sábado, 10 de dezembro de 2022

Paisagem construída: São Paulo e Burle Marx

Fui a exposição Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx no Centro Cultural Fiesp. Na última vez que estive no espaço, essa exposição estava em montagem e eu queria muito ver. Eu conheço alguns trabalhos de Burle Marx em São Paulo, soube do Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro no blog do Luiz Gomes, são várias postagens sobre o sítio, mas qual não foi a minha surpresa em descobrir que conhecia pouco do que Burle Marx tinha feito pelo paisagismo, pelas vegetações, pela arte em parques, casas e ruas pelo Brasil.
 

A mostra é completa, linda, didática e emocionante. São fotos, vídeos, mapas, textos, cadernos. Não tinha ideia que boa parte da beleza do beira mar do Rio de Janeiro tinha o paisagismo de Burle Marx, eu que tanto pisei e passei por lá.

São muitas casas, espaços. Inclusive o belíssimo Parque Burle Marx em São Paulo esteve ameaçado por interesse de uma construtora, dessas que resolveram destruir o planeta e andam conseguindo fazer inúmeros estragos em São Paulo.

A exposição é muito rica, com vários projetos, cadernos, é inspirador ver a criatividade desse profissional. A mostra Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx fica em cartaz até 5 de fevereiro e é gratuita.


Beijos,
Pedrita

9 comentários:

  1. Oi, Pedrita,

    Burle Marx realizou um trabalho muito importante pelo paisagem e pela vegetação no Brasil. Acho uma pena que não tenha aparecido ainda outro profissional com uma proposta tão abrangente.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, eu conheço vários trabalhos, minha surpresa foi descobrir que mesmo conhecendo muitos tinha muito mais a desvendar.

      Excluir
  2. Boa noite Pedrita. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho e agradeço a divulgação do meu Blogger. Burle Marx foi e sempre será um grande exemplo de paisagista, não somente para o Brasil, também para o mundo todo. O Parque Ipanema na mineira cidade de Ipatinga é um grande exemplo de sua obra espalhada pelo Brasil. Espero um dia ter a oportunidade de conhecer e fazer uma matéria sobre o Parque Burle Marx em São Paulo. Espero que a mostra Paisagem Construída: São Paulo e Burle Marx venha para o Rio. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, eu que agradeço as suas postagens do sitio, são lindas. sim, na exposição tem ipanema. sim, venha conhecer o parque daqui é lindo. e sim, vamos tomar um café.

      Excluir
  3. Ou se um dia eu voltar em São Paulo quem sabe você possa me levar e tomarmos um suco. Fico feliz em receber o seu comentário sobre o Parque Nacional da Tijuca, amanhã começa um série sobre o Parque Nacional do Itatiaia. Tô dando um spoiler kkkk.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Boa dica cultural! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece mesmo uma mostra completa e rica, criativa e inspiradora em todos os aspectos culturais.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!