sábado, 9 de abril de 2022

What Happened, Miss Simone?

Assisto ao documentário What Happened, Miss Simone? (2015) de Liz Garbus na Netflix. Entre as minhas cantoras preferidas, estava ansiosa. Ela é maravilhosa! Gostei que o filme não economizou nas músicas e com vídeos dela cantando.
 

Nina Simone no New Porter Festival (1968) Foto de David Redfern/Redferns

Eu não sabia que Nina Simone tinha sido pianista clássica, antes de ter esse nome artístico. Aos 4 anos começou a estudar piano, Chopin, Bach e muitos compositores clássicos. Aos 19 mudou-se com a família para ingressar na universidade que não a aceitou por ser negra. Ela precisava então sustentar a família, já que todos se mudaram por ela, então ela passou a tocar em bares e virou esse fenômeno. Logo suas músicas dispararam. A universidade deu Doutora Honoris Causa depois pra ela. 
Nina casou-se com um militar que abandonou a carreira pra cuidar da dela. Ótimo empresário, passou a ver a cantora como uma mercadoria, só queria faturar. Fez Nina Simone ter uma agenda exaustiva, insana. Eles tiveram uma filha que Nina se queixava de tê-la distante. Além disso ele era violento. Mas Nina o amava e não conseguia sair daquela relação tóxica.

Nina Simone envolveu-se na luta pelos direitos civis após crianças serem assassinadas em Mississipi. Seu marido claro que não gostou, no filme ele diz que ela começou a perder dinheiro e por esse motivo jogou sua carreira fora, era um mercenário. Infelizmente a luta pelos direitos civis e os conflitos familiares vão consumindo-a, sua ira vai consumindo-a, até que finalmente ela consegue se libertar e foge. Vai viver no continente africano, na Libéria. Um tempo depois busca sua filha, mas ela passa a ser muito violenta com a filha que aos 14 foge para viver com o pai. Nina, decadente, vai pra Suíça tocar em um bar de quinta. Seus amigos músicos a salvam e ela volta a fazer turnês na Europa até a sua morte. Viva Nina Simone!

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Mais uma publicação bastante interessante!!
    --
    Preciso de sair desta solidão que dói

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, viva Nina Simone! Ela desenvolveu um espírito crítico, até por conta dos acontecimentos da vida dela. E acabou por se tornar uma pessoa politizida, como todos deveriam ser.
    Mas viveu as opressões e as contradições vividas por muitas mulheres, com o acréscimo da exploração do talento dela, feita pelo marido-empresário.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato marly, viva nina simone. foi abusada e desestabilizada. muito triste.

      Excluir
  3. Acredito que seja um filme leve muito interessante de ver e ouvir ( as músicas)
    .
    Um domingo feliz … Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Uma pequena rectificação:

    doutora honoris causa, e não "onoris causa".

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa Nina Simone ❤
    Vai já para a wishlist
    Sua resenha como sempre excelente

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Cultura é vida!