sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

A Coleção Privada de Acácio Nobre de Patrícia Portela

Terminei de ler A Coleção Privada de Acácio Nobre (2016) de Patrícia Portela da Dublinense. Foi o último livro a ler que comprei na última feira presencial da USP que fui. É genial!

Os objetos são da minha coleção particular. 

Pires de porcelana de Peggy-Lou

Marcador de livros de fotos.

Acácio Nobre era um grande mistério, até seu nome podia ser outro ou vários outros. Colecionador, ele criou um clube, e como todo colecionador, várias regras para participar. Nenhum integrante poderia ter mais que um objeto de sua coleção. Bom, amo coleções e pseudônimos. Acácio Nobre era amigo de Fernando Pessoa e de seus heterônimos. A autora acha que o fascínio de Acácio Nobre por Fernando Pessoa seja pelos heterônimos, provavelmente. Do mesmo modo que Pedrita é fascinada por Fernando Pessoa e agora por Acácio Nobre. Pedrita também tem fascínio por coleções e suas regras.

Acácio Nobre era um grande inventor, criou vários jogos. Era artista, cientista, engenheiro e bioengenheiro. O livro traz várias cartaz, objetos, é incrível!

Boas Festas

Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Hypnotic

Assisti Hynotic (2021) de Matte Angel e Suzanne Coote na Netflix. O roteiro é de Richard D´Ovidio. Esse filme é bem mais ou menos. Força a mão na técnica de hipnose e logo no começo já sacamos tudo, só ficamos esperando como a mocinha vai se livrar e se vai conseguir se safar.

Uma jovem perdeu um filho e por isso se separou. Em uma festa ela conhece um psicólogo que diz que consegue ajudá-la pela hipnose e ela vai as consultas.
O filme exagera tanto no controle pela hipnose que chega a ser até cômico. O psicólogo fala para a mulher para, por celular dá os comandos e a pessoa vira robô, funciona melhor como ficção científica do que como psicologia. Os atores são igualmente caricatos: Kate Siegel e Jason O´Mara. Alguns outros do elenco são Dulé Hill, Lucie Guest e Jamie M. Callica.
Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Show Os Quatro Cantos de Elpídio

Assisti ao show Os Quatro Cantos de Elpídio da Cia. Navega Jangada no Youtube. Que lindo! Emocionante!

O grupo gravou uma apresentação encenada com as belas músicas de Elpídio dos Santos que compôs quase todas as músicas cantadas por Mazzaroppi em seus filmes. Cantam, tocam e interpretam: Rita Gutt,  Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marcehtti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota. Os belíssimos figurinos são de Nagila Sanches. Linda a iluminação também de Marcos Diglio.

As fotos são de Leandro Ivo
Parentes de Elpídio contaram um pouco da história do compositor. Incrível como era eclético, as tradicionais canções da cultura popular caipira, marchinhas de carnaval e uma até meio jazz, incrível. Amo Casinha Branca, que chama Você Vai Gostar e foi a última que interpretaram. Na tradição passaram a fazer bonecos e tem alguns no show.
A apresentação fica no ar até 29 de dezembro e é gratuito.
Coloquei o vídeo do show, mas se não estiver disponível dá pra achar no link da Cia Navega Jangada no youtube aqui.
Beijos,
Pedrita

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Lavra

Assisti ao documentário Lavra (2021) de Lucas Bambozi no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no Canal Brasil. Que tragédia que a humanidade faz com a natureza.

O diretor resolve ir a Mariana, três após a tragédia, para ver as cidades, as famílias. Passa pela cidade onde ainda as famílias fazem fila por água. O rio contaminado com metais pesados, não pode ser bebido. Indo para o interior, para visitar as famílias, vamos vendo o que a lama fez. Uma família mostra em seu antigo sítio que a lama endureceu, viraram pedras pesadíssimas, um concreto de lama, e abaixo a terra sem poder respirar. Essa família retira manualmente as pedras pra poder respirar. O trem passa dia e noite. O que temos em grandes cidades, que não pode barulho após às 10h e antes das 8h, não existe no Vale do Aço. A lei é a dos minérios e mineradores, e quem lá viver, é obrigado a aturar.
Três anos depois e as famílias continuam na zona urbana aguardando as casas que prometeram. Pessoas que viviam na área rural, com suas famílias, ficam em casa na espera infinita por justiça e pra poder voltar a vida rural. O documentário segue para onde as casas serão construídas, o morador diz que deram data, que ainda não ficou pronta, mas na visita com a equipe do documentário vê que nada começou, está tudo igual há três anos, que desolação. Há inclusive uma gama de funcionários pra impedir tudo e intimidar, pra não permitir que se veja os lugares, suas antigas casas. O documentário segue também para duas cidades Conceição do Mato Dentro que recebeu a mineradora e sofre com a destruição da cidade, e Serro que resiste bravamente a invasão mineradora. Os moradores de Serro acompanharam a devastação na cidade vizinha, os impactos, cachoeiras destruídas, poluição, nascentes que secaram e a vegetação que morre em seguida. Não querem a mesma experiência.
Quando a equipe está em um sítio, vendo as galinhas, são chamados a televisão para ver o resgate pavoroso daquela mulher na lama em Brumadinho. A tragédia tinha acabado de acontecer. Três anos depois, perto de Mariana, em Brumadinho, a lama matou 262 pessoas até agora, porque hoje, três anos depois, ainda há buscas por desaparecidos na lama. Só depois de Brumadinho é que fizeram as análises em outras barragens e detectaram que mais de 50 estão em risco. Outro levantamento mostra mais de 400 barragens abandonadas que não foram analisadas e são risco também.

O documentário escolheu colocar uma personagem pra falar com os moradores e narrar a história. Lavra circula por festivais no mundo todo. O documentário ganhou Melhor Fotografia e Menção Honrosa pelo Som no Festival de Brasília.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Juntos a Magia Acontece 2

Assisti Juntos a Magia Acontece 2 (2021) de Cleissa Regina Martins na TV Globo. Eu tinha adorado o primeiro, estava ansiosa por esse. Esses episódios foram patrocinados pela Coca-Cola que está mais presente no primeiro, mas a inserção no segundo também foi especial e linda. Espero que vire tradição, porque eu já aguardo o terceiro.
 

Dessa vez Milton Gonçalves não participou, imagino que seja pelos cuidados da pandemia. A trama conta que depois do sucesso como Papai Noel negro ele passa a viajar pelo Brasil pra ser Papai Noel por vários lugares e por isso não estará na ceia. Adoro o elenco: Fabrício Boliveira, Luciano Quirino, Jessica Ellen e Heloísa Jorge.

Adoro as duas crianças: Pedro Guilherme e Gabriely Mota. O filho da personagem da Jessica Ellen quer saber quem é o pai, consegue o nome e vai atrás. O episódio é curto e a trama resolve-se rapidamente, mas o roteiro é cheio de significados, me emocionei muitas vezes. Importante demais falar sobre paternidade.

Beijos,
Pedrita