sábado, 9 de maio de 2015

O de Cujos - Questão de Direito

Assisti ao episódio O de Cujos da peça Questão de Direito no Teatro Bibi Ferreira. Muito engraçado. O texto e direção é do dramaturgo Hermano Leitão. O personagem interpretado por Franklin Martins conta que é corretor, fez um negócio com uma secretaria pública da venda de um imóvel grande com uma bela comissão. No meio do processo, o dono do imóvel que foi vendido, morreu, e a viúva não queria, porque não queria, pagar a comissão.

A viúva inconformada vai a uma mãe de santo tentar saber com o falecido se ele prometeu realmente a comissão. A mãe de santo é interpretada pela Luana Martins e a viúva pela Viviane Esteves. Todos estão ótimos, o tempo da comédia está divertidíssimo. Hilário também o escrevente e sua peruca interpretado pelo Hermano Leitão (leitão). A viúva não se contenta só em falar com o falecido através da mãe de santo, ela leva a mãe de santo como testemunha para depor, que advogado é esse que permite uma birutice dessa? Divertidíssimo! Todos sem exceção estão excelentes. Ainda participam desse episódio Wallace Becker, Rudy Serrati e Gabriel Monteiro. Esse episódio passará novamente nessa terça, dia 12.

Beijos,
Pedrita

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A Vingança de Manon

Assisti em DVD A Vingança de Manon (1986) de Claude Berri. Minha amiga me emprestou uns DVDs. Vi Jean de Florette que comentei aqui e só depois que vi que ela me emprestou também a continuação. É igualmente genial. No making of no primeiro DVD eu vi que o diretor filmou os dois filmes juntos, primeiro Jean de Florette e depois A Vingança de Manon. Os dois são baseados no livro de Marcel Pagnol.

Vou falar detalhes do filme: Passaram-se 11 anos e a pequena Manon cresceu. Ela quis continuar vivendo na casa na pequena cidade e quer se vingar de todos por terem escondido uma mina d´água levando o pai à morte. A bela Manon é interpretada pela Emmanuélle Béart. O texto tem um viés moralista. Ela acha e fecha a mina da cidade. Todos da cidade começam a sofrer o que o pai dela sofreu já que não só os vizinhos fizeram mal ao pai dela, como a cidade sabia mas foi omissa e se silenciou. O moralismo fica por conta do desfecho, o mal que fizeram foi muito pior porque não sabiam do grau de parentesco do pai. 

O filme mostra também a hipocrisia da cidade que só vai à missa quando fica sem água. O padre mesmo critica os moradores pela súbita fé egoísta. Todos estão ótimos. Daniel Auteuil continua maravilhoso, seu tio é interpretado por Yves Montand. Surge no elenco o professor da cidade interpretado por Hyppolite Girardot. Emmanuélle Béart ganhou César de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme.



Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Game of Thrones - 1ª Temporada

Assisti Game of Thrones 1ª Temporada de David Benioff e D. B. Weiss na HBO On Demand. Sempre tive vontade de ver essa série, mas tenho problema para acompanhar os capítulos. Minha TV não gravava, então não via nenhuma série. Agora com o HBO On Demand consigo ver no tempo que quero, parar quando quero. É muito bom. E como é da programação da HBO não preciso pagar separado, está dentro do pacote. Gostei bastante. O 007 é muito fã, tanto que comprou e leu os livros  de George R. R. Martin também.

Minha personagem favorita é a Arya Stark intepretada pela Maisie Williams. O 007 gosta mais do Tyron Lannister interpretado por Peter Dinklage. Depois da Arya eu adoro a Khaleesi, Daenerys Targaryen, intepretada por Emilia Clarke. A série é muito bem realizada, o roteiro é muito bom, inteligente, amplo. As mulheres tem papéis muito fortes, determinantes. Arya sempre gostou de lutar e o pai paga um professor pra ela. Game of Thrones seria ambientado no tempo de reis e rainhas, tempo antigo, com muita fantasia. Mas mesmo assim as mulheres tem papéis muito definidos e fortes.

