quarta-feira, 15 de junho de 2022

A Hora Mais Escura

Assisti A Hora Mais Escura (2012) de Kathryn Bigelow no Paramount+. O roteiro é de Mark Boal. Os dois estavam juntos no premiado Guerra ao Terror. Estava adiando ver esse filme mesmo que quisesse. Sabia que não seria fácil. O filme fala da investigação, nem sempre humana, para encontrar os mandantes aos ataques de 11 de setembro, que culminaram no paradeiro e morte de Osama Bin Landen.

O filme foca na personagem da excelente Jessica Chastain. Não é um filme fácil de assistir, muito pelo contrário. O começo beira o insuportável, as próprias conversas futuras questionam os interrogatórios. O filme passa-se por anos. A personagem começa a perceber um nome recorrente e começa a achar que ele é o elo entre Bin Laden e os terroristas.

A execução do filme incomodou tanto que passou a ser investigado. Começaram a achar que informações sigilosas estavam sendo vazadas para o filme. Concordo com um texto que li, sobre a importância de filmes que falem de momentos dramáticos históricos. Após o 11 de setembro começou uma caçada quase insana para achar culpados, desumana muitas vezes, nem sempre correta e nem sempre realista. A ira e perseguição a terroristas foi muito questionada e o filme tem momentos assim. O filme é muito bem executado, muito realista. Foi criticado por ser filmado na Índia, mas é fácil imaginar que por motivos óbvios não poderia ser realizado no Paquistão.

O eixo é a protagonista, mas aparecem muitos personagens e vários atores incríveis: Kyle Chandler, Jason Clark, Edgar Ramirez, Jennifer Ehle, Fares Fares, Mark Strong, Greg Shapiro, Harold Perrineau, Mario Van Peebles, Jason Barrowman, James Gandolfini, Jeremy Strong, Joel Edgerton e Chris Patt.
Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Acreditoque seja um bom filme de ver.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Não vi e provavelmente não o verei. O que me parece é que essa obra, tanto quanto o Guerra ao Terror, é tipo a celebração da guerra, algo que eu acho absurdo.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu preferi esse ao anterior. dá pra ver claramente a obsessão americana em um bode expiatório como se a morte dele terminasse com os atentados. anos e anos de investimento em uma caçada. e a visão estereotipada q os americanos tem dos estrangeiros.

      Excluir
  3. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. É mesmo um filme dificílimo!
    A caçada obsessiva foi muitas vezes desumana e outras tantas vezes pouco correta.
    O filme foi muito bem executado e as atuações impecáveis.
    Concordo plenamente com você sobre a importância de se registrar os momentos dramáticos da história.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, gostei do filme não maquiar e mostrar o mais próximo do q realmente aconteceu. e nós, de fora da situação, podemos analisar e questionar muitas ações.

      Excluir

Cultura é vida!