quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Por que você não chora?

Assisti Por que você não chora? (2020) de Cibele Amaral no Festival de Cinema de Gramado no Canal Brasil. Uma estudante de psicologia precisa fazer acompanhamento de algum paciente que será aos sábados, 3 horas durante à tarde. A supervisora ajuda os alunos a lidar com os conflitos que surgem do relacionamento profissional com o paciente. Entre os melhores filmes que vi esse ano. Aborda com maestria temas tão delicados como os distúrbios mentais.
O filme fala muito da bolha que vivem muitas pessoas. Os professores da faculdade são incapazes de perceber a estrutura dos alunos, ou a falta de estrutura dos alunos, ou já imaginam que eles tem infra estrutura em casa. Que a família os sustentam enquanto eles estudam. Não é o caso dessa jovem. Muito calada, eles não sabem e nem tentam perceber as limitações financeiras e de tempo que ela tem.

Ela e a irmã levantam ainda de noite. Prepara as marmitas das duas, andam muito. A menina fica em uma creche, depois vai a escola e volta para a creche. A irmã segue de condução até um trabalho burocrático e solitário de atendente de um prédio comercial. Volta tarde pra pegar a irmã de novo na creche, prepara a janta, ajuda a irmã na lição, dormem muito tarde. Para fazer a supervisão uma tia precisa cuidar da irmã. Mas ninguém da família parece gostar de ajudar a jovem. A tia pergunta se todo sábado terá que ser assim. Os pais das duas moram em uma cidade pequena, e a mãe reclama quando a filha pequena precisa ficar com ela. Incrível como todos acham que a responsabilidade de cuidar da criança de 8 anos é da irmã. A solidão dessa jovem corta o coração. A professora diz que a aluna precisa fazer terapia. A jovem diz que não tem tempo. A professora nem imagina o quanto é verdade, insiste, a jovem finge aceitar e se cala. As professoras levam tempo demais pra perceber o desalento dessa jovem. O filme é de cortar o coração. Fiquei dilacerada. Levei dois dias pra me recuperar.
Impressionante o trabalho de Carolina Monte Rosa. Gosto demais dos outros atores do elenco. Bárbara Paz arrasa.  Incrível também a irmã interpretada por Valentina Cysne. E excelentes Elisa Lucinda, Cristiane Oliveira, Maria Paula e Priscilla Camargo. O filme é feminino demais. Solitário demais!

Link do trailer do filme: https://www.facebook.com/Por-que-Voc%C3%AA-N%C3%A3o-Chora-100907738404473/videos/3550323158353858

Beijos,
Pedrita

24 comentários:

  1. Parabéns pela direção do filme. Ele traz questões importantes para pensar e repensar a psicologia, a psiquiatria, o acompanhamento terapêutico, por fim, o sofrimento humano e os modos para lidar com ele. Carolina Monte Rosa interpretou de forma primorosa a estagiária de psicologia ao lado da Barbara Paz. Será um marco para nós. Abraços, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, filme que merece ser visto. Mas, infelizmente, sinto que não terei estrutura emocional para isso. Se você ficou dilacerada por dois dias, imagino que minha idade, e a situação tensa em que estamos, não me permitem arriscar.

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme excelente! Um tema difícil, que precisava ser exposto da forma clara e compreensível mostrada em Porque Você Não Chora. Ótimas atuações de Carolina Monte Rosa, Bárbara Paz e do elenco. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Assisti e amei... Quero muito ver novamente, simplesmente perfeito. São questões de suma importância. O olhar, a delicadeza das forma como a história foi contada, são de tirar o chapéu! Parabéns Cibele Amaral! Arrasa!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza é um filme intenso, mas que eu preciso conferir.
    Deve ser o tipo de trama que requer mesmo muito tempo refletindo sobre. Quando possível quero assisti-lo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu vou dar um tempo... mas quero ver este filme no futuro. Neste momento eu estou me sentindo meio que sem forças, para lidar com esse tipo de coisa. Outro dia deparei com um vídeo antigo, da década de 60, aparentemente, em que uma jovem - entrando num processo de esquizofrenia - conversava com uma profissional da psique (psicóloga? psiquiatra?). A proffisional não aparece no vídeo, só a 'paciente'. Não consegui assistir mais que 2 minutos. E a paciente nem era do tipo assustador ou desconexa, pelo contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, espero q uma hora consiga ver, mas tem q estar preparada mesmo. eu descobri no final q estava tb sem forças pra lidar com esse tema.

      Excluir
  7. Boa tarde Pedrita. Obrigado pela indicação. Pena que esse ano o Festival de cinema de Gramado será virtual. Quero muito um dia conhecer essa cidade Gaúcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, eu nunca consegui ir no festival em gramado. fica tudo muito caro infelizmente. mas eu confesso ter amado que esse ano está sendo virtual e estou podendo aproveitar.

      Excluir
  8. O tema não é do meu agrado.
    E filme nacional, raramente me interessa.
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o filme é incrível, mas tem q estar preparada pra vê-lo.

      Excluir
  9. Confesso que não conheço, mas pela descrição parece bastante interessante!! :)
    -
    Cores matizadas, alegres ciprestes
    -
    Beijos, e uma boa noite:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cidália, eu fiquei conhecendo qd fui ver a programação do festival de gramado. ainda não entrou no circuito.

      Excluir
  10. Amo a Bárbara Paz, quero muito assistir!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá Pedrita
    Quero muito assistir
    Acho o tema importante e necessário
    Deve ser discutido, debatido e feitas as devidas reflexões
    Você tinha dito que conseguiu assistir voltando o controle remoto, como você conseguiu fazer?
    Será que dá para eu assistir assim?

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é possível sim. no canal brasil costuma ficar uma semana disponível. é ir na grade de programação e ir voltando os dias, depois clicar em rever evento. alguns canais não permitem.

      Excluir

Cultura é vida!