segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Mary Stuart

Assisti a peça Mary Stuart no Teatro Sesi. Impressionante! Estou até agora impactada! Tudo absolutamente inacreditável! A começar pela direção maravilhosa de Nelson Baskerville e do incrível cenário de Marisa Bentivegna. O texto maravilhoso do alemão Friedrich Schiller e é adaptado por Robert Icke.

Um dos motivos de querer ver esse espetáculo era pelo elenco, amo esses atores, mas não tinha ideia que seriam interpretações inesquecíveis. Virgínia Cavendish é Mary Stuart. Não sabia que a Rainha da Escócia ficou presa 18 anos pela sua prima Elizabeth I, a Rainha da Inglaterra, interpretada pela Ana Cecília Costa. Que atrizes! Mas todos os personagens são densos, dúbios e difíceis. Que raiva do personagem do César Mello, idem do Fernando Pavão, por motivos díspares. O tempo todo temos dúvidas de que lado os personagens estão, como o do Iuri Saraiva. A personagem de Chris Couto é quem fica ao lado de Mary Stuart, junto com Letícia Calvosa. O de Genézio de Barros tenta diplomaticamente, sem sucesso, diminuir os conflitos e as iras. São muitos interesses, manipulações, jogos de poder. Ainda estão no elenco Joelson Medeiros, Fernando Vitor e Alef Barros.

Tempos que não deviam voltar, mas algumas semelhanças com os dias de hoje incomodam muito. É a época que religião e política se misturavam. Elizabeth I é protestante, Mary Stuart, católica. O papa claro que apoia Mary Stuart. 

As fotos são de Priscila Prade

Eu amo os videomapping de André Grynwask e Pri Argoud, somados a belíssima iluminação de Wagner Freire. Que lindos os figurinos de Marichilene Artisevskis. Essa montagem traz uma versão contemporânea da história. Mary Stuart fica em cartaz até 27 de novembro. É grátis! Só precisa reservar com antecedência no site do teatro.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Assisti "Duas Rainhas" de 2018 com a Margot Robbie (Elizabeth I) e Saoirse Ronan (Mary Stuart) e na época concordei com as críticas que diziam que o filme falava mais da rivalidade entre elas que do destaque de 2 mulheres ocupando papéis de destaque na política em um mundo dominado por homens.

    Quero MUITO assistir essa peça com elenco estelar e interpretações maravilhosas em uma versão contemporânea!
    Como vai até o fim do mês que vem vou me programar.
    Sua resenha está fantástica!

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, eu tb, comentei aqui https://mataharie007.blogspot.com/2020/01/mary-queen-of-scots.html
      eu gostei muito do filme e amei a peça. mulheres fortes enfrentando muitas adversidades com o turvar da religião. vai sim, vai amar.

      Excluir
  2. Ainda bem que foi positivo. Aconselha-se, portanto!!
    -
    A saudade, é ...
    .
    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito assistir a essa peça. Uns anos atrás eu li uma biografia (de 3 volumes, se não me engano, e muito boa) do rei Henrique VIII, que foi o pai da rainha Elizabeth 1. Acabei conhecendo um pouco a dita rainha por inspiração da biografia do pai. Pessoalmente eu acho que o mundo não mudou radicalmente, desde então. É claro que hoje as pessoas não aceitam mais os extemismos dos soberanos, mandantes e líderes, no que se refere às execuções de cônjuges e rivais. Mas, na essência, muita coisa continua igual. Os jogos de poder, os interesses por dominação, os confontos e o uso de estratégias baseadas em premissas muitas vezes falsas, para subjugação daqueles a quem interessa subjugar, continuam aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, queria ler essa biografia. vc ia gostar da peça. sim, mudamos muito pouco. sim, os jogos de poder continuam.

      Excluir
    2. Pedrita, a biografia, na verdade é chamada de Autobiografia de Henrique VIII (porque seria baseada em coisas escritas pelo próprio rei, especialmente um diário), tem mais de 3 volumes e a autora chama-se Margaret George. Eu não tenho estes livros porque devo ter tomado emprestado de alguém. Se os tivesse os enviaria pra você, rsrs.

      Excluir
    3. ah, imagina, é q eu anoto os livros q quero ler pra qd surgem feiras eu procurar.

      Excluir
  4. Que interessante essa peça. Gostei da dica.
    Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que baita elenco. Parece ´ótima mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, impressionante o elenco não? é maravilhoso o espetáculo.

      Excluir
  6. passando para desejar uma linda semana bjs saude

    ResponderExcluir

Cultura é vida!