sexta-feira, 25 de junho de 2010

Histórias de Amor

Terminei de ler Histórias de Amor (1997) de Rubem Fonseca da Companhia das Letras. Comprei esse livro em um sebo, é exatamente o dessa capa. No sebo que eu vou com regularidade é difícil encontrar obras de autores brasileiros e quando acho os preços não são acessíveis e não são muito diferentes dos preços nas livrarias. Esse estava a bom preço, R$ 13,00, embora às vezes eu consiga bons livros por menor valor. Esse livro costuma ser encontrado em uma caixa com outro, o E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto e parece que está esgotado. Eu só comprei Histórias de amor.

Obra (2002) de Eymard Brandão.

Eu adoro o estilo sarcástico e irônico de Rubem Fonseca e não é diferente nesse livro. São 7 contos inteligentes que falam de um amor pouco romântico, muitas vezes nada romântico. O conto que gostei mais foi Viagem de Núpcias, não imaginava aquele desfecho. Na verdade Rubem Fonseca consegue me surpreender com regularidade. Outra característica do autor que gosto muito são as lacunas, as histórias inacabadas, os cortes abruptos da narração. Muitas vezes não temos ideia como aquele conto terminaria, fica "inacabado".

Obra (2009) de Zélio Alves Pinto

Trechos de Histórias de Amor de Rubem Fonseca:




“Betsy esperou a volta do homem para morrer.”

“Antigamente os ricos iam pra Petrópolis. Em Petrópolis você podia ter uma piscina, um jardim, cavalos. Agora os ricos vão pra Angra. Em Angra você pode ter uma piscina, um jardim, cavalos, praias, lanchas, iates, veleiros. Tem o mar. O mar.”

Os pintores são brasileiros do mesmo estado do autor, Minas Gerais. E criaram suas obras em um período próximo a publicação desse livro. O mesmo com os compositores desta canção.






Beijos,









Pedrita

6 comentários:

  1. Oi Pedrita ... !
    Pois é, estava sendo difícil, mas agora está melhorando : ) Vai dar tudo certo, tenho certeza.
    Então, comprar livros em sebos não é uma maravilha? A grande maioria das pessoas desconhece os belos achados que se é possível encontrar...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. não conheco muito da literatura nacional, infelizmente, nem os anitgos nem os contemporaneos, ultimamente to sem tempo para ler hihih... embora seja escritor amador
    vc sempre recomenda livros otimos vou ver se leio um deles
    bjao

    ResponderExcluir
  3. paula, eu adoro comprar em sebos, ainda prefiro ir aos sebos. o estante virtual cobra dobrando o frete a cada livro, o q acho excessivo.

    gammelo, ler é vital pra escrever, bem como conhecer autores renomado do nosso país.

    la socière, coloco aquele template qd falo de livros. volto o de bolinhas pros outros posts.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita também sou fã de Rubem Fonseca. Tanto que ele foi tema de estudo para meu TCC que foi sobre censura. Ainda não conhecia esse livro dele. Valeu a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito do estilo do Rubem Fonseca, mas ando na fase da literatura inglesa, se bem que abri aspas para a caríssima Lygia. rs
    Mas esse não conta porque foi um presente.
    Bacio

    ResponderExcluir

Cultura é vida!