer que as mulheres podem ser o que elas quiserem. Mesmo sendo uma novela de época, os personagens tinham comportamentos atuais e isso facilitou muito o discurso de que a mulher pode ser livre para fazer o que quiser. Parece surreal que atualmente uma novela precise dizer as mulheres dos dias de hoje que elas possam ser o que quiserem ser, mas os altos índices de feminicídio no Brasil mostram que muitas mulheres não só são privadas desse direito como ainda são ceifadas e mortas porque não atenderam ou não obedeceram ordens, muitas só porque quiseram se separar e seguir suas vidas, refazendo suas histórias. O pilar desse discurso foi Elisabeta (Nathália Dill). Ela queria ganhar o mundo, fazer algo que a inspirasse, tinha muitos planos e desejos. Foi lindo ela encontrar no amor por Darcy (Thiago Lacerda) a compreensão para realizar os seus sonhos. Eles se amaram, mas ela demorou para aceitar com receio que o casamento pudesse limitar os seus sonhos, na verdade o amor dos dois só ampliou as possibilidades. E não enrolaram no amor dos dois, logo já se relacionavam, viviam juntos. Era uma novela moderna em comportamento, não como era na época. Tanto que as mulheres eram sexualmente ativas, mas podiam escolher se queriam ou não ser mães, o que antes da pílula na década de 70 não era possível.
O casal mais amado era Ema (Agatha Moreira) e Ernesto (Rodrigo Simas). Ela sempre quis casar e fazia tudo para que todos encontrassem o seu amor. Filha do barão do café, viu a sua vida arruinada com a decadência financeira da sua família. Ernesto surgiria somente para fazer triângulo amoroso com Ema que estava destinada a triste história de Jorge (Murilo Rosa) e Amélia (Letícia Persiles). Mas a química do casal ganhou o mundo exterior e contagiou tanto, que eles se tornaram um dos grandes casais da teledramaturgia. Pobre, ela foi viver com amigas no cortiço. A novela foi muito inteligente em criar vários núcleos que se misturavam. Amo cortiços por permitirem muitas interações de personagens. 
E que trágica a história de Julieta. Um dos melhores personagens da carreira da Gabriela Duarte que pode debater o estupro, e principalmente o estupro do cônjuge, um tema tão delicado e que infelizmente é tão presente entre os brasileiros. A transformação da personagem foi linda demais. Muito bem feita a escolha de como Camillo conheceria a história da sua mãe. Seria mesmo muito difícil que alguém, até mesmo a mãe, contasse ao filho os horrores do seu pai e as condições da sua concepção. Delicado fazerem no confessionário, meio que por acidente. Até mesmo um pouco improvável, mas foi uma solução muito delicada. E lindo o desabrochar de uma amor saudável com Aurélio (Marcelo Faria), que teve paciência em respeitar o tempo de sua amada tão machucada pelas violências que sofreu.

