sábado, 22 de outubro de 2022

Deux


 Assisti Deux (2019) de Filippo Meneghetti no Telecine. Não tinha ideia desse filme, quis ver por esse lindo cartaz! Que filme lindo! Fiquei muito emocionada! Ganhou César!

Duas mulheres se amam muito. O carinho e respeito das duas é contagiante. Martine Chevallier e Barbara Sukowa arrasam. Elas querem se mudar pra Roma, pra isso uma delas teria que vender o apartamento. Ela diz que vai contar aos filhos. Ela é viúva e é muito hostilizada por eles, principalmente pelo filho. O filme fala muito sutilmente sobre a sociedade patriarcal. O tempo todo o filho questiona se a mãe amava de fato o pai, como se isso importasse e fosse de interesse dele.  E pra que maltratar tanto a mãe? As duas se desentendem e continuam no apartamento. Uma delas tem um AVC. então começa o tormento da outra.
A família não sabia do amor das duas. Que sofrimento a outra tentando se aproximar, estar junto, saber como a amada está, detalhes do problema de saúde. Cansei de ver a família sentir um certo alívio em afastar a relação "incômoda", afastando o doente de quem ama. Quando os filhos descobrem o amor das duas, pra afastar a mãe da companheira, a internam em um asilo. Isso mesmo, o amor não servia pra mãe, mas eles não cuidam da mãe, terceirizam o cuidado que não poderia ser feito pelo amor da mãe e sim por estranhos. Eles não queriam o trabalho de cuidar da mãe, mas não aceitavam que a companheira cuidasse, mesmo vendo que a mãe ficava melhor quando estava com a amiga. O bem estar não parecia o principal. Revoltante!
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Se gostou é porque é de fato um bom filme
    .
    Saudações cordiais … domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela dica e resenha. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  3. Puxa 🙁 deve ser triste
    Parece mesmo que a intolerância beira a crueldade
    Encontraram uma forma de afastar as duas, mas não cuidaram da própria mãe nem dedicaram a ela carinho ou atenção 😢😢

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, mas é lindo. exato, não queriam que alguém que amasse cuidasse, mas eles tb não queriam. puro egoísmo.

      Excluir
  4. Este seria um dos filmes que até gostava de ver (Além de gostar muito pouco de ver filmes)
    -
    Quero sentir o tremor do teu coração...
    .
    Beijos, e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  5. Não vi ainda mas já li sobre esse filme. E não me surpreende a postura da sociedade e especialmente a dos filhos quanto ao relacionamento das duas mulheres. Acho que há uma falha fundamental na relação dos pais com os filhos, pois muitos se acham no direito de estabelecer qual deve ser o comportamento dos pais em vários segmentos da vida deles, inclusive no amoroso e sexual. Pessoalmente acho que pais não devem satisfação aos filhos em coisas que não lhes dizem respeito. Se não afeta a vida deles, especialmente na infância, eles não têm direito de interferir.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é muito lindo. e há ainda uma prepotência de ignorar a vida sexual das mulheres mais velhas. se o casamento tradicional perdura, é aceito, mas se a pessoa é livre, aí há uma tentativa desumana de sufocá-las e silenciá-las. sim, os filhos não devem interferir, mas qd os pais ficam mais velhos, há vi muita interferência q eu chamaria de violência.

      Excluir

Cultura é vida!