quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O Segredo de Davi

Assisti O Segredo de Davi (2018) de Diego Freitas no Canal Brasil. Eu queria muito ver esse filme, adoro o gênero e o Nicolas Prattes, queria vê-lo no cinema. E de repente me deparei com um ótimo filme, excelente roteiro e atores incríveis.

O modo de filmar, as fotografia transformam muitos atores que ficam irreconhecíveis. Davi faz faculdade e é um garoto estranho. Ele adora filmar e mora sozinho. Alguns detalhes eu imaginei o que seriam, mas o roteiro é muito profundo e fala demais sobre as relações familiares, principalmente as disfuncionais. Adoro Neusa Maria Faro e sua personagem é impressionante. Todos os personagens tem muitos lados. Custei também a identificar Tuna Dwek, ângulo, figurino e maquiagem fizeram ela ficar muito diferente.

Eu desconfiei do segredo do personagem do lindo André Hendges, mas como disse, os desdobramentos são muito profundos. Ainda estão no elenco: Eucir de Souza, Bianca Müller, Tutty Mendes, Giselle Prattes, Cris Viana e João Côrtes

Uma graça o garoto que faz o Davi, Vinicius Bicudo, personagem difícil.



Beijos,
Pedrita

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Madame

Assisti Madame (2017) de Amanda Sters no TelecinePlay. Nunca tinha ouvido falar nesse filme, amo o elenco e adorei. É uma inteligente crítica social. Um casal da alta sociedade falido e insuportável faz um jantar.

Há uma necessidade de mais uma mulher à mesa, está em cima da hora, a anfitriã ordena que a empregada ocupe o lugar. Ela não quer de jeito nenhum, os profissionais a vestem. Ela sabe se portar à mesa, trabalha há anos na casa. 

O filho apronta dizendo a um avaliador de arte que ela esconde que é de uma família nobre. A hipocrisia de todos, que roteiro inteligente. Adoro Rossy de Palma e ela está ótima. O homem que se apaixona por ela, ou talvez pela fortuna que dizem ela ter também, está ótimo, Michael Smiley.

A ricaça é insuportável, as chantagens que faz com a empregada. Ela não quer perder a funcionária que é ótima e vai ter trabalho pra treinar outra, só pensa no seu conforto pessoal. O casal não quer contar para o avaliador que avalia um quadro da família, então ela chantageia a empregada como pode. Achei inteligente não sabermos o que a patroa diz ao avaliador. É tão perversa que pode ter inventado qualquer maldade, mas pode só ter dito a verdade e ele ser igualmente monstruoso. Ficamos na duvida. Toni Collete interpreta a patroa e o patrão, Harvey Keitel. O final se esvazia um pouco. Sim, a empregada tinha que ir embora sem falar nada, simplesmente partir. Mas o forte do filme são os acontecimentos durante. Gostei muito. 

Beijos,
Pedrita

domingo, 24 de fevereiro de 2019

O Coração das Trevas de Joseph Conrad

Terminei de ler O Coração das Trevas (1899) de Joseph Conrad da coleção Clássicos da Abril Coleções que vendiam em bancas por R$ 14,90. Eu não tinha gostado de Lord Jim, incrivelmente bem escrito, mas eu não tenho identificação alguma com obras de aventuras, ainda mais quando matam animais, nativos.


O Navio Negreiro de William Turner

O Coração das Trevas não é diferente. É sobre uma expedição à África para um país governado pela Bélgica. Foram buscar marfim, portanto mataram inúmeros elefantes. Os negros escravizados ajudam no processo e sofrem barbaridades. Então é difícil torcer pelo barco, por Kurtz e pelo protagonista, fiquei torcendo para todos se darem muito mal. E desejando que os negros pudessem se embrenhar na floresta e serem livres. Pena que os elefantes estavam mortos e esse trágico destino não dava pra mudar. Talvez eu torcesse mesmo para que antes mesmo de matarem os elefantes os tripulantes fossem mortos e os negros fossem libertados. Então toda a trama depois fica irritante. Sim, é incrível um escritor colocar em palavras uma expedição, os detalhes das matas, mas detesto a temática colonizadora.


Beijos,
Pedrita