domingo, 18 de dezembro de 2022

Cheganças

Assisti O Auto de Natal Caipira, da Cia Cheganças, no Largo do Rosário na Penha de França. Que espetáculo lindo! Diego Dionísio buscou no folclore e nas folias de reis inspirações pra montar essa linda apresentação!

Fotos de Rafael Berezinski

Com músicas de domínio público e autorais, o grupo encenou o nascimento de Cristo e a festa de Reis. Ao todo 15 artistas encenaram o Cheganças! As atrizes eram Elizabeth Regina e Tati RougeOs Reis Magos eram palhaços mascarados, tinham ainda acrobatas, dançarinos, banda, cantores, um primor! A banda, com direção musical de Edson Teles (violão, voz e percussão), é formada exclusivamente para este projeto, tendo Fernando Saba, na flauta, Zé Gomes do Acordeon, na sanfona e Naaya Lelis, na voz.

5 mil fuxicos foram confeccionados pra incorporar os figurinos e as decorações. Os cenários e figurinos eram de Anderson Vasquez.

No Largo do Rosário da Penha de França fica a Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França tombada em 1982. Foi uma graça ver o Cheganças! ser encenado em frente. E na praça, pra todo mundo poder ver.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Deve ser mesmo espetacular!! :))
    -
    Beijos- Bom Domingo.

    ResponderExcluir
  2. Amei saber desse grupo e desse espetáculo. É sempre um alento para mim descobrir que grupos (e mesmo apenas um indivíduo) brasileiros criem obras baseadas em nossa própria cultura, expondo a nossa própria percepção dos fatos e eventos.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb adorei conhecer. realmente é um alento encontrar pesquisadores de nossa própria cultura e ainda vibrantes em transformar em lindas artes.

      Excluir
  3. Muito interessante, não conhecia.
    Boa semana. Pedrita, tenha um FELIZ NATAL.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito conhecer ❤
    Sou apaixonada pela folia de Reis e sou fã incondicional da decoração com fuxicos (um dia ainda aprendo fazer)

    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!