sábado, 9 de janeiro de 2010

Dalva e Herivelto

Assisti Dalva e Herivelto (2010) de Maria Adelaide Amaral na TV Globo. A direção é de Dennis Carvalho. Queria muito ver essa mini-série, gosto muito de histórias de grandes artistas brasileiros e embora conhecesse muito as belíssimas canções do Herivelto Martins e algumas interpretações da Dalva de Oliveira, pouco conhecia a história.

Dalva de Oliveira era de origem humilde, quando conheceu Herivelto é que ingressou no Trio de Ouro e começaram a fazer sucesso. Também era uma época muito promissora para grandes cantores, a era do rádio, dos cassinos. A
reprodução de época da mini-série estava majestosa. Tinha estranhado que o Herivelto chamava a Dalva de neguinha e fui procurar fotos e levei um susto com a caracterização da Adriana Esteves, idêntica. Os trejeitos já me surpreendiam, havia um jeito de cantar, um jeito de interpretar muito da época e ela estava impecável. Fábio Assunção também está excelente. É muito triste a separação do casal, além de ser barulhenta como foi a relação, eles ainda se deixaram usar pela mídia e gravadoras que gostavam do embate musical que faziam. Herivelto é o que mais foi influenciado.
Ele descobriu na época da separação que a Dalva o traiu, embora ele tenha traído ela sistematicamente, até na casa deles, o rancor que ele adquiriu por descobrir que ela também traiu no final da relação beira o insuportável. A atitude dele só ajudou o talento de Dalva, que ganhou fãs e apoiadores. Ele passou a se incomodar profundamente com o sucesso que ela faz. Ele acreditava que ela não iria sobreviver musicalmente sem ele e sem o Trio de Ouro e fica com muita raiva que ela faz muito sucesso, inclusive internacional.

Concordo quando o Fábio Assunção diz que para entender o Herivelto precisamos entender o período. Ele era muito mulherengo, mas também devia ser muito assediado quando começou a fazer sucesso. Muitas cantoras que queriam o estrelato deviam assediá-lo. Nada justifica ele se envolver com a maioria, mas concordo que para um homem que ascendeu financeiramente, devia ser um deslumbramento ser procurado por tantas belas mulheres. E enquanto o Fábio Assunção é belíssimo, o Herivelto não era tão estonteante assim. A Dalva e o Herivelto tinham um relacionamento muito conturbado, cheio de ciúmes e brigas. Depois ele se apaixonou por uma aeromoça e foi viver com ela. Dalva desgostosa, se viciou em bebidas o que acabou matando-a muito jovem. Achei lindo o relacionamento que ela teve com um barman, seu último amor. Até brigaram bastante no começo, mas a maturidade trouxe a serenidade e parece que foram muito felizes.

O elenco é excelente, mas apesar dos negros terem papel de destaque, tanto nos créditos como no site seus nomes ficam em segundo plano e próximos dos que tiveram participações. O ator negro que interpreta o integrante do trio de ouro é Maurício Xavier. Adoro o ator que interpretou o Grande Otelo, Nando Cunha, eu já tinha adorado o trabalho dele em Desejo Proibido, apesar dele ser bastante alto, a caracterização e a interpretação foi idêntica. A atriz que interpreta a mãe da Dalva é Denise Weinberg. A Lurdes é interpretada pela Maria Fernanda Cândido. Os filhos da Dalva adultos são interpretados por Thiago Fragoso e Thiago Mendonça e a amiga por Leona Cavalli. O Ricky Valdez é interpretado por Pablo Belini. O barman Dorival por Leonardo Carvalho. Fernando Eiras faz Francisco Alves, Claúdia Netto faz Linda Batista, Soraya Ravenle, Emilinha Borba e Fafy Siqueira, Dercy Gonçalves. Outros do elenco são: Jackson Costa, Yaçanã Martins, Mayara Neiva, Jandir Ferrari, llen Roche, Emílio de Mello, Janaína Prado, Adriana Sales, Fernanda Curi, Luciana Fregolente e Susana Ribeiro.



Youtube:

Youtube: Dalva de Oliveira canta "Estrela do Mar" (1952)





Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ver a foto verdadeira de cada um!
    E principalmente ouvir alguma canção.
    Parabéns pelo texto.
    Eu adoro mini-séries (é assim que escreve?) mas não acompanhei esta.
    Bjo grande sumida!
    Li

    ResponderExcluir
  2. Heiii...deixei um selinho pra você...não sei se gosta masi foi de coração!
    Bjo grande...LI

    ResponderExcluir
  3. OLá, tudo bem? Assisti aos cinco capítulos e esperei o momento final da obra para publicar meu artigo ontem no blog.. Realmente conehcia mais a trajetória artística da Dalva do que essas histórias pessoais.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Olá, só pra avisar que linkei o seu texto sobre um dos livros de Françoise Sagan (este: http://mataharie007.blogspot.com/2007/11/nau-dos-insensatos.html) em uma das matérias da nossa revista. Se quiser, dá uma olhada lá e acrescente suas impressões :) http://www.revistacapitu.com/materia.asp?codigo=144

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, me lembro dela quando crianca, pois fazia muito sucesso e meus pais gostavam de ouví-la. Mas da vida dela nunca soube nada. Mas que eles fizeram um sucesso enorme, isso fizeram e acho muito justo que a TV conte a sua história.

    Um beijao

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, eu adorei a série. Foi perfeita. Fiquei com muita pena da Dalva, por ela não ter conseguido superar a separação, isso acabou com ela. Pena, pois ela era uma cantora com tanto talento. O Herivelto era muito fruto de sua época, mas dá a entender que aprontava com a Dalva pq acreditava que ela nunca o largaria.

    Eu adorei tudo, principamente as cenas dos musicais. E Adriana deu um show! Ah, como eu adorei ver o Nando Cunha na série! Ele é muito bom!

    Ah, no elenco trabalho uma filha de Herivelto e Lourdes, a Yaçanã Martins.

    É muito bom ver um produto com tanta qualidade produzido aqui! E melhor, em horário bom. Fiquei contente que colocaram ao ar depois da novela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Pedrita.

    Não consegui acompanhar a serie inteira e ainda por cima perdi o último capitulo.
    Foi uma pena pois estava bem legal.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da mini-série. Parabens à Globo por divulgar fatos históricos/culturais de nossa música popular, duma época tão glamurosa. Que venham outras! Que as reminiscências musicais trazidas para os dias de hoje, sirvam para pautar para uma melhor qualidade a música popular brasileira de nossos dias,as quais estão letras tão banalizadas!

    Cleber Ribeiro
    -Radialista-
    Rio Paranaíba - MG

    ResponderExcluir
  9. olivia e duanne, obrigada.

    fabio, eu sabia pouco sobre a dalva.

    georgia e cleber, eu adoro mini-séries q contam a história de nossos artistas.

    marion, é impecável mesmo. e igualmente amei que passou em um bom horário e sempre no mesmo a semana toda.

    ResponderExcluir
  10. Mas valia ter posto a foto deles, poucos os conhecem.
    Bjo grande!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Respondi seu comentario la no blog.
    Como não tenho antena, a minha TX é so para ver filmes, não pude acompanhar a miniserie, mas o pouco que vi, fiquei impressionada pelo talento da Adriana Esteves.ela estava perfeita na pele de Dalva de Oliveira.
    Tambem quero lhe parabenizar por seus textos aqui no blog...

    ResponderExcluir

Cultura é vida!