sábado, 7 de dezembro de 2013

4:44 - Último Dia na Terra

Assisti 4:44 - O Último Dia na Terra (2011) de Abel Ferrara no Max. Eu olhava de manhã na grade de programação do controle remoto o que ia passar no dia. Vi no  Max* esse nome e achei estranho. O Max sem o * até passa mais filmes pipoca, mas no Max* são mais filmes fora do grande circuito, então pensei no que um filme sobre o fim do mundo fazia naquela programação e fui ver detalhes. Assim que vi que o diretor é o Abel Ferrara que eu amo, me programei pra ver. É absolutamente incrível! E claro, fiquei péssima, já que esse diretor é excelente e sabe ir além do esperado e dos limites.

Também é com um ator que eu amo que é o Willem Dafoe. Antes do filme começar passou entrevistas com o diretor e com o elenco. A atriz do filme Shanyn Leigh é esposa do diretor, linda e talentosa. Os dois são um casal e vivem as últimas horas da existência na terra que acabará às 4:44. A camada de ozônio está no fim e a terra irá acabar com hora marcada. Ela prefere ficar trabalhando, é pintora, ele é parecido comigo, angustiado em ter informações mantém a televisão e o computador ligados, se comunica com vizinhos, sai às ruas pra visitar amigos. Fala ao telefone em vídeo com as pessoas. 

Ela não aguenta mais tanta matéria na televisão sobre o assunto. Religiosos tentam explicar o depois, 3 milhões de pessoas no Vaticano esperam a última benção do Papa, cientistas tentam explicar o que acontece. Nos telefones amigos fazem a última festa. Em meio a esses conflitos o casal discute e é só nesse momento que a esposa resolve ligar para mãe, não pela despedida, mas para resolver a questão com o marido, como se uma reconciliação fizesse algum sentido no fim do mundo. Enquanto pinta ela gosta de colocar os seus vestidos, lindos vestidos, ela troca de roupa várias vezes, ele continua sempre com a mesma roupa. O filme é praticamente só com o casal, mas alguns outros atores aparecem: Selena Gomes, Paul Hip, Pat Kiernan, Anita Pallenberg, Dierda McDowell e Trung Nguyen 4:44 - O Último Dia na Terra é incrível, dificílimo, mas transcende. 

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Luiz Guilherme Pozzi - Recitais Eubiose

Assisti Luiz Guilherme Pozzi ao piano nos Recitais Eubiose. Impressionante! O público estava tão estarrecido como eu ao final. Que pianista! E que repertório extenso e difícil. Inicialmente ele tocou a Sinfonia nº 32 de Beethoven. Depois ele explicou resumidamente um pouco da obra seguinte. Duas canções de Schubert sobre o moleiro e sua esposa, que foram transcritas para o piano por Liszt. Ele contou que os músicos sabem que Liszt sempre complica as obras na transcrição. Que lindas obras: Der Müller und der Bach Gretchen am Spinnrade. Depois o pianista falou de detalhes da belíssima obra de Prokofiev que ia interpretar em seguida, a Sonata nº 7. Ele disse que foi composta na época da Segunda Guerra, que o primeiro movimento lembra as comunicações pelo código morse. Que a segunda é dramática e a terceira é inumana. Belíssima obra, incrível interpretação. Foi simplesmente maravilhoso esse recital!

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dormentes no Tempo

Assisti ao curta Dormentes no Tempo (2001) de Boca Migotto no Prime Box Brazil. Esse filme começava e fui ver o que era. Logo de início o filme dizia ser das cidades de Marcelino Ramos, Gaurama e Viadutos. E pronto, a curiosidade foi instalada. - Que cidades são essas? perguntei. E com o curta fiquei pasma. Possivelmente eu saberia se a ferrovia ainda existisse, como essas cidades do Rio Grande do Sul praticamente sumiram, murcharam com o fim da ferrovia, muitos desconhecem a sua existência.