Manipulada pelo irmão, Daenerys faz um casamento arranjado com um bárbaro, chefe de um povo, ela é uma princesa de um povo massacrado. O irmão é interpretado por Harry Lloyd, o futuro marido por Jason Momoa. Ela sofre muito na mão desse bárbaro até que o irmão pede que sua amante ensine sua irmã a agradar ao marido e a relação do casal muda, eles se apaixonam e a irmã começa a perguntar muito para a amiga, para um conselheiro, a aprender o idioma da tribo, a se tornar uma líder de verdade, O crescimento da personagem na trama é emocionante. Ela vira o destino medonho que lhe foi imposto e passa a ser respeitada, inclusive pelo marido bárbaro.

 Gosto bastante também de dois Starks, o filho bastardo interpretado por Kit Harington e o garoto que amava escalar interpretado por Art Parkinson. Adoro as cenas que   eles encontram os lobos e as cenas com os lobos, mesmo que algumas sejam muito dramáticas. Como nas histórias de reis e rainhas o bastardo fica à margem da família, fazendo serviços braçais. Até que é enviado para o pior lugar de Game of Thrones, a muralha, onde os párias são enviados. Outra questão que gosto é que nem todos são bonzinhos ou maus, todos os personagens tem personalidades complexas. E alguns inclusive nunca sabemos o que realmente são. Muito bem realizados os textos de conspirações entre os reinos.

O elenco todo é muito bom. Por ser uma série atual são bem realistas as cenas, muita violência e sexo. Game of Thrones tem uma belíssima fotografia, a abertura é linda, cenas muito bem realizadas. É realmente uma bela série. Dramática, densa, forte, mas muito bonita. São várias locações: na Irlanda, Escócia, Croácia, Marrocos, Espanha, Islândia e Malta. É uma série de difícil realização, muitas locações diferentes, grande elenco.

Contém spoiler: O 007 ressaltou uma questão interessante, morrem muitos personagens, inclusive muitos que menos esperávamos porque são protagonistas. Bem reparado. Alguns atores dessa primeira temporada são Sean Bean, Mark Addy, Lena Headey, Sophia Turner, Alfie Allen, Iain Glen, Conleth Hill, Aidan Gillen e John Bradley. Há um número muito grande de mulheres em papéis de prostitutas ou escravas que determinam muito a trama. Elas igualmente manipulam, algumas são só subjugadas, mas muitas em fingida servidão vão incutindo ideias em seus amantes ou donos e interferindo nos seus destinos e do reino.


Beijos,
Pedrita

terça-feira, 5 de maio de 2015

Isolados

Assisti Isolados (2014) de Tomas Portella no Telecine Premium. Queria muito ver esse filme, inclusive quando esteve nos cinemas. Eu gosto do gênero e adoro a Regiane Alves e o Bruno Gagliasso. Gostei, é bem realizado, mantém o suspense o tempo todo, bem angustiante. O final inclusive me surpreendeu. Eu gosto desse gênero, então costumo compreender os caminhos possíveis, mas esse não adivinhei na totalidade. Cheguei a suspeitar, mas não adivinhei o todo, fui surpreendida.

Isolados começa com uma menina em uma região de mata cuidando de uma casa pobre e depois sendo assassinada. Segue para os personagens do Bruno Gagliasso e da Regiane Alves, eles estão em uma estrada, param em um pequeno bar, ela vai ao banheiro e o atendente fala da menina morta e abusada depois de morta, o que ouve pede que não mencione a sua companhia porque ela não está bem e segue para uma casa isolada. Percebemos que a moça que está com ele está com problemas nervosos, precisa de repouso e de medicação.

O filme é basicamente os dois, mas outros atores fazem participações. Os dois policiais que investigam os assassinatos são interpretados por Silvio Guindane e Orã Figueiredo. A personagem da Juliana Alves aguarda o casal para entregar a casa. Nas memórias do médico aparece José Wilker e Débora Olivieri. Carol Macedo é uma das vítimas e o da venda é Edmilson Barros.

Beijos,
Pedrita