quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Amor de Quarentena

Participei da experiência Amor de Quarentena pelo Whatsapp. Na compra do ingresso escolhemos qual personalidade vão nos enviar mensagens interpretando um personagem que é alguém que nos conheceu no passado e revolveu dar notícias na quarentena por Whatsapp. Acho incrível a capacidade do meio cultural de se reinventar em tempos difíceis como esses, deviam ser mais valorizados. O texto é do argentino Santiago Loza e a direção de Daniel Gaggini.

Eu escolhi a Débora Nascimento, gosto muito dessa atriz e sua voz melodiosa e bonita foi uma bela companhia por 13 dias. Sim, por 13 dias meu Whatsapp recebia áudios, textos, vídeos e imagens, a maioria de natureza. Eu apelidei o projeto de "Pílulas de Carinho", já que diariamente vinha algum carinho em doces palavras, sons de natureza, vídeos de música. O projeto sugere que a gente nomeie alguma pessoa  no Whatsapp assim que recebemos as instruções, mas eu preferi colocar só Amor e não personificar em ninguém, até porque escolhi uma mulher, então achei melhor deixar livre pra a imaginação seguir o caminho que quisesse.
Logo no começo foi estranho, o áudio falava de praia, caminhar na praia e eu logo lembrei de uma pessoa com quem tinha muito carinho, andávamos juntas na praia vazia pra ver o nascer do sol. E não é que era o dia do aniversário da pessoa? Fiquei bem tocada. Mas depois não personifiquei mais ninguém. Na verdade eu sou bem prática nas minhas relações, eu sou mais afetiva, mas as pessoas das minhas relações são mais objetivas, então só pensava que os vídeos de música são um costume meu, enfim, não ligava a ninguém especificamente. Foram dias de muito carinho, de ternura, me fizeram muito bem. Fiquei triste na despedida, chorei mesmo, e deu uma crisezinha de abstinência. 

Eu acompanhei algumas matérias sobre o projeto, e o Gianecchini comentou em uma delas que ele mesmo resolveu entrar em contato com uma pessoa, eu também enviei alguns textos mais carinhosos para pessoas especiais. Eu sou muito reservada, mas gosto de demonstrar afeto, deveria fazer mais. Ficamos mesmo tocados com o delicado projeto.
O projeto é em prol do Fundo Marlene Colé, que desde março tem ajudado financeiramente profissionais da cultura. Os atores Débora Nascimento, Johnathan Azevedo, Mariana Ximenez e Reynaldo Gianecchini doaram os seus cachês para o projeto. A obra já estreou na Argentina, Espanha, Uruguai, Chile, Equador e Paraguai e, em breve, chegará à Alemanha, Austrália, México, Peru, Colômbia, Holanda, França e Portugal. No Brasil vão ter ainda alguns grupos, há ingressos pra receber as "Pílulas de Carinho" e ainda ajudar o meio cultural a passar essa fase difícil. 

Pelo instagram acabei vendo que tem o Amor de Quarentena España. Nossa, como queria receber áudios do Leonardo Sbaraglia.


Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita, achei esta obra bem criativa para este momento tão difícil para espetáculos e também para as relações pessoais. Esta obra juntou as duas coisas de maneira singular. Que bom que te fez bem! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Então uniram a necessiade de continuar produzindo com a necessidade de se manter relações em que o afeto é importante, ponto para essa galera!

    ResponderExcluir
  3. Achei esse projeto extremamente criativo e interessante. Quanto custou o ingresso? Ainda é possível comprar?
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leslie, custa 44 reais e tem ainda até 5 de novembro https://www.sympla.com.br/amor-de-quarentena__933338

      Excluir
  4. Olá Pedrita
    Sensacional esse projeto! Não tinha visto ainda.
    Incrível mesmo como a cultura tem a capacidade de de reinventar e ressignificar as possibilidades de transformar e adaptar.
    São duas semanas de encantamento.
    A pessoa interage? Tipo recebe as mensagens gravadas e responde? Uma vez vi um projeto de incentivo aos estudantes onde as pessoas recebiam mensagens e enviavam textos de incentivo, alguns eram escolhidos e passavam em telas nas salas de aula.

    Aaaaaahhhhhh claro eu tb ia amaaaaaar receber mensagens do Leonardo Sbaraglia 😁😁
    Amei Dor e Glória especialmente pela participação (pequena) dele, mas me surpreendi mesmo foi com O silêncio do céu.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a gente pode responder as mensagens, mas ninguém interage. sim, o sbaraglia é fantástico. amo ele em o hipnotizador.

      Excluir

Cultura é vida!