sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Lima Barreto Ao Terceiro Dia

Assisti Lima Barreto Ao Terceiro Dia (2019) de Luis Antonio Pilar no Canal Brasil. Esse filme passou no Dia da Consciência Negra, não entrou no streaming do Now. Assisti voltando pelo controle remoto porque eu vinha acompanhando pelo elenco as matérias sobre a realização do filme. E que filme! Obra de arte! Inacreditável! Que roteiro, que texto, que interpretações, viscerais! 


 

Começa com Lima Barreto chegando ao hospício, Luís Miranda está impressionante! Ele divide a cela, porque sim, o hospício parece uma prisão, com Felipe. Adoro Eduardo Silva e que personagem difícil. Há um texto de Lima Barreto com o médico (Ronny Kriwat) que virei do avesso, questionando o "tratamento", na verdade, a falta de tratamento, a forma desumana e sistemática como tratam dos doentes mentais, abandonados. Felipe encontra em Lima Barreto um amigo, é muito lindo. Felipe desenha na parede. O filme é muito filosófico, os diálogos são muito filosóficos, lindos demais!
O filme alterna nos momentos de Lima Barreto jovem quando escreve Triste Fim de Policarpo Quaresma, com a história do livro e os momentos no hospício. Sydney Sampaio Kuanza, outro ator que adoro, interpreta lindamente Lima Barreto jovem. Ainda cheio de ilusões. Há inclusive diálogos entre ele e o Lima desiludido do futuro. O filme fala muito da falta de perspectiva, das impossibilidades da vida, da arte que pouco vale, que não sustenta, que não liberta, porque pra libertar é preciso sobreviver da arte. 

Fernando Santana é o amigo de Lima jovem. Igualmente alcóolatra busca na bebida alento pras suas dores e frustrações. Que cenas! A iluminação é linda!
Ótimos atores também no núcleo do Policarpo Quaresma que é interpretado por Orã Figueiredo.

A irmã por Gisele Fróes. A mãe de Ismênia por Cristiane Amorim, o pai por Camilo Bevilacqua.
Ismênia por Maria Clara Vicente.

Recentemente eu li Diário do Hospício e O Cemitério dos Vivos de Lima Barreto que comentei aqui.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Vision

Assisti Vision (2018) de Naomi Kawase no TelecinePlay. Que filme! Inesquecível! E que cartaz! Mas o filme todo tem essa aura mágica. Li que é como os outros dessa diretora que quero ver. O filme é realizado na floresta Nara, no Japão, um deslumbre!

Uma estudiosa viaja em busca da erva Vision. Ela é a maravilhosa Juliette Binoche. O filme é mágico, fala da vida, das relações, todo cheio de silêncios, metáforas e sons da natureza.

Lá vivem dois irmãos interpretados lindamente por Masatoshi Nagase e Mari Natsuki. Ele cuida da floresta. A irmã é especialista em ervas e toda mística. É tudo tão lindo!


 

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Centro de Música Brasileira

Fui ao encerramento da Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira no Mackenzie Higienópolis. Foi um lindo concerto! Primeiro tocou um duo que vive em Belo Horizonte e lecionam por lá: Elise Pittenger tocou violoncelo e Rodrigo Miranda, piano. Que repertório lindo! Emocionante O Canto do Cisne Negro de Villa-Lobos. Eu gosto muitos das músicas de José Guerra Vicente. Elise contou que a presidente do CMB, Eudóxia de Barros, enviou a obra Cançoneta de Osvaldo Lacerda e que eles tocaram em outras apresentações anteriores em Minas Gerais e que o público gostou muito, é linda mesmo! O duo finalizou com uma obra de Camargo Guarnieri que também gosto muito!

Foto de Sarah Torres

Programa:


José Guerra Vicente – Cenas Cariocas (Valsa Seresteira, Cantiga e Choro)

Osvaldo Lacerda – Cançoneta

Villa-Lobos
Divagação
O Canto do Cisne Negro

Camargo Guarnieri – Sonata para violoncelo e piano nº 2 (Allegro moderado, Melancólico e Festivo)

Depois se apresentaram a flautista Celina Charlier e a pianista Maria Emília Moura Campos. Gosto muito de flauta e o repertório foi muito bonito também! Elas tocaram obras de Osvaldo Lacerda, Ernesto Nazareth e Villani-Côrtes. O evento foi gratuito.
A foto de Celina é de Luiz Casimiro

Programa

Osvaldo Lacerda
Sonata para flautim e piano (I-Esperto/ II-Lento, mas não muito/ III-Vivo)
Poemeto para flauta e piano

Ernesto Nazareth - Apanhei-te, Cavaquinho 

Edmundo Villani-Côrtes
Fantasia Sakura, para flauta e piano
Procissão à luz de Velas, para flauta e piano
Arabian Shifting Sands, para flauta e piano 

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Eduardo e Mônica

Assisti Eduardo e Mônica (2020) de René Sampaio na Globoplay. Quando soube que ia ter a adaptação da música do Legião Urbana, com letra de Renato Russo, fiquei muito feliz. Durante o processo que vi matérias e fotos das filmagens, nem tanto.

Adoro Alice Braga e Gabriel Leone, lindos e talentosos, mas nunca me convenceram como Eduardo e Mônica e menos ainda quando vi o filme, pode ter sido esse motivo que fez eu não embarcar na trama. Sim, Alice Braga parece uma menina, mas não convence ser tão jovem, nem o Leone ter 16 anos, faltava uma ingenuidade que quem tem mais de 25 anos não costuma ter. E eu não senti química nos dois, achei o amor deles muito encenado. Como disse, eu não embarquei na trama.
Otávio Augusto faz o avô do Eduardo. Juliana Carneiro da Cunha a mãe da Mônica e Bruna Spínola, a irmã. Victor Lamoglia faz o melhor amigo do Eduardo. Alguns outros do elenco são Eli Ferreira, Fabrício Boliveira e Ivan Mendes. O diretor é o mesmo do maravilhoso Faroeste Caboclo e usou a mesma estrutura, só no final é que a música tocou.
Beijos,
Pedrita