domingo, 2 de janeiro de 2022

A Lavanderia

Assisti A Lavanderia (2019) de Steven Soderbergh na Netflix. Amo os atores e o diretor, quis ver. É baseado no livro homônimo de Jack Bernstein, jornalista investigativo americano. Apesar de uma empresa brasileira ser citada no final, o livro não tem tradução no Brasil.

Os personagens do Gary Oldman e Antonio Banderas, em paraísos fiscais, contam a história. O filme é muito bem realizado, entrecortado, muito inteligente as cenas, com metalinguagem. Os dois estão em um paraíso fiscal e contam as artimanhas pra ganhar muito, mas muito dinheiro com empresas fantasmas. O filme conta a história dos Panamas Papers, quando uma empresa de advogados, a Mossack Fonseca criou mais de 214 mil empresas em paraísos fiscais, as off shores, beneficiando milionários de mais de 200 países, inclusive o Brasil.
A personagem da Meryl Streep que mostra na prática algumas das consequências desses crimes. Ela vai fazer um passeio turístico com o marido em um barco que vira, muitos morrem, inclusive o marido dela. Os donos da empresa do barco descobrem que a empresa de seguros que era muito, mas muito mais barata que as outras, não existia de fato. A empresa tenta honrar como pode com algumas indenizações, mas não consegue muito. Essa personagem começa a investigar a empresa de seguros que oficialmente não existe e vai puxando o fio de novelo desses esquemas. 
Mas há vários outros núcleos que mostram as trambicagens. Gente que ganhava muito, mas muito dinheiro não fazendo nada, só gastando. No final, quando o esquema explode e todos os "investidores" querem satisfações, Odebrecht aparece em cena querendo explicações do dinheiro. Achei na internet que a Odebrecht pagou 30 milhões de dólares de subornos. Aparecem ainda no esquema profissionais da Fifa e da Petrobras. Mas o livro não tem tradução no Brasil, por que será?

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Faz tanto tempo que vi e na ocasião achei chato.
    Mas, lendo sua resenha, lembrei de tudo.
    Bj,

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um livro super interessante de ler.
    .
    Votos de um Ano de 2022, a todos os níveis, muito feliz, extensivo à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante!! :)
    -
    A vida recomeça a cada oportunidade
    -
    Beijos. Bom Domingo, e um Ano de prosperidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o filme, gostaria de ler o livro. No entanto, a gente tem que ver e ler este tipo de obra com uma certa reserva. E isso porque há questões de interesses geopolíticos envolvidos. Apontar o dedo para 'criminosos' de 'fora', faz parecer que não existem os de 'dentro', ou que os crimes destes sejam menores, rsrs.

    Beijo e feliz 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, as ações dos panamas papers são abomináveis. não há inocentes, independente em q países estejam.

      Excluir
  5. Quero muito assistir o filme e fiquei com mais vontade ainda depois da sua resenha.
    Assunto sempre pertinente e necessário!
    Ótima resenha a sua!

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!