Nina Simone no New Porter Festival (1968) Foto de David Redfern/Redferns
Eu não sabia que Nina Simone tinha sido pianista clássica, antes de ter esse nome artístico. Aos 4 anos começou a estudar piano, Chopin, Bach e muitos compositores clássicos. Aos 19 mudou-se com a família para ingressar na universidade que não a aceitou por ser negra. Ela precisava então sustentar a família, já que todos se mudaram por ela, então ela passou a tocar em bares e virou esse fenômeno. Logo suas músicas dispararam. A universidade deu Doutora Honoris Causa depois pra ela.
Nina casou-se com um militar que abandonou a carreira pra cuidar da dela. Ótimo empresário, passou a ver a cantora como uma mercadoria, só queria faturar. Fez Nina Simone ter uma agenda exaustiva, insana. Eles tiveram uma filha que Nina se queixava de tê-la distante. Além disso ele era violento. Mas Nina o amava e não conseguia sair daquela relação tóxica.
Nina Simone envolveu-se na luta pelos direitos civis após crianças serem assassinadas em Mississipi. Seu marido claro que não gostou, no filme ele diz que ela começou a perder dinheiro e por esse motivo jogou sua carreira fora, era um mercenário. Infelizmente a luta pelos direitos civis e os conflitos familiares vão consumindo-a, sua ira vai consumindo-a, até que finalmente ela consegue se libertar e foge. Vai viver no continente africano, na Libéria. Um tempo depois busca sua filha, mas ela passa a ser muito violenta com a filha que aos 14 foge para viver com o pai. Nina, decadente, vai pra Suíça tocar em um bar de quinta. Seus amigos músicos a salvam e ela volta a fazer turnês na Europa até a sua morte. Viva Nina Simone!
Beijos,
Pedrita
Mais uma publicação bastante interessante!!
ResponderExcluir--
Preciso de sair desta solidão que dói
Beijos. Bom fim de semana.
cidália, nina simone é maravilhosa.
ExcluirIsso mesmo, viva Nina Simone! Ela desenvolveu um espírito crítico, até por conta dos acontecimentos da vida dela. E acabou por se tornar uma pessoa politizida, como todos deveriam ser.
ResponderExcluirMas viveu as opressões e as contradições vividas por muitas mulheres, com o acréscimo da exploração do talento dela, feita pelo marido-empresário.
Beijo e bom fim de semana
marly, exato marly, viva nina simone. foi abusada e desestabilizada. muito triste.
ExcluirAcredito que seja um filme leve muito interessante de ver e ouvir ( as músicas)
ResponderExcluir.
Um domingo feliz … Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
rykardo, amo nina simone.
ExcluirUma pequena rectificação:
ResponderExcluirdoutora honoris causa, e não "onoris causa".
obrigada
ExcluirMaravilhosa Nina Simone ❤
ResponderExcluirVai já para a wishlist
Sua resenha como sempre excelente
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
luli, maravilhosa mesmo. vc vai gostar.
Excluir