segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Tudo Vai Bem

Assisti Tudo Vai Bem (1972) de Jean-Luc Godard no TelecinePlay. Faz um tempo que vi que o Telecine colocou vários filmes clássicos no streaming Now. Eu teria que olhar o que assisti para escolher um, já assisti de alguns outros diretores e sim, eu iria ver mais alguns do Godard que não tinha visto. Após seu falecimento resolvi escolher um e fiz uma ótima escolha. Absolutamente genial!

Tudo Vai Bem é considerado um filme político do Godard e realmente tem bastante sobre política, mas aborda muitas questões. No início mostra como é uma a produção de um filme, tema importante nesses tempos. De forma inteligente, a câmera foca em um talão de cheques e  vai assinando pra todos os envolvidos no projeto, é gente, locação, detalhes que não acabam mais. Achei muito atual mostrar que cinema custa e que é importante pra todos, mesmo que seja só pra divertir. São geniais as cenas dessa foto. Há uma fábrica, os grevistas prendem o diretor e as cenas vão acontecendo simultaneamente em cada cenário. Jane Fonda é a jornalista que vai fazer a matéria.
Muito engraçado porque ela leva o namorado na fábrica. Ele é o ótimo Yves Montand. Não faz muito sentido, nem ele sabe muito o que fazer ali. Adoro esse nonsense do diretor. Também é ótimo o diálogo que ele fala sobre comerciais. É muito detalhe! Gostei muito!

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito interessante de assistir.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi um filme do Godard, fiquei curiosa.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, o primeiro q vi me atrapalhou pq não gostei, mas os seguintes amei. band à parte acho q vai amar.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Fui ao Espaço Itaú - Shop. Frei Caneca. Assisti A Viagem de Pedro com Cauã Reymond. O filme toca na sexualidade do Imperador. “Vcs acham q vou ganhar a guerra com pau mole?”, esbravejou. Enfrentava Sífilis. É uma viagem interna com suas angústias e externa p/ Portugal. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah, que ótimo, eu também estou baixando uns filmes do Godard para ver. Os franceses têm um modo peculiar de se expressarem no cinema, acho que têm um olhar mais artístico. O lado - digamos - financeiro das artes é, no meu entendimento, tipo uma faca de dois gumes: não se faz nada sem dinheiro, mas o dinheiro também pode corromper a arte, dominando-a e impondo arte ruim como boa e impedindo que bons artistas sem dinheiro possam se expressar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o telecine tinha colocado vários filmes clássicos qd comemorou anos do cinema. tem outros do godard. não tem como fazer arte sem dinheiro, pq artista é profissão. do mesmo modo q não tem como fazer uma cirurgia sem o médico ser pago, a não ser q seja trabalho voluntário.

      Excluir
  5. Godard é um ícone!
    Preciso assistir mais filmes dele.
    A singularidade com que dirige é notável.
    Esse ainda não assisti e já levo a indicação.

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb preciso ver mais filmes dele. tem vários no telecine now. acho q vc vai gostar muito desse, eu amo nonsense.

      Excluir

Cultura é vida!