Outra história que causou comoção foi de Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller), que belos personagens e interpretações. Que lindo e delicado texto, que trama tão bem abordada. Luccino começa a perceber que gosta de Mário, não de Mariana (Chandelly Braz). Essa irmã Benedito se vestia de Mário para poder participar de corridas de motos e Luccino percebe que é de Mário que gosta, não de Mariana, até que aparece Otávio. Eles mesmos demoram a perceber e entender os seus sentimentos e a aceitar. Pela primeira vez teve um beijo entre pessoas do mesmo sexo na novela das seis. E vários outros depois. Em uma entrevista o diretor disse que desde o começo estava previsto porque a novela queria mostrar as várias formas de amar.
Então não entendi porque Tenória (Polly Marinho) ficou sozinha e não teve direito a um amor. Sua história foi linda. Ema descobre que Tenória era filha do barão, portanto sua tia. Os dois Tenória e Estilingue (JP  Rufino) ganham uma casa, mas fica só nisso, parece que basta. Estilingue não ganhou a oportunidade de estudar, não ensinaram sobre o café, expertise da família, não incluíram nos mosqueteiros, inclusive no final disseram que o café dos mosqueteiros deu certo apesar de Camilo (Maurício Destri) fazer tudo praticamente sozinho, então porque Estilingue não se uniu a ele? A trama dos negros das novelas ficaram demasiadamente de pano de fundo. Como a do médico da cidade (Thiago Justino) que mal aparecia e do jornalista da cidade. Inclusive esses dois ainda não aparecem nos personagens no site.
Foi linda a história do barão (Ary Fontoura). Ele ia ficar alguns capítulos e morrer no começo, mas o personagem agradou muito e ficou praticamente até o final. Depois da família perder tudo era divertido ver ele de casa em casa, pedindo abrigo, logo após a hospedagem ele passava a mandar em tudo e todos e a reclamar de tudo. Foi uma bela oportunidade de falar sobre o envelhecimento e a inclusão na sociedade. Lindo quando o neto diz que é feliz porque tem uma família normal, uma mãe que pega no pé e um avô ranzinza. Depois o barão ainda teve oportunidade de ser um mosqueteiro e com sua experiência ajudar os jovens no negócio.

Linda a história de Cecília (Anaju Doringon), a sonhadora que amava Rômulo (Marcos Pitombo). Pena que sua história estava ligada a muitos vilões que eram muito chatos e caricatos. Encantadora a de Mariana e que lindo casal com o coronel Brandão (Malvino Salvador). A da bela Jane (Pâmela Tomé) e do Camilo. Lindo também o amor maduro de Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tatu Gabus Mendes), amor quente, caliente, mas compreensivo. Como nos livros da Jane Austen, Felisberto é compreensivo, amoroso. Apesar de amalucada, Ofélia era uma mãe e tanto. Muito engraçada a fileirinha de Santos Antonios de ponta cabeça nos copos para cada filha.

O final de Josephine (Christine Fernandes) foi muito over, mas achei importante abordar a história dessa mulher, presa a um casamento que não desejava com Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini). As formas como ela escolhe para se libertar do fardo são inadequadas pra dizer o mínimo, mas ela desejava ser livre, ter amantes, dinheiro, poder escolher o seu destino, viajar. Bela personagem. Fani (Tammy Di Calafioiri) também, oprimida por essa falsa mãe, acaba sendo usada, ficando amargurada boa parte da trama.

E que encanto a história da fogosa Lídia (Bruna Griphão). Ela acaba caindo na lábia do sedutor Uirapuru (Bruno Gissoni) e engravida. Resolve criar o filho sozinha e é apoiada por toda a família. Até que se apaixona pelo encantador Randolfo (Miguel Rômulo) que não só quer se casar com ela como assumir o seu filho. Lídia ganha vários números musicais em sonho que são verdadeiras preciosidades na novela. 
Natália do Valle surgiu quando Tarcísio Meira precisou se ausentar por problemas de saúde. Eu não gostava das inúmeras armações da novela, eram cansativas e repetitivas, mas tinham grandes atores. Alessandra Negrini e Grace Gianoukas estavam no núcleo cômico que agradou muito o público. Eu já achei repetitivo também. Outros vilões ainda foram interpretados por Jairo Mattos, Ricardo Tozzi e Giordano Bechenelli
Que linda história de Ludmila e Januário. Adoro esses atores Laila Zaid e Silvio Guindane. Ela uma mulher a frente do seu tempo diretora de uma fábrica de tecidos e de uma loja de moda feminina e ele um artista plástico. Também adorava o casal Charlotte (Isabella Santoni) e Olegário (Joaquim Lopes). Foram muitos personagens com ótimos atores: Rosane Goffman, Jacqueline Sato, Vânia de Brito, Nando Rodrigues e Emmilio Moreira. Os figurinos de Beth Filipeck eram de uma delicadeza impressionante, com uma riqueza de detalhes, bordados, lindos.


Beijos,
Pedrita