segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A Cabeça de Gumercindo Saraiva

Assisti A Cabeça de Gumercindo Saraiva (2018) de Tabajara Ruas na PrimeVideo. Fui ver na casa da minha amiga o que podia assistir desse streaming e escolhi esse. Amo Leonardo Machado e Murilo Rosa e amei Netto Perde sua Alma disse diretor. Ele é um pesquisador da história do Rio Grande do Sul, publicou vários livros. Esse filme é baseado na história e lendas do militar maragato Gumercindo Saraiva da Revolução Federalista. Que filme! Inteligente, cirúrgico, fala muito da loucura da guerra, da loucura que acomete seus exércitos, as pessoas, não importam que lado estejam. Do ódio que gera ódio.

Leonardo Machado interpreta um dos filhos de Gumercindo que foi morto. O filho vai com seu irmão e primo enterrá-lo, mas o exército corta a cabeça e designa um militar para levar a cabeça para um oficial em Porto Alegre. Adoro muitos atores. O irmão é interpretado por Marcos Pitombo e o primo por Allan Souza Lima. O amigo fiel da família por Sirmar Antunes. Há participações de Marcos Breda, José Victor Castiel, Rogério Beretta, Mariana Catallane e Marcos Verza.

A família começa numa caçada pra recuperar a cabeça e enterrar com o corpo. O texto é incrível, os embates nos viram do avesso, que filme lindo e profundo. E que fotografia de Alexandre Berra. Algumas cenas foram filmadas nas Missões. As paisagens do Rio Grande do Sul são deslumbrantes. O desfecho é catártico. O militar vai encontrar o oficial que está na ópera. e está passando uma ópera no Theatro São Pedro de Porto Alegre, que brilhante. Tudo é genial! Que filme!

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Acredito que seja um filme excitante de ver.
    .
    Continuação de um ano feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rykardo, é um filme difícil, mas muito atual por falar da insanidade da guerra.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita! Gostei muito da resenha, fiquei curiosa para assistir também. Estou reconsiderando minha assinatura da prime. srsr

    Grata pela dica!
    Feliz Ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vanessa, eu gostei bastante. eu vi pouco o q tinha no acervo da prime, tem uma série que quero ver, manhãs de setembro, mas não tenho esse streaming.

      Excluir
  3. Já quero vê! Foi para minha lista. Aproveitar que estou de férias e vê!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de vários desses atores
    Sou fã de filmes que primam pela genialidade

    Levo já a indicação

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, vc vai gostar, mas é um filme difícil de ver pela violência.

      Excluir

Cultura é vida!