terça-feira, 29 de setembro de 2020

Nenhum Olhar de José Luís Peixoto

Terminei de ler Nenhum Olhar (2000) de José Luís Peixoto da Dublinense. Eu queria muito ler esse livro porque o Geocrusoé elogia muito esse autor. Na última Feira do Livro da USP fui ver quais editoras que tinham livros que queria e que estavam no evento. E foi assim que conheci a Dublinense e entrou para o grupo das minhas editoras preferidas. Os vendedores me indicaram outras obras que estão entre os melhores livros que li esse ano.

A edição é primorosa e amei essa capa de Samir Machado de Machado

O marcador de livro é de uma exposição portuguesa Séculos d´O Século que um amigo me enviou.

Obra (1981) de Henrique Ruivo

Gostei demais do estilo de José Luís Peixoto. Seu texto é muito poético, quase cantado. São dois livros. O primeiro começa com a triste história de José e o segundo de seu herdeiro. Os personagens vivem em um lugarejo. A obra mostra o seus cotidianos, a vida no campo, a criação de animais. Tudo muito lindo, mas é um livro triste.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Huum, não conheço ainda a obra desse autor. Mas já fiquei interessada em conhecê-la.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é prémio Saramago, ultimamente tenho lido menos JLP pois para mim se tornou um pouco repetitivo, este é um dos que mais gostei e um dos mais antigos dele. O mais triste e mais poético é "Uma casa na Escuridão", muito negro mesmo. O mais recente é "Autobiografia" onde ele mostra de uma forma ficcionada e irreal o papel que Saramago teve em JLP (?) se tornar escritor, gostei do encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, gostei bastante, foi o primeiro q li do autor. vou ver se leio esse q comentou, o da escuridão.

      Excluir
  3. Mais uma suposta maravilhosa leitura!:)
    -
    O tempo é curto, é preciso viver
    -
    Beijos, e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedrita
    Ainda não tenho nenhuma obra da Dublinense e não tive a oportunidade ainda de ler o autor.
    Lindos a capa e marcador.
    Gosto de obras que falam da beleza do cotidiano, das alegrias e das frustrações, de uma vida real e possível.
    Com certeza gostarei de ler.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho que vai gostar dos livros da dublinense. e desse autor.

      Excluir
  5. Bons livros são indispensáveis, obrigada pela dica querida Pedrita!
    Tem muita gente precisando ficar rico em leitura, muitas escritas e vocabulários estão pobres.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, realmente, e pra rechear os textos são fundamentais mesmo.

      Excluir
  6. Também sou doida para ler esse autor. Acho os livros dele difíceis de encontrar. Vou ver o que faço a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kelly, a dublinense tem publicado os livros dele. tem alguns no acervo deles, como esse.

      Excluir

Cultura é vida!