domingo, 26 de maio de 2019

Exposição Vaivém

Fui a exposição Vaivém no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A curadoria é de Raphael Fonseca e é sobre redes. Fiquei fascinada antes mesmo de ir ver. Adoro que espaços como esse possam trazer grandes artistas e exposições, não só pelo suporte financeiro, mas porque atendem todas as exigências de segurança que as grandes obras tem. Mas eu amo também exposições mais intimistas, e redes estão no nosso imaginário, pelo menos no meu, e quem sabe de muita gente.

Foto Barco em Santarém (2007) de Luiz Braga

Além das redes, há fotografias, telas, livros, objetos, que remetem a redes. São 300 obras. Eu adoro o Luiz Braga, dele estão três fotos feitas no Pará. Incrível esse barco repleto de redes.

Foto Peregrino, Mulundus, Brasil (1948) de Pierre Verger

Há fotos históricas de Pierre Verger feitas na década de 50 e de Claudia Andujar das tribos Yanomamis na década de 70. Nas obras de arte tem pinturas com redes de J. Borges, Frans Post, entre outros. Eu não tinha ideia que J. Borges tinha fotos com redes, fui na postagem da mostra dele que vi e não achei as obras com redes, nem na internet. Após essa exposição fiquei com a sensação que vou começar a ver redes em tudo.

A mostra traz o Macunaíma de Mário de Andrade e o seu livro em quadrinhos, além de trechos do filme. HQ do Zé Colméia. Obras do Mestre Vitalino. É uma mostra muito rica. E minhas amigas de outros estados podem se animar que além de gratuita ainda vai viajar para os outros CCBBs de Brasília (setembro/2019), Rio de Janeiro (dezembro/2019) e Belo Horizonte (março/2020). No CCBB São Paulo fica em cartaz até 29 de julho e a visita é grátis!

Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Interessante essa exposição.
    Bom domingo!
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita
    Com certeza quero ver!
    Vai até 29/07 dá tempo de sobra pra planejar a ida.
    Eu amoooooo redes, o bloguito tem rede até no nome 😀😀 Café com Leitura na Rede, é de rede de balanço mesmo, eu sei que muita gente associa a web 😁😁
    Indicação devidamente anotada.
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc vai adorar. ah, nossa, nunca pensei q fosse sobre redes q tinham nessa exposição. pensei exatamente rede de internet.

      Excluir
  3. Pedrita,
    O CCBB sempre apresenta exposições interessantes. Fiquei curiosa para ver essa.
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido uma experiência incrível, Pedrita!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo exposições, ainda bem que a minha cidade é rica em cultura, uma pena que muitos não gostam.
    Gostei da imagens querida!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu tb não conseguiria viver em uma cidade com poucas ou nenhuma opção. ia surtar. acho q ia intervir e tentar melhor o repertório do lugar. ou viajar bastante. essa exposição foi demais. qd for a bh aproveite pq acho q vai gostar.

      Excluir
  6. Redes é muito comum aqui no Nordeste.
    Tem redes de todo tipo e tamanho.
    Acho que na minha casa tinha alguma rede num terraço que era armada só quando se ia deitar.
    Deve ter sido linda vê os vários tipos e cores de redes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, aqui tb. eu viajei com a familia para vários estados, cada ano íamos para uma região e as redes são feitas pelo brasil afora, cada região com uma técnica de bordado. é fascinante. a exposição foi linda. vc ia gostar.

      Excluir

Cultura é vida!