domingo, 16 de outubro de 2022

O Bombardeio

Assisti O Bombardeio (2021) de Ole Bornedal na Netflix. Esse filme conta a história do engano dos britânicos na Segunda Guerra Mundial que bombardearam uma escola e mataram 19 adultos e 96 crianças. Uma matéria que vou por aqui explica que a Dinamarca abrigou os nazistas achando que assim ficariam protegidos, então esses horrores no colégio ganharam o voto de silêncio, um dos maiores crimes que uma sociedade pode cometer é o silêncio e a imposição do silêncio a uma sociedade. Essa história só foi narrada quando uma sobrevivente na idade adulta, contou em um livro.

O filme contou histórias ficcionais de moradores de Copenhague até chegar ao bombardeio. A cidade vivia sob possessão nazista, torturas, violência, crianças traumatizadas. A escola era de freiras. As crianças dão o tom do filme, o quanto guerras, sempre insanas, destroem o pouco equilíbrio da infância. No elenco Bertram Bisgaard Enevoldsen, Ester Birch, Fanny Leander Bornedal e Ella Josephine Lund Nilsson. Interessante que a freira questiona a fé. Como deus poderia existir com tudo o que cometiam aos judeus, só porque eles não acreditam em Jesus Cristo? 

O filme mostra em detalhes o bombardeio. Na versão do filme, um avião se chocou na escola, pela fumaça, outros aviões acharam que era o alvo e continuaram os ataques. Mostra a tentativa de resgate das vítimas no porão, desesperador, desolador. O desespero das mães quando ficam sabendo.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Com o mundo ao contrário não iria ver um filme de guerra. :)
    -
    Beleza que exalas...
    .
    Beijos e um excelente Domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, sim, há de ter coragem. eu já quero saber da história q foi silenciada pra não ser apagada e não ser repetida.

      Excluir
  2. Não conhecia. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de vir aqui e entender como será a novidade audiovisual que poderei visualizar pelo seu olhar. Ótima semana! beijos

    www.ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Este filme me foi sugerido inúmeras vezes e eu não o quis ver. Neste exato momento estamos meio que na iminência de uma 3ª Guerra Mundial e uma obra dessa me deixa mais desanimada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. É assustador como houve um dia uma guerra assim avassaladora capaz de acabar com tantas vidas e marcar a história de maneira tão impactante.
    É importante divulgar pra que NUNCA mais esse horror volte a acontecer.
    Levo a indicação.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!