quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Os Órfãos

Assisti Os Órfãos (2020) de Floria Sigismundi no TelecinePlay. Mais um filme baseado no livro The Turn of Screw (A Volta do Parafuso no Brasil) de Henry James. Esse livro tem inúmeras adaptações até mesmo para o teatro e para a ópera. Esse é só uma sugestão do livro, o filme é bem diferente. É um bom filme do gênero! Absurdamente assustador, o que não acontece no livro que é bem sutil. A diretora é italiana, o filme é uma co-produção entre Canadá, Irlanda, Inglaterra, Índia e Estados Unidos.

Uma jovem (Mackenzie Davis) é chamada as pressas pra ser preceptora de uma menina (Brooklynn Prince), a babá anterior foi embora. A atriz mirim é uma fofa, mas a personagem nem tanto. Nesse as crianças são insuportáveis, cruéis mesmo, indisciplinadas, mimadas. 
Na verdade o rapaz (Finn Wolfhard) é insuportável e já é adolescente. As crueldades que ele faz com a babá são muito, mas muito irritantes. A empregada (Barbara Marten) que cuida deles é uma verdadeira fantasma, assustadora, e como mima as crianças, igualmente irritante. A casa é deslumbrante! E muito, mas muito bem feitas as cenas na parte da casa abandonada, tudo muito assustador. Os cenários são incríveis!

Eu confesso que fiquei meio na dúvida quanto ao final. Mas eu sou dessas espectadoras inseguras que sempre tem receio de ter entendido errado. Mas eu gostei demais do desfecho.


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Olá Pedrita
    Faz muitooo tempo que li o livro.
    Só depois de outro tantão de tempo que vim a saber que foi o primeiro livro de fantasminhas.
    Esse lançamento aínda não conhecia, a sua é a primeira resenha que leio.
    Pena que as crianças não dão conta do recado, é um gênero complicado, porque depende muito da gente criar identificação com os personagens.
    Levo a indicação.
    Tomará que o final não seja em aberto 😁😁

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu acho que eu vi o filme os outros antes de ler o livro. adoro os dois. ah, as crianças dão conta do recado sim, por isso a gente quer q elas sumam hahahahahaha. são terríveis. coitada da preceptora. não, o final não é aberto.

      Excluir
  2. Esse tipo de filme eu não assisto.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro do Henry James faz tempo. Mas ainda não consegui o ler por ter visto um dos filmes baseados nele (acho que foi a versão de 1974). A situação das crianças (teriam mesmo contato com fantasmas?) e a suspeição de que talvez a babá é que tenha problemas mentais... é um pouco demais para mim, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, o livro é relativamente suave. esse filme é muito, mas muito assustador.

      Excluir
  4. Li o livro nem faz muito tempo.
    Sim, tem fantasma.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Pedrita. Que vontade de ir ao cinema. Enquanto não podemos, obrigado pela dica. Rio 40° uhuhu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luiz, tb com muita saudade de ir ao cinema. além de ver filmes na telona é tudo de bom, com o calor o ar condicionado é melhor ainda.

      Excluir
  6. Olá, querida Pedrita!
    Faz bem o meu gênero e vi a propaganda e não assisti.
    Quando repetir vou assistir.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!