sábado, 3 de fevereiro de 2018

Cordeiros e Carrascos

Assisti Cordeiros e Carrascos (2016) de Oliver Schmitz no TelecinePlay. Que filme difícil! Logo no início, uma chuva torrencial atrapalha um rapaz sangrando a dirigir, uma van passa, berram algo pra ele. Mais a frente o carro do rapaz é fechado, negros saem da van e o rapaz mata um a um com a arma. Um advogado é escolhido pela defensoria pública para defender o rapaz, até não queria aceitar, mas ele é contra a pena de morte, aceita.

O rapaz não conta nada, não fala como aconteceu. Cordeiros e Carrascos é inspirados em fatos reais na África do Sul em 1987 e no livro de Chris Marnewick. Fiquei chocada em saber que além de existir a pena de morte no país, eles executavam 7 presos por dia. Esse rapaz quis fugir do alistamento, não queria ir lutar na guerra na Angola. Então a opção era trabalhar no presídio, só que ele não sabia que seria no corredor da morte. O rapaz só tinha 17 anos e passou a cuidar dos presos e a acompanhar diariamente 1, os outros com os outros 6 até as cordas do enforcamento. Fiquei horrorizada em saber que nesse período a África do Sul matou por enforcamento 7 presos por dia em um total de 164 pessoas em 2 anos. Sou contra a pena de morte, mas fiquei pensando que 7 prisioneiros por dia, não seria possível que 7 por dia teriam praticado crimes hediondos. E claro, a maioria que era enforcada era negra. Logo após esse julgamento e esse incidente diminuíram as mortes e quando Mandela foi presidente a pena de morte acabou. 

O advogado tenta mostrar que o rapaz não sabia o trabalho que ia executar, que não teve treinamento, nem tratamento, nem apoio psicológico. No primeiro dia de trabalho já levou um homem a execução e só aí descobriu o que ia fazer. Foi proibido de falar com as pessoas sobre o que fazia. No julgamento ele também não quer falar porque é a ordem que recebeu. Quando começa a falar, o oficial chefe dele vai ao julgamento para olhar intimidando-o. Cordeiros e Carrascos é um filme difícil, mostram várias execuções, vários 7 executados na forca, as consequências, os oficiais tendo que limpar a sujeira, lavar os mortos, colocar nus em caixões, levar para a cerimônia religiosa e ajudar a enterrar. Trabalho duro, desumano. Sem falar nos enforcados. Como podiam matar tanta gente por dia? O advogado não queria inocentar o rapaz, sim, ele matou 7 jogadores a queima roupa na rua, mas queria impedir que ele fosse condenado à morte. E sim, o advogado queria transformar o julgamento em uma reflexão profunda sobre a pena de morte. Todos estão incríveis, é um filme dificílimo de ver. Steve Coogan interpreta o advogado. Garion Dowds faz brilhantemente esse rapaz traumatizado. Ainda no elenco estão: Deon Lotz, Andrea Riseborough, Robert Robbs e Siya Mayola.

Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Não entendi muito o resumo.
    Mas sou totalmente a favor da pena de morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é um rapaz que está em julgamento por matar 7 jogadores. mas ele trabalhava no corredor da morte. sou terminantemente contra a pena de morte.

      Excluir
  2. Gente, que filme!! Sabemos pouco da história da Africa do Sul. Acho que depois do Mandela que ficamos sabendo mais de lá. Esse filme é bem pesado! Mas gostei, gosto de filmes assim que nos ensinem mais sobre a cultura e história do local
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, realmente conhecemos pouco da história da áfrica do sul. eu leio alguns livros de pessoas desse país. mas não sabia desse horror da pena de morte com 7 executados por dia. não é possível que todos tivessem cometido crime hediondo. acho horrível em qq caso, mas banalizar uma prática, se igualando a deus e aos bandidos. nunca entendi. se prepara q o filme é dificílimo de ver.

      Excluir
  3. Não aceito a pena de morte numa primeira perspectiva. Numa segunda aceito: Um adulto que abusa de uma criança, sei lá, com menos de 12 anos, não merece outra coisa que a pena de morte. E se for o pai dessa criança, duas vezes a pena de morte.
    .
    *Nós dois ... um só coração *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gil, eu não aceito em hipótese alguma. na pena de morte brincamos de ser deus ou nos igualamos com os bandidos.

      Excluir
  4. A história da África é uma história de horrores. O interessante é que aquela região tem clima e recursos naturais que se assemelham aos nossos, a ponto de haver teoria que diz que já fomos um dia um mesmo continente, que se desprendeu devido a algum acidente geológico. Sou contra a pena de morte e também contra as barbaridades que os homens fazem uns aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. maryl, sempre me horrorizo. agora que os negros veem se rebelando dos absurdos q sofreram, os horrores continuam. tb sou terminantemente contra a pena de morte. não somos deuses pra decidir sobre a vida do outro.

      Excluir
  5. Pedrita,
    A África não me transmite algo de bom e agora com esse filme fico mais chocada ainda.
    É tão triste saber que alguém está marcado para morrer, mesmo sendo um bandido. A prisão perpétua seria o melhor para todos os assassinos a pena de morte é cruel mesmo que seja para a pior pessoa do mundo.
    Vou ver se temo coragem para assistir esse filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, o continente africano é enorme, mas são muitas histórias tristes. eu fico com pavor sempre do pouco que acabo conhecendo da áfrica do sul.

      Excluir
  6. Olá Pedrita
    Mais um que não conhecia.
    E que filme difícil, assim como deve ter sido difíceis as interpretações.
    Não sabia de como eram julgados e condenados os réus na África do Sul.
    Quando estudei sobre o continente africano e especialmente esse país muitas atrocidades me surpreenderam de maneira negativa, mas sobre isso não estudei.
    Excelente sua resenha.
    Já anotei a indicação, quero assistir logo.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, foi difícil assistir. assustador como banalizaram a pena de morte. já é horrível se for muito pensada, imagine banalizada. "fácil" forma de se livrar de pessoas indesejáveis.

      Excluir
  7. Perdi o final alguém me fala se foi inocentado ou nao

    ResponderExcluir

Cultura é vida!