sábado, 7 de janeiro de 2023

Downton Abbey - 1ª Temporada

Assisti a 1ª Temporada de Downton Abbey (2010) de Julian Fellows na GloboPlay. Eu tinha começado a ver essa série na TV Cultura. No terceiro episódio coloquei pra gravar, o que não aconteceu. O gravar da Net Claro só dá erros. Então parei de ver, fiquei feliz que estreou na GloboPlay e tinha alta expectativa.

Essa primeira temporada é um folhetim clássico com belíssima direção de arte. As novelas atuais já abandonaram esse modelo antigo de deixar tudo para o último segundo, ou mesmo deixar sem solução para temporadas seguintes, mesmo tentando te prender dando a entender que as tramas serão resolvidas antes. As moças casadoiras não tem nenhuma solução nessa temporada, diferente do que os episódios tendem a insinuar. 
São bem cansativas e repetitivas as rivalidades da trama. Os personagens são maniqueístas e previsíveis. Chatíssimas as divergências entre as duas matriarcas, entre as duas irmãs e entre os empregados. Ficam indo e vindo e sem definição. O mal sempre vence como novelas antiquadas, sem nuances os personagens. Mesmo Maggie Smith que foi muito elogiada pelo seu desempenho na série, tem um personagem bem caricato e chato. O elenco todo é muito bom Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Dan Stevens, Jessica Brown-Findlay, Laura Carmichael, Jim Carter, Brendan Coyle, Lesley Nicol, Sophie McShera, Siobhan Finneran, Michelle Dockery, Rob James-Collier, Phyllis Logan e Joanne Froggatt. Espero que melhore na segunda temporada, quando a guerra chega.

Me incomodam muito os inúmeros textos que tentam provar que os ricos são generosos, porque empregam muita gente. Também eles são os salvadores, eles que conseguem empregos para profissionais esforçados. Os funcionários dependem eternamente da generosidade de seus patrões. São incapazes de se libertar e buscar seus destinos por conta própria.
Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Eu via o seriado por dois motivos: 1 - linda fotografia e registro primoroso da vida aristocrata, naquele tempo e naquele país 2 - Porque era como ver a face limpa e glamourosa do imperialismo sempre tão impositivo e impiedoso com outros povos.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, a fotografia e direção de arte é maravilhosa como muitas novelas. sim, e o roteiro deixa claro os ricos salvadores, mesmo q eles decidam na sua arrogância superior quem deve ou não ser salvo.

      Excluir
  2. Já ouvi falar mas nunca assisti.
    Estou com pesquisa de público no blog se quiser responder, eu agradeço.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa Série é maravilhosa. É linda e toda chique. Ao contrário de vc, gosto de ricos, da vida de ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a direção de arte é belíssima mesmo. é raro milionário que não tenha enriquecido explorando os pobres, escravizando ou roubando.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? E a TV Globo desmembrou os filmes Pluft e Marighella em minisséries.... Feliz 2023! Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, que bom, eu vi marighella na globoplay q é maravilhoso. seu jorge arrasa. que fotografia. uma hora quero ver pluft.

      Excluir
  5. Eu 58nha me aimado quando vi a imagem e comecei a ler teu relato, mas confesso que fico com preguiça quando percebo que ainda precisamos falar sobre o obvio nos dias atuais.

    Grata pela partilha viu! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vanessa, tb acho q já passou da hora. é uma boa série, belíssima direção de arte, mas o roteiro tenta provar o tempo todo que os patrões são bons.

      Excluir
  6. A direção de arte é mesmo primorosa, um encanto, mas confesso que estou sem paciência pra esses "folhetins reais" 😉😉

    ResponderExcluir

Cultura é vida!