quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

À Espera dos Bárbaros

Assisti À Espera dos Bárbaros (2020) de Ciro Guerra na HBO Go. Que filme! Em estado de choque! É baseado no livro do gigante Coetzee que quero ler. Li Desonra e como é indigesto. Esse também não deve ser uma leitura fácil, mas quero ler. É uma coprodução entre Itália e Estados Unidos. O diretor é colombiano e o escritor é da África do Sul.


 

O filme é o personagem do Mark Rylance, ele está impressionante. O filme é ele. O protagonista atua em uma posse colonizadora no deserto. Convive em harmonia com os locais, nômades e estrangeiros. Ele é um homem bom. Vem então um coronel interpretado pelo Johnny Depp. Ele acredita que com pressão, pressão, pressão, os bárbaros acabam falando. Claro, sob tortura uma pessoa pode inventar qualquer coisa, e inventa que os nômades preparam um ataque. Começa então um massacre aos povos originários da região. Muito semelhante a colonização no Brasil e em vários outros países. O colonizador se acha o dono do lugar e o que determina as regras, quem não obedece é punido severamente, ou entram em guerra. Ainda estão no elenco Robert Pattinson e Gana Bayarsaikhan.
O texto é filosófico e fundamental. O homem bom, com voz suave e sabedoria, tem as grandes falas do filme. Ele questiona quem são os inimigos, se os nômades ou os colonizadores. Questiona a tortura. Que filme impressionante!

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Se diz que é um bom filme é porque é mesmo um bom filme.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Já tentei ver este filme e ele me 'escapou', farei outra tentativa. O assunto abordado tem sido um dos motivos de minhas últimas reflexões.
    E isso porque essa ideia de se apossar de terras alheias, anexando-as ao do país colonizador, ainda que seja apenas para transferir - por um tempo - as riquezas da terra dominada para a dominadora, nunca deixou de ser praticada. O que é novo, nisso tudo, é a reação das pessoas que testemunham esse tipo de ação. O ser humano evoluiu e já não enxerga essas 'lutas' da forma indiferente com que as enxergou no passado.
    O que norteia essas ações são duas ideias equivocadas (no meu entender): a de que existem povos superiores; e a de que é justo que esse povo superior subjugue o inferior.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é um filme difícil, fui vendo qd voltava a ter coragem, mas os textos são tão filosóficos, vou levar pra vida. sim acho q finalmente estão vendo a colonização como algo nocivo e não como evolutivo.

      Excluir
  3. Sempre com boas propostas de filmes!:)

    Bom Ano. Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Uma batalha de gigantes Mark Rylance e Johnny Deep entregam atuações brilhantes.
    O roteiro todo muito bem fundamentado!
    Sua resenha está perfeita ❤

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, demais não? estou ainda impactada e pensando nos textos do filme.

      Excluir

Cultura é vida!