terça-feira, 9 de março de 2021

O Tigre Branco

Assisti O Tigre Branco (2021) de Ramin Bahrani na Netflix. Eu estou tentando assistir aos filmes que concorrem ao Oscar, esse concorre a Melhor Filme Estrangeiro e é genial, bastante surpreendente e diferente. Primeiro porque não mostra a Índia que os turistas veem e passam a ter uma visão romântica do país, mas sim a Índia de fato, que eu já tinha visto no livro A Distância entre Nós, de Thrity Umrigar, a das castas. E com relações entre patrões domésticos e empregados muito parecidos com o Brasil, infelizmente, que beiram a escravidão. O filme é baseado no livro de Aravin Adiga, que quero ler.

O protagonista é da casta baixa. Muito inteligente consegue uma bolsa pra estudar em outra cidade, mas a avó proíbe e o obriga a trabalhar com carvão. A avó explora filhos e netos. Opressora, ela impede que eles voem, mas ele tem sonhos altos e vai fazendo passo a passo os seus planejamentos pra melhorar de vida.

O filme é desconfortável e imprevisível. O protagonista que narra a sua história desconcertante. Os patrões são interpretados por Priyanka Chopra e Rajkummar Rao.  A avó por Kamlesh Gill. Uma graça o garoto, Vedant Shina, que interpreta o parente do protagonista.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Muito bem. Boa publicação. Obrigada pela partilha!! :)

    -
    Beijos e um excelente dia :)

    ResponderExcluir
  2. Será certamente um filme fascinante de assistir
    .
    Uma terça-feira feliz.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Pedrita,
    eu vi esse filme,nossa, realmente ele é impressionante.fiquei um tempão conversando com amigos a respeito do quanto que O Tigre Branco é forte e mexe com as nossas emoções!
    Um beijãoooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andreia, exatamente, eu ainda fico pensando no filme. e o q mais me incomoda é q lembra muito o brasil.

      Excluir
  4. Parece ser realmente interessante, vou tentar vê-lo!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. parece ser um bom filme a ver gostei do que li e vi obrigada pela partilha bjs

    ResponderExcluir
  6. Estou curiosa para assistir esse filme.
    Me lembrou aquela pegada social de Parasitas.
    Já está na listinha (enorme) dos desejados para conferir.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Neste ano, não farei a minha Maratona Oscar.... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, estou tentando ver o q está disponível em streaming.

      Excluir
  8. OI Pedrita, o filme realmente causa um desconforto, um incômodo, impacta. Esse é o objetivo mesmo, né? Eu fiquei dias pensando no filme depois que assisti.
    Eu também quero ver os filmes concorrentes do Oscar.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, sim, muito desconfortável. o diretor não teve receio em incomodar. tb não paro de pensar no filme.

      Excluir

Cultura é vida!