terça-feira, 13 de junho de 2023

A Mulher Rei

Assisti A Mulher Rei (2022) de Gina Prince-Bythewood na HBOGo. Queria muito ver esse filme porque acompanhei as matérias sobre a realização, as entrevistas no lançamento e principalmente a visita que Viola Davis fez ao Brasil na época da estreia. Queria inclusive ter visto nos cinemas.
 

O roteiro é muito bem construído. É um filme de ação inspirada nas guerreiras Agojie no reino de Daomé, hoje Beijn, na África Ocidental. No filme elas lutam pela libertação dos escravos. Na história elas foram responsáveis pela escravização de muitos habitantes do país. Beijn é um dos países que mais tem descendentes no Brasil, já que foi muito grande o número de sequestrados e extraditados ao Brasil para serem escravizados.
No filme, as guerreiras estão recrutando novas adeptas. Algumas são órfãs, outras as famílias enviam as jovens por motivos variados. Elas fazem treinamento e depois são selecionadas as melhores. Elas não podiam casar e ter filhos, viviam para servir ao reinado. Demais a personagem de Thuso Mbedu que é sul-africana. Elas são lindas demais e que preparo físico. Viola comentou do treinamento corporal que tiveram para interpretar essas guerreiras. Entre elas ainda estão Lashana Lynch, Sheila Atim e Masali Baduza

Mesmo com a licença poética histórica, é muito bom ver um grupo de mulheres lutando por um bem comum. É um filme inspirador, com uma fotografia belíssima. As filmagens foram na África do Sul. Agora consigo entender a empolgação de Viola Davis nas entrevistas e ela está maravilhosa! Todas estão!


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Será um bom filme com certeza.
    *
    Uma Santa e feliz semana.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um filme muito interessante de ver
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi, mas fiquei bastante curiosa! Vou levar a sugestão!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da Viola Davis, mas esse estilo de filme não me interessa.
    Tinha Miopia que foi resolvido com cirurgia.
    Dirijo sem óculos.
    Depois da cirurgia passei a não enxergar bem de perto, mas enxergo melhor com esse óculos de leitura. Bj,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o filme é ótimo. eu tenho astigmatismo e não tem como resolver com cirurgia.

      Excluir
  5. Não assisti no cinema porque achei que fosse tipo DC ou Marvel, não dava nada e me surpreendi bastante.
    Ótimo elenco, bem roteirizado, enredo com desenvoltura, funciona como ação sem perder a importância cultural e fotografia sensacional.
    Gostei tb que não caiu no clichê da tribo africana com dificuldades financeiras apresentando um período de muito verde e fartura.
    Amei a personagem Izogle da Lashana Lynch ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exatamente, qd começaram as lutas eu pensei, ai, começou. mas não, o filme tem um roteiro bem consistente e interessante, até pra quem não ama o gênero de lutas e aventuras. exato, todos vivem fartamente.

      Excluir
  6. Boa tarde de quarta-feira. Obrigado pela visita e comentário. Obrigado pela dica maravilhosa.

    viagenspelobrasilerio.blogspot.com

    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  7. Todos gostamos da Viola Davis por ela ser uma excelente atriz.
    No entanto, aconteceu algo interessante, bem na semana do lançamento desse filme. A longeva rainha de um certo país europeu morreu - se não me engano - uma semana antes da estréia mundial do filme. Daí veio a atriz e elogiou a rainha. Os seguidores dela fizeram uma crítica tão feroz ao elogio publicado, que ela simplesmente o apagou. A crítica deveu-se à contradição existente entre a história do filme (de resistência ao colonialismo) e o elogio à monarca de um país fortemente colonialista, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, viola é talentosíssima e linda. ah, lembro dessa fala. mas o filme é muito bom e ela está incrível.

      Excluir

Cultura é vida!