quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Paloma

Assisti Paloma (2022) de Marcelo Gomes na Globoplay. Assim que o filme estreou explodiram publicações dele nas minhas redes sociais, só elogios! Passei a querer muito ver! Fiquei muito feliz que estreou no canal. Gosto muito desse diretor, li que ele leu a matéria sobre a mulher trans que casou no interior do Ceará e foi lá conhecê-la. Resolveu então fazer um filme inspirado em Paloma. É tão lindo! 

O sonho de Paloma é casar. Ela mora com seu marido e sua filha. Ela trabalha colhendo mamão papaya para grandes agricultores com suas amigas. E faz bico de cabeleireira.
Como Kika Sena é linda e talentosa. Lindo demais o diálogo com o padre (Buda Lira). Paloma quer marcar o casamento. Ele é muito cuidadoso em explicar pra ela a impossibilidade. Ele diz que o mundo evoluiu, mas a igreja não e que infelizmente ele não pode realizar o casamento, só se o papa autorizar. Ela escreve então ao papa que não autoriza.

Seu marido é o típico machista. Ama profundamente Paloma e sua família, mas desde que tudo seja escondido. Como muitos que escondem quem é diferente e fora dos padrões. Pro casamento não convida ninguém. Quando a matéria sai e os amigos fazem piadas, ele maltrata a esposa e a culpa por tudo o que acontece, que a culpa é o que ela fez, não culpa os amigos homofóbicos. Ele é interpretado por Ridson Reis. O filme sem ser panfletário, mostra a maldade da sociedade em pequenas cenas, como ela na piscina com a família, com o patrão duvidando e debochando que ela tem uma filha.
O filme é muito lindo!

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. .
    Após ver e ler tão bonita publicação que, naplaudo e elogio, oferece-me deixar votos de um FELIZ E SANTO NATAL, extensivo à sua família e amigos
    .
    Poema de Natal: “” Jesus, é a luz, o caminho “”
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito interessante mesmo. A reação do marido só mostra como os preconceitos se entranham nas almas humanas e se tornam 'estruturais'. A pessoa é preconceituosa e nem se dá conta.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, exato, amava-a profundamente, mas não conseguia bancar sua escolha socialmente.

      Excluir
  3. O filme equaciona um tema muito atual, em que tudo se explica e tudo se procura saber sobre o sexo.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  4. Gostei. É uma boa sugestão!!
    -
    Desejo que todos tenhamos saúde e paz. Que nunca nos falte a alegria de viver, o bom senso, a humildade, a solidariedade, a compreensão e a união, etc..
    .
    É outra vez Natal ...
    .
    Um beijo/abraço fraterno a quem de direito. Sejam muito felizes hoje e sempre. Um 2023 cheio de positividade.

    ResponderExcluir
  5. Espero um dia também ter a oporrtunidade de o ver.
    Fiquei com água na boca.

    Beijinhos
    docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Temática necessária sobre a diversidade e a importância do acolhimento e respeito.
    Acho bacanudo como alguns diretores tem sido cuidadosos em não serem panfletários e sim em mostrar a realidade de maneira delicada e promover a inserção.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, o diretor falou do amor e do sonho de casar. o amor é universal.

      Excluir
  7. Obrigado pelo carinho e dica maravilhosa. Bom final de semana.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!