domingo, 10 de julho de 2022

Tereddüt

Assisti Tereddüt (2016) de Yesim Ustaoglu na Netflix. Tereddüt em turco quer dizer Dúvida, mas eu gosto também do nome que está na Netflix, Clair Obscuro. É um filme dificílimo, contundente, sobre masculinidade tóxica. É muito perceptível que a diretora e autora do roteiro é uma mulher.

São duas mulheres com vidas bem diferentes. Elmas vive na tradição ortodoxa onde a mulher vive para servir a família do homem. O marido é bem mais velho e ela ainda cuida da sogra. Inicialmente eu até achei que a sogra fosse inválida, mas não, tem até uma certa autonomia, que ignora completamente só pra escravizar a nora e humilhá-la. Fala mal da moça pro filho o tempo todo. A jovem reza chorando desesperada toda noite pedindo a deus que o marido não a procure aquela noite. Ela sempre fica muito machucada, o marido manda ela se lavar e ela chora sempre de dor no banheiro. Até que um dia a vizinha vê a jovem catatônica na varanda, a polícia acha os dois corpos no apartamento.
A outra mulher é uma psiquiatra. Ela atende as famílias onde sempre o homem fala por todos a sua versão. Ela tem uma casamento intenso sexualmente, é talentosa e livre, mas não é livre de uma relação tóxica. Seu marido é viciado em pornografia e ela é só mais um objeto do prazer dele. Ela até tenta se incluir na vida sexual dele, mas o que sente ou deseja é sumariamente ignorado. A psiquiatra tenta ajudar a jovem que está em estado de choque, para tentar entender o que aconteceu naquela noite. As duas atrizes estão impressionantes Ecem Uzun e Funda Eryigt.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. O pior é que esse tipo de situação ainda é comum em certos países. Pelo menos é a impressão forte que fica quando a gente lê um livro como 'O livreiro de Cabul'.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato. gostei q o filme mostra como é o machismo no país, independente de ser religiosos radicais ou homens dos dias de hj.

      Excluir
  2. Ótima dica pro dia que eu não sei o que assistir na netflix, já anotei aqui
    beijos ♥ blog | insta

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu só assisti novela turca. Filme turco ainda não. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, acho q nunca vi novela turca. filme vejo bastante pq a netflix tem um acervo considerável. mas os outros canais tb.

      Excluir
  4. Filme dificílimo, porém absolutamente necessário sempre.
    O conhecimento é libertador e move em questões de ativismo, compreensão e empatia.
    Excelente resenha.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, foi difícil seguir em frente, mas tão atual.

      Excluir

Cultura é vida!