Esse curta é muito bem realizado, além de histórico e informativo, é lindo esteticamente. Dormentes no Tempo entrevistou ex-ferroviários, historiadores, parentes dos ex-ferroviários, moradores da região, para resgatar historicamente a importância das rodovias nessa região. Cidades promissoras que com o fim da ferrovia deixaram muitos desempregados. Os lugares são lindos, tantas personalidades passaram por essas cidades que eram movimentadas. Muito triste o silêncio desses lugares com o fim da ferrovia. E gostei demais do curta resgatar um pouco da nossa história.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Recital de Contrabaixo, Piano e Baixo Elétrico

Fui ao recital de Contrabaixo, Piano e Baixo Elétrico do Centro de Música Brasileira no Centro Britânico Brasileiro. Os músicos eram Ana Valéria Poles (contrabaixo), Dana Radu (piano) e Pedro Poles (baixo elétrico). Eu adoro as musicistas Ana Valéria Poles e Dana Radu, elas são excelentes e gostei de conhecer o Pedro Poles. O repertório foi lindíssimo!

Gosto bastante das composições do Pedro Cameron, Ernest Mahle e Osvaldo Lacerda. Gostei muito de conhecer as obras do Henrique Oswald. Incríveis interpretações, belíssimo repertório, e tudo gratuito. Inesquecível!

Pedro Cameron - Tres Peças para contrabaixo solo - dedicadas a Ana Valéria Poles
                           - Reinvenção 
                           - Solilóquio
                           - Conciliação

Ernst Mahle - As Melodias da Cecília 
                     - Passeio do Urso
                     - Hipopótamo aplicado
                     - Valsa do Pierrô 
                     - Gigantes e gnomos 
                     - Valsa do Arlequim 
                     - O cavalo divertido
                     - Tristezas do elefante
                     - Girafa no balanço
                     - Estripulias do macaco
                     - Valsa da preguiça 

Osvaldo Lacerda - Choro Seresteiro para contrabaixo e baixo elétrico
                              Sonatina nº 2 para piano

Henrique Oswald - Elegia - transcrição para contrabaixo e piano de Ana Valéria 
                                                                                                    Poles
                             - Sonata op. 21 - transcrição para contrabaixo e piano de 
                                                               Danilo Zangheri 
                               Allegro agitado - Romanza - Molto Allegro

Beijos,
Pedrita

domingo, 1 de dezembro de 2013

Sudoeste

Assisti Sudoeste (2012) de Eduardo Nunes no Canal Brasil. Que filme lindo e poético! O lugar então é belíssimo. Em um post do Luiz Carlos Merten de 2009 ele conta que visitou o set de gravação, e lá que consegui saber onde é esse lugar maravilhoso, é em ponta da Lagoa de Araruama, junto ao Arraial do Cabo, na região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. O Merten fala da dificuldade que foi chegar até esse lugar, mas que valeu a pena pela sua beleza, mas ressaltou o calor excessivo e os ventos. Ventos que reparamos no filme todo. Incrível como o vento se torna um belíssimo personagem.

Eu adoro o elenco: Simone Spoladores, Mariana Lima, Dira Paes. Começa com a incrível Léa Garcia em uma carroça indo para um hotel afastado. Lá uma moça grávida está morta. Vemos depois a personagem da Léa Garcia retornando com um bebê. 

Todas estão maravilhosas e lindíssima a menina Raquel Bonfante que fez a jovem garota. O menino também é uma graça, interpretado por Victor Navega Motta. Alguns outros do elenco são: Júlio Adrião, Regina Bastos e Everaldo Pontes. O bom de Sudoeste é ir descobrindo sua surrealidade. A delicadeza do filme, as imagens, a contemplação. É de uma beleza e poesia estonteantes. A direção de fotografia é de Mauro Pinheiro Jr. Sudoeste ganhou Melhor Fotografia no Festival do Rio

Beijos,
Pedrita