domingo, 2 de abril de 2023

Cachorro Velho de Teresa Cárdenas

Terminei de ler Cachorro Velho (2005) de Teresa Cárdenas da Pallas. Eu tinha anotado esse livro a ler e comprei na última Feira do Livro da USP por R$ 9,00. Fiquei até envergonhada de pagar tão pouco, espero que as postagens que fiz falando do livro diminuam minha culpa. Que edição bonita. A capa é de Bruna Benvegnù. O rosto é em relevo brilhante, dentro há um laranja lindissimo! Essa obra ganhou vários prêmios: Prêmio Casa de las Américas, 2005; Prêmio de la Crítica Literaria, 2006 e Prêmio La Rosa Blanca e é belíssima! Vai ser difícil esquecer!

O marcador de livros é do Sangue Dourado de Namina Forna da Record que não tenho e quero ler.

Obra A Cena (1991) de Belkis Ayón

Cachorro Velho é um homem escravizado ancião, mas o nome não é porque ele envelheceu, desde bebê deram esse nome e seus outros nomes foram esquecidos. O livro é curto, denso e profundo. Ele pensa um pouco sobre sua vida atual e seu passado. Ele agora é porteiro já que tem menos agilidade pra outras funções como no passado. Suas lembranças nos corroem a alma. Que dor! O final é igualmente doloroso, mas o livro todo é poético, tragicamente poético! Mais um livro daqueles que quero que todos leiam.
Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Sabe que "Cachorro Velho" está na minha lista de livros que quero ler, li "Cartas para a minha mãe" da Teresa e fiquei com vontade de ler mais dela, quando vi que tinha texto aqui sobre ele vim correndo vê tua opinião. Que pungente tua visão sobre o livro. Fiquei com vontade de tirar ele imediatamente da pilha e, como ele é curtinho, ler de uma vez só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, é curtinho e maravilhoso. depois desse livro fiquei com vontade de ler cartas para a minha mãe.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!

    Pelas suas palavras, o livro deve ser muito interessante de ler.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de domingo e bom início de semana.
    Obrigado pela dica minha amiga Pedrita.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  4. Já ouvira falar de Cardénas mas nunca li nada dela, conheço mal a literatura cubana, apenas Leonardo Padura, com a sua forma de criticar o regime sem o se exilar, que tem romances que gosto muito além dos policiais, e Cabrera Infante, com a sua geniliadade de escrita e narrativa sem sempre fácil e os retratos de Havana antes de Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, é incrível. eu li alguns autores cubanos. gosto muito. e cárdenas é bem diferente dos q tinha lido antes.

      Excluir
  5. Não conhecia esta obra, mas fiquei muito interessada!

    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Não conheço.
    Muita saudades ainda da Esmeralda? A presença dela ainda está espalhada pela casa? Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é incrível. sim, ainda acho q ela está vindo.

      Excluir
  7. Aaaahhhh deve ser muito triste 😢😢 fico com o coração pequenininho com a literatura intensa sempre tão necessária.
    Levo a indicação.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!