quarta-feira, 6 de abril de 2022

Quo Vadis, Aida?

Assisti Quo Vadis, Aida? (2020) de Jasmila Zbanic no TelecinePlay. Esse filme entrou na grade de programação porque passou em um festival, acabou ficando. O filme é baseado no livro do sobrevivente bósnio Hasan Nuhanovic que quero ler. Eu sabia que seria dificílimo de ver e adiei, mas com receio de ser retirado da grade, assisti. Não foi nada fácil até porque estamos em momentos insanos de guerra, uma guerra sempre é insana, então é horrível ver algo que igualmente fere os direitos humanos e mortes injustificáveis, principalmente de civis. O ser humano é torpe. Parei de ver várias vezes e só voltei porque sei da necessidade de fatos históricos abomináveis jamais serem esquecidos.

É sobre a guerra da Bósnia. Os militares sérvios chegam em Srebenica em 1995. Milhares de civis seguem então para para as bases na ONU na região para buscar abrigo. Alguns dentro da sede e inúmeros fora. Começa então uma negociação absurda que não quer conciliação. Os sérvios começam então a dizer que vão retirar os civis e levá-los a um lugar seguro. Separam os homens das mulheres e executam sumariamente 8373 homens rendidos e desarmados, a maioria bósnia muçulmana. A abominável chacina ficou conhecida como o Massacre de Srebrenica. Em 2004 o Tribunal Penal Internacional declarou genocídio.
O filme impressiona. Pra acompanharmos esses horrores, seguimos Aida, uma tradutora, seu marido é um conciliador, então os dois vão as negociações e começam a perceber que tudo é uma farsa, mesmo que tudo que seja dito dê a entender que todos civis serão protegidos, eles vão percebendo e obtendo informações que isso não está acontecendo. 

A tradutora tenta desesperadamente incluir o marido e os dois filhos nas listas que ela se encontra para serem salvos com ela, desconfiando que se eles forem com os civis terão um destino trágico igual. Ela pede até ao médico que inclua os três na lista do hospital e o médico diz a ela que os doentes não estão chegando ao hospital. Imaginem! Nem os doentes, mesmo as guerras sendo absurdas, há um mínimo de regras.

Jasna Duricic impressiona, que atriz. É desesperador a luta dela para proteger sua família e questionar as ordens, que interpretação. O filme vem ganhando muitos prêmios.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Acredito que seja um filme super interessante de ver.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita, me parece ser um filme muito duro, mas necessário. Quero assistir, apesar do tema pesado. Acho importante conhecer e entender melhor esses momentos de conflito, para que eles não se repitam jamais (o que infelizmente tem se mostrado difícil). Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. camila, exato, dificílimo de ver, mas necessário. se pensarmos q já estamos repetindo os massacres é desolador. sim, não podemos esquecer e pra isso não acontecer temos que ver.

      Excluir
  3. Será duro de ver. Mas uma realidade quiçá do passado!
    --
    Sou a música que a noite cala

    Beijos. Boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, infelizmente que acontece novamente. desolador.

      Excluir
  4. Oi Pedrita, não assisti este filme você soube bem descreve aqui. Uma realidade assustadora. Triste que coisas assim aconteçam. Estamos vendo isso todo dia nesta guerra entre Ucrânia e a Rússia. Um abraço querida. Saudade de você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nal, exato, desolador que esteja acontecendo novamente. filme urgente.

      Excluir
  5. Necessário ainda mais nos dias em que vivemos onde o inimaginável e inadmissível volta a acontecer
    Acho que assisto o filme chorando do início ao fim 😢😢
    Vou anotar para quando me sentir mais forte

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, exato, eu só não adiei mais com medo de sair da programação. mas só via de dia e qd ia ter o q fazer depois.

      Excluir

Cultura é vida!