terça-feira, 28 de abril de 2015

O Homem De La Mancha

Assisti ao musical O Homem De La Mancha do Atelier de Cultura no Teatro Popular do SESI. Queria muito ver esse espetáculo porque ouvia muitos elogios e ganhou muitos prêmios. Minha amiga já viu muitas vezes e ela me convidou. Foi ao site quando liberam os convites, tem data certa e acabam rapidamente, e conseguiu dois ingressos que são de graça. Sou muito grata a ela porque o espetáculo é maravilhoso, impecável, lindo e perfeito. Fiquei muito emocionada. O espetáculo caminha para os 100 mil espectadores.

foto de João Caldas

Miguel de Cervantes é internado em um hospício. Ele pede o direito a um julgamento e mobiliza todos para uma encenação e se transforma em Dom Quixote. Tudo é incrível, O texto é de Dale Wasserman. A música de Mitch Leigh. As letras de Joe Darion. A versão e direção desse espetáculo do Miguel Falabella. A direção cênica associada de Floriano Nogueira. Direção Musical de Carlos Bauzys. Coreografia de Katia Barros. Cenografia de Matt Kinley. Figurinos de Cláudio Tovar. Desenho de Luz de Drika Matheus. Desenho de Som de Gabriel de D´Angelo.

Foto de Roberto Ikeda

Cleto Baccic arrasa como Dom Quixote. Eles faz a caracterização de Miguel de Cervantes para Dom Quixote no palco. Incrível. Não tinha ideia que Jorge Maya cantava tão bem. Adoro esse ator, ele igualmente arrasa como Sancho e canta muito bem. Sara Sarres faz a bela Dulcinéia.  


Foto de Roberto Ikeda

O Homem De La Mancha tem um texto muito atual, o que é sonho ou realidade e porque querer a realidade se podemos transformá-la por algo melhor mesmo que só na imaginação? O musical confronta a dificuldade da vida com a capacidade de sonhar. Muito lindo! E mexe também com o tema da loucura, manicômio e o que é loucura. A questão do teatro também é debatida. Miguel Cervantes propõe um julgamento e monta um espetáculo. Os julgadores falam que não funcionou como defesa, mas Dom Quixote diz: "mas divertiu não?". Para aquelas pessoas, entediadas e confinadas em um manicômio, o teatro passou a ser um lindo respiro de lucidez e diversão. E não só para ver, mas para participar, mostrando o quanto o teatro é uma ferramenta importante para todos nós. Apesar de ter o livro há um tempo ainda não li essa obra prima de Miguel Cervantes, embora já conheça bastante a história por ser referência em várias produções culturais.

foto de João Caldas

Já vi na televisão e no teatro e gosto de vários atores que participam do elenco: Carlos Capeletti, Ivanna Domenyco e Frederico Reuter. E vários atores que não conhecia como o ótimo Guilherme Sant´Anna e  a ótima Kiara Sasso. Alguns do elenco são: Saulo Vasconcellos, Ivan Parente, Fabi Bang, Arízio Magalhães, Anelita Gallo, Luciana Milano, Clarita Galvão, Carol Isolani, Mariana Saraiva, Jana Amorin, Ditto Leite, Elton Towersey, Fellipe Guadanuci e Marcelo Góes.

Foi muito difícil selecionar fotos que dessem a dimensão do espetáculo. Os músicos ficam parcialmente visíveis por uma janela, inclusive o maestro. A música é de excelente qualidade e toda ao vivo. Participam16 músicos e 35 cantores, atores e dançarinos, inclusive a direção corporal é incrível, a agilidade, tudo fantástico. O Homem De La Mancha emprega muitos profissionais de diversas áreas. Adoro os objetos do manicômio compondo o espetáculo. Colheres, garfos, bacias, inclusive nos figurinos. As coroas de talheres de duas personagens são lindas. 


Foto de João Caldas

O programa é gratuito e lindo. Com muitas informações, fotos, letras das músicas. O Homem de La Mancha está na segunda temporada no mesmo teatro e fica até 28 de junho. O espetáculo ganhou os prêmios Melhor Espetáculo pela APCA e Aplauso BrasilMelhor Ator pela APCA para Cleto Baccic. Espero ter feito um post a altura do espetáculo e que minha amiga goste.



Beijos,
Pedrita

19 comentários:

  1. Oi td bem? Estou aqui lendo sobre a morte do Abjumra, gosto dele....fiquei triste,,,mais uma perda esse ano bj http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seu texto foi muito bem redigido e ficou incrível! Seria interessante que as páginas do O Homem de La Mancha e do Atelier de Cultura tivessem acesso ao seu texto. Garanto que eles irão gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. silvana, muito obrigada e quanta honra vc no meu blog.

      Excluir
  3. Adoraria ver esse espetáculo, parece ser muito bom!

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    A Kiara Sasso estrelou vários musicais pela cidade
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu li a biografia dela, muitos musicais realmente.

      Excluir
  5. Não conhecia esse espetáculo, mas pelo que você mencionou, realmente parece ser incrível. Vou ficar de olho; se ele for apresentado aqui no RJ, vou conferir.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma amiga que faz esse espetáculo. Bem legal vc ter assistido! Bem conceituado mesmo. Lindas as imagens.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, que bacana e que honra pra ela. é um espetáculo incrível.

      Excluir
  7. Oi, Pedrita,

    Eu ia adorar este espetáculo, sou muito fã de Cervantes (e do "Quijote" também)!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Esse post me causa vergonha... Trabalho no prédio da FIESP e até hoje não assisti ao espetáculo... Coisa feia...Tenho que assistir.... Daqui a pouco sai de cartaz.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, tem dias que eles liberam os ingressos no site, tente conseguir.

      Excluir
  9. Também tenho o livro, Dom Quixote de La Mancha e nunca li. Um absurdo, eu penso.
    Sempre achei que o Dom Quixote era louco.
    Dulcineia, Dulcineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, ainda vou ler. de nada. eu tb adorei os vídeos. dão uma boa ideia do espetáculo.

      Excluir
  10. Os vídeos estão ótimos.
    Obrigada, viu?

    ResponderExcluir

Cultura é vida!