domingo, 18 de setembro de 2022

Torto Arado de Itamar Vieira Junior

Terminei de ler Torto Arado (1979) de Itamar Vieira Junior da Todavia. Eu queria muito ler esse livro premiado e uma amiga me presenteou. Torto Arado ganhou os prêmios Oceanos e Jabuti e começa a ser editado em outros países como Alemanha, Bulgária, México, Inglaterra, entre outros. Vida longa e eterna a esse livro maravilhoso! Essa capa incrível é de Elisa v. Randow com ilustração de Aline Bispo, inspirada na fotografia de Giovanni Marrozzini da série Nouvelle Semence.

O marcador de livros é da Livraria Cultura com obra de Lucia Buccini.

Quadro de Peggy-Lou 

Foto de Giovanni Marrozzini

Torto Arado conta a história fictícia de Bibiana e Belonísia. Elas vivem em uma fazenda fictícia no interior de Minas. Elas acham nos escondidos da avó um facão, fascinadas pela lâmina levam à boca. São levadas correndo a cidade, uma perde boa parte da língua, dificilmente voltará a falar e a outra perde menos a fala. O médico diz que terão que fazer fisioterapia, o que naquelas condições de vida é inviável, como ir a cidade regularmente. Bibiana passa então a ser a porta-voz da irmã e elas ficam mais unidas ainda. Muito linda a união delas e elas serem tão diferentes entre si.

Obra de Aline Bispo

O livro conta a história da família das duas irmãs e seu entorno. Eles são explorados pelo dono da terra. Podem viver em um pedaço de chão, mas tem que trabalhar para o dono da fazenda, se sobrar tempo podem ter horta, com várias restrições. A casa também só pode ser de barro. Não recebem salário. A avó era a parteira, o pai era quem cuidava das pessoas com ervas e poções. Como fazer partos era desconfortável pelo contato físico com as mulheres, vai transferindo a função para Beloísa, que vai aprendendo com o pai sobre as ervas. Bibiana resolve ir na adolescência embora com quem se apaixona. Ela se forma professora. O marido torna-se ativista em defesa por melhores condições aos seus. É um belo livro, como diz uma amiga, com uma história muito bem contada, daquelas apaixonantes, que não queremos parar de conhecer. Muito lindo!
Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Acredito que seja um livro com uma narrativa fascinante de ler
    .
    Domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Li e comentei no meu blog porque o achei muito bom. A estória é simples, mas retrata à perfeição a realidade do povo negro que vive como agregado em fazendas pelo interior do Brasil. A índole escravista dos donos das tais fazendas é bastante evidenciada. Eis aí um livro muito necessário!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, voltei na sua postagem. é incrível mesmo. exato, as famílias aceitam e acham normal aquelas regras todas exploratórias.

      Excluir
  3. Achei um livro maravilhoso!
    Adoro essa pegada realismo mágico como a bem contada passagem do tempo mesmo num tempo sem tempo e a sensacional qualidade da prosa poética num vocabulário acessível.
    A terra é tbm uma personagem na narrativa, um dos elementos necessários e o tema atual e preciso.
    Destaque tbm para o pai das meninas com o simbolismo africano e a atmosfera "espiritual".
    Sua resenha está perfeita ❤

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb achei. sim, gosto muito de livros mágicos. sim, gostei muito de contar como a tradição de tratamento passa na família aos herdeiros.

      Excluir
  4. Talvez devido às notícias sobre os prémios literários, eu já ouvira falar deste livro, não sabia o tema. Nos últimos meses provavelmente por estar a enfrentar um período difícil, tenho lido obras mais de suspense, policiais e lúdicas do que denúncias de injustiças sociais, mas prevejo voltar a obras mais densas. Pode ser de facto que me cruze com este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, espero q chegue em portugal pq acho q vc vai gostar. sim, eu tb leio mais livros policiais qd preciso fugir da realidade difícil. se cuide.

      Excluir

Cultura é vida!