quinta-feira, 14 de julho de 2022

Jardim de Inverno

Assisti a peça Jardim de Inverno no Teatro Faap. A direção é de Marco Antônio Pâmio e o texto é do livro Revolutionary Road (1961) do americano Richard Yates. Tem um filme que gostei muito com a Kate Winslet e o Leonardo Di Caprio que eu vi e comentei aqui. E que elenco desse espetáculo, que direção, interpretação, fiquei muito, mas muito mexida. Eu queria muito ver a peça desde as temporadas anteriores, mas só agora consegui. Nessa versão que vi os protagonistas são interpretados pelos ótimos Bianca Bin e Fabrício Pietro.
Os protagonistas vivem em uma bela casa de classe média em um bairro tradicional americano. Eles tem dois filhos. A esposa convence o marido que vendam a casa, o carro, diz que eles podem viver em Paris com conforto por 6 meses. Ela vai procurar emprego de secretária e ele vai decidir o que fazer nesse período. Empolgados, passam a incomodar os vizinhos com seus trabalhos burocráticos, sua vida sem sal e sem sonhos.  É a época que a mulher tem muita dificuldade de evitar filhos. Os métodos são poucos e caseiros.
Fotos de Felipe Gomes
Interessante que eu não lembrava da Sra. Givings e de seu filho John, mas eu menciono na postagem do filme. Esqueci por completo. Martha Meola e Iuri Saraiva estão maravilhosos tanto que os dois ganharam Prêmio Bibi Ferreira por suas interpretações. O personagem acaba de sair de um manicômio e se empolga em encontrar o casal que sonha. A Sra. Givings também tem qualidades. Ela vive bem naquele molde do bairro, mas é acolhedora com o filho. 

Gostei muito da direção escolher um modo meio dançante em alguns momentos. No início só as mulheres fazem em mímica uma infinidade de trabalhos domésticos, enquanto os homens só leem jornais. São vários momentos marcados dessa forma que dão um movimento muito expressivo pra peça. E ótimo elenco. Ainda estão: Erica Montanheiro, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim. Jardim de Inverno fica em cartaz até 4 de agosto.

Eu só achei vídeo da montagem anterior.


Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Acredito que seja uma admirável e encantadora peça de teatro.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Obrigada pela partilha!
    -
    No aroma mais belo, e perspicaz

    Beijos, e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bom o filme com o Dicaprio-Winslet, poi gosto de dramas do tipo. E achei curioso que quando o casal expõe o plano de morar em Paris, no filme, quem mais os compreende é justamente o cara que saiu do manicômio, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, estamos muito condicionados a achar bom a vida que nos é imposta.

      Excluir
  4. Fui conferir o post sobre o filme (não assisti o filme e tbm não li o livro) e já levo a indicação.
    Essa peça deve ser excelente.
    Gosto de roteiros com camadas e entrecortados.
    Vivemos tempos estranhos onde tudo e todos são julgados o tempo todo.
    Às vezes nos sentimos num emaranhado de compromissos e numa correria sem fim que se pararmos para avaliar nem sabemos como entramos nesse condicionamento social e não conseguimos enxergar uma maneira de sair .
    Por isso a importância de não perder referências e não esquecer dos sonhos que fazem os olhos brilharem ❤
    Amei sua resenha

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, jura? nunca imaginei que não tivesse visto o filme. veja sim, eu estou procurando pra rever, mas não estou achando. sim, achamos que o que queremos pras nossas vidas é o melhor pra vida dos outros tb. e sim, não paramos pra ver que a vida nos engole e passa rápido. obrigada.

      Excluir
  5. Que legal, Pedrita. E eu amo a Bianca Bin!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!