quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Stille Hjerte

Assisti Stille Hjerte (2014) de Bille August no TelecinePlay. Eu estava vasculhando os inúmeros filmes em drama, gosto desse diretor, resolvi ver. O lindo roteiro é de Christian Thorpe. Que filme delicado e bonito! A tradução do título é Coração Tranquilo, no Brasil deliraram com o Coração Mudo.

É um filme que fala de muitos tabus. Incrível a condução dos temas, dos diálogos, da profundidade. Um casal comenta que os filhos estão chegando. Pelas conversas vamos entendendo o que acontece. A mãe decidiu antecipar a sua ida e reúne a família para o último jantar de Natal, fora do Natal. A mãe tem uma doença degenerativa, ela já perdeu o movimento de um braço e com o tempo terá que ser alimentada por sonda, terá problemas pra respirar espontaneamente. Ela decide com o marido médico como será feito para parecer suicídio e nenhum parente ser condenado.
Todos tem dúvida da decisão, até mesmo a mãe. São duas filhas. Uma casada vai com o marido e o neto. A outra vai com o namorado. As duas são muito diferentes. Inicialmente há muitas animosidades como acontece com as famílias. Até porque as filhas em momentos diferentes querem fazer a mãe mudar de ideia. Só o neto parece entender com uma clareza estarrecedora.
É muito bonito que aos poucos a família vai entendendo a decisão dos pais. As animosidades vão passando e surge uma fraternidade e um afeto emocionante. Com as desavenças, vão aparecendo as limitações que a mãe queria esconder, e as filhas vão entendendo de fato os motivos. Mas outros tabus são falados. A intolerância ao namoro da irmã. Como a outra é casada, há uma aceitação maior da presença do marido. Fala muito das convenções, é muito profundo. Fica claro como cada uma daquelas pessoas são fundamentais para o acolhimento e entendimento desse momento dificil. O namorado, que a maioria não gostava, ajuda muito a dar alguma leveza e conforto a todos e as irmãs, é tudo muito bonito. O ótimo elenco é interpretado por Ghita NØRBY, Morten GRUNWALD, Paprika STEEN, Danica CURCIC, Pilou ASBÆK e Jens ALBINUS.


Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Parece muito bom. Não sei como vc encontra tantos filmes. Quando procuro, sempre é para alugar.
    Então vc teve dificuldade de assistir "Saída a francesa". Não sei exatamente porque demorei tanto para terminar.
    Parece que ela tinha alguma doença grave. Viu isso?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a organização do now mudou, acho que agora é mais coerente, mas tudo mudou de lugar. em now, vc em q ir em canais, e lá entrar no canal q tem no seu pacote que os filmes estão lá sem custo adicional. nunca vou no recomenda pq é sempre pra pagar a mais. sim, não gostei nada de saída a francesa, roteiro ruim. vi. e raramente vejo filmes de doenças.

      Excluir
  2. O tema é mesmo delicado. Eu gosto de filmes assim, que obrigam a gente a refletir e, às vezes, nos levam à compreensão mais aprofundada do que se discute nele.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, muito. tb gosto de filmes que fazem pensar sem definir que lado vc deve escolher.

      Excluir
  3. Acho mesmo que nunca vi, mas assim que o encontrar, vejo

    beijinho,
    https://docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acredito que seja um filme fascinante de ver
    .
    FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Deve ser emocionante, tbm delicado e acerta em cheio ao propor a reflexão sobre temas tabus
    Levo a indicação pra já

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!