terça-feira, 1 de abril de 2025

Camponeses

Assisti Camponeses (2023) de DK Welchman no Max. Não tinha ideia desse filme, fui até pesquisar antes. É literalmente uma obra de arte. As cenas do casamento são deslumbrantes! Há muita dança e música belíssimas que tem inclusive no Spotify.

O filme foi realizado, depois mais de 100 pintores fizeram a animação. Nos créditos vi que eram pintores da Sérvia, Ucrânia, Lituânia e Polônia. O efeito é inacreditável!

Fiquei atônita também em ver que o filme extremamente transgressor é baseado no livro homônimo (1904-1909) de Wladyslaw Reymont que ganhou Prêmio Nobel por esse livro que não tem no Brasil e é em vários volumes. Eu fiquei bem chocada do livro ser de 1900 e tão transgressor. Uma jovem é cobiçada por toda uma aldeia e tem má reputação. Um homem mais velho acaba de ficar viúvo e ela é obrigada a se casar com ele.
Mas ela está apaixonada pelo filho dele. Eles tem um romance, mas ele é casado e com filhos. A aldeia maltrata demais essa mulher, é um absurdo o que fazem com ela, mas os homens, esses não, a culpa é sempre dela. Como o filme é pintado posteriormente, há um ótimo elenco, ela é a belíssima Kamila Urzedowska, pai e filho são Miroslaw Baka e Robert Gulacyzyk.
Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. A estória me pareceu muito interessante. O fato de o filme ser baseado em pinturas também é algo para se considerar.
    E ainda fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tudo é instigante. quero ler o livro, mas só tem estrangeiro. são vários volumes. um só achei caríssimo, imagina todos.

      Excluir
  2. Não tinha ideia do filme, estou impactada com essa pegada de 100 pintores que realizaram a arte 😍
    E transgressora essa narrativa há 125 anos!
    Claro, lógico e óbvio que levo a indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb desconhecia por completo, vou tentar ver o outro q tem a mesma técnica. e sim, a trama é muito ousada até pra hj. acho q vai gostar.

      Excluir

Cultura é vida!