sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Saudade do Futuro

Assisti ao documentário Saudade do Futuro (2021) de Anna Azevedo no Festival de Brasília do Cinema Brasileira. Sim, é isso, só tenho saudade do futuro. Depois de tantas perdas, centenas evitáveis, tanto sofrimento, tanto desmatamento, tantas queimadas, tanta tragédia, só dá pra ter saudade do futuro. Que seja melhor!

O documentário foi o vencedor do Festival de Brasília. A diretora filmou em três países, Brasil, Portugal e Cabo Verde com entrevistados falando de saudade. Essa cena é a última e é com uma linda canção. Essas mulheres confeccionam esses instrumentos que estão entre as pernas, e mostram no documentário como são construídos.
Saudade do Futuro começa com as viúvas de pescadores no mar de Portugal. Mulheres que após as tragédias passam a vida de preto. Nesse núcleo pescadores falam de quando foram a guerra. Valter Hugo Mãe da estranheza de ver essas mulheres sempre de preto.

No Rio de Janeiro um grupo de crianças de uma comunidade brinca contando história. Na praia três mães falam da morte violenta de seus filhos. Os índios falam que vão ter que se mudar mais uma vez porque suas terras foram ocupadas. São muitas saudades.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Independentemente do teor da publicação, passo para lhe desejar um PRÓSPERO E FELIZ ANO NOVO de 2022, extensivo à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Espero que em 2022 você realize novos sonhos e projetos. São os votos sinceros do seu amigo brasileiro e carioca Luiz Gomes. Feliz ano novo, um ano de 2022 com muita saúde.

    ResponderExcluir
  3. Só de ver o título já fiquei emocionada 😢
    Penso que depois desses dois anos terríveis (esse um pouco menos terrível já que pudemos contar com as vacinas) tanta coisa do futuro que não será deixa saudades e o coração pequenininho, apertado.
    Que permaneça a esperança e convicção em dias melhores, paz, saúde, prosperidade e amor ❤
    O documentário deve ser lindo demais
    Já levo a indicação

    Um ano novo com muita saúde, sucesso e felicidade pra tu e todos aí

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o título é mesmo muito emblemático. 2021 foi muito terrível no começo, com centenas de mortes, depois q acho q melhorou um pouco, mas bem pouco. pq veio a fome. sim, o documentário é lindo.

      Excluir
  4. Renovando votos para que um Ano termine e, Outro Comece, de forma mais positiva para todo o mundo.

    Festas felizes um Ano de 2022 com Saúde e Paz

    ResponderExcluir
  5. Independente do texto, passo para lhe desejar um PRÓSPERO E FELIZ ANO NOVO de 2022, extensivo à sua família.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Estamos como que atravessando um mar tempestuoso, há pelo menos 5 anos. Fomos postos num sombrio cenário de guerra, que ainda que não seja uma guerra como as costumeiras, tem igualmente resultados destrutivos e desoladores.
    Temos então muitos motivos para ansiar por um futuro mais propício e mais brando. O documentário parece muito interessante.
    Feliz 2022, que seja muito pra você, apesar de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, põe tempestuoso nisso. espero q 2002 seja melhor.

      Excluir

Cultura é vida!