terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Boa Noite e Boa Sorte


Assisti Boa Noite e Boa Sorte (2005) de George Clooney em DVD na casa da minha irmã. Uma co-produção entre Estados Unidos, Reino Unido, França e Japão. Era louca para ver esse filme, tanto que tentei ver no cinema, mas estreou naquelas épocas impossíveis de ir ao cinema. É simplesmente maravilhoso! Uma aula de jornalismo e de cinema. É o período de perseguição aos comunistas, mas como aqui no Brasil, haviam muitas distorções e acusações falsas. Inclusive, como aqui, alguns desafetos ganhavam o slogan de comunistas, só para virarem inimigos do estado e para as pessoas se livrarem de seus desafetos.

Alguns jornalistas da CBS resolvem então questionar ações do senador Joseph McCarthy que prejudicava pessoas sem dá-las o direito de um julgamento. Esses jornalistas começam a mostrar os acusados, as acusações, sem julgar, mas mostrando que até o momento não há provas de que aquelas pessoas sejam comunistas e que portanto não possam ser acusadas. É complexo o filme, denso, com textos incríveis, a maioria originais da época.

Gostei demais de Boa Noite e Boa Sorte e amei os Extras, precisei de bastante tempo para ver os Extras porque em um deles, George Clooney e o produtor e roteirista Grant Heslov repassam o filme todo comentando em cima. É absolutamente genial! Primeiro porque explicam as suas escolhas. A decisão pelo preto e branco se deu porque resolveram utilizar imagens do senador Joseph McCarthy e de algumas cenas em tribunais. O senador Joseph McCarthy não teve um ator que o interpretava, tudo o que aparece dele são de imagens de arquivo. Portanto houve a necessidade do filme ser em preto e branco para não destoar quando o jornal apresentava as imagens.
Me deliciei com o tom sarcástico de George Clooney e Grant Heslov nos Extras. Clooney faz críticas muito bem humoradas a indústria do cinema, justificando a sua participação no filme, falando ironicamente de alguns de seus antigos trabalhos, de ser ex-galã. É muito inteligente e engraçado, uma preciosidade. Passei a admirar ainda mais o George Clooney que não se acomodou com o sucesso como galã e buscou atuar e fazer filmes densos e importantes, mesmo que menos comerciais.


O elenco de Boa Noite e Boa Sorte é excelente. David Strathairn está incrível como o jornalista Edward R. Morrow. Estão ainda o próprio George Clooney, Robert Downey Jr., Patricia Clarkson, Jeff Daniels, Ray Wise e Frank Langella.

Boa Noite e Boa Sorte ganhou o Prêmio Pasinetti de Melhor Filme, o Volpi Cup de Melhor Ator (David Strathairn), o Prêmio FIPRESCI e o de Melhor Roteiro, no Festival de Veneza.
A trilha sonora é maravilhosa e interpretada por Dianne Reeves. Ela inclusive aparece sempre no filme interpretando ao vivo como se fazia na época.
Música do post e do filme: I've Got My Eyes on You com a Dianne Reeves.

Beijos,

Pedrita

9 comentários:

  1. Eua achei genial a idéia de se fazer esse filme em preto e branco, pois cria a sensação de estarmos vivenciando uma situação passada. É melhor do que se tivessem colorido por computador os pedaços antigos...
    aqueta-2.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, pensei em vc ontem e ia mesmo visitá-la quando vi seu recado no meu blog...Cheguei domingo de viagem e agora começamos o ano pra valer...muita criatividade, sempre. Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei esse filme. Realmente, virei fã do George Clooney.
    Você acredita que ainda não vi os extras? Preciso de um tempo para isso.
    E a trilha sonora é o máximo.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Eu vi esse filme no Cinema e depois em DVD, é realmente muito bom! Tenso, interessante... muito, muito bom!

    ---

    Querida, estou de mudança e devo dar uma sumida da internet por uns dias... quando eu voltar, mando noticias.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. O filme é bom, porém tenho um pé atras com o George Clooney. Desde 11 homens... e milhares de segredos (rs) não consigo ve-lo atuar com admiração como antes.
    Estou com muito sono para fazer uma crítica construtiva neste momento (sic)
    Abs,

    ResponderExcluir
  6. aqueta, concordo, tanto que o clooney no extra tira sarro que será colorizado.

    celia, ótimo ano pra vc. saudades!

    dê, veja os extras, são geniais.

    maga, vou sentir sua falta, sucesso na nova residência.

    lucas, clooney é o diretor desse filme e produtor em syriana. pq queria sair do esteriótipo de galã e fazer algo de consistência.

    ResponderExcluir
  7. Este filme tem o meu querido Robert Downey Jr. Eu vi o filme faz tempo. A história impressiona mesmo, como a censura e a manupulação eram fortes e como eles tentavam fugir disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso! Uma pequena obra prima.

    ResponderExcluir
  9. Estou louco para ver este filme. Mas no cinema de preferência. se não der...

    ResponderExcluir

Cultura é vida!