quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Grande Hotel Budapeste

Assisti O Grande Hotel Budapeste (2014) de Wes Anderson no Telecine Premium. É baseado em um texto do Stefan Zweig. Queria tanto ver, cheguei até a programar para ir ver no cinema mas um imprevisto me impediu. Finalmente consegui ver essa obra prima. É tudo e mais que disseram, daqueles filmes que ficam na memória para sempre e queremos ver inúmeras vezes. A genialidade é grande ou milimétrica.

Não sabia que começava no futuro, começa com uma moça lendo o livro do Grande Hotel Budapeste. Um escritor se hospedar no hotel, já decadente, pouco visitado e conhece o dono, que começa a contar a história do hotel. O escritor é o Jude Law, nem sabia que ele estava no elenco. Ele passa a contar a história do famoso concièrge do hotel interpretado brilhantemente por Ralph Finnes e do mensageiro interpretado pelo ótimo Tony Revolori.

Não tinha ideia do lado politicamente incorreto desse filme. O concièrge era um conquistador, amava as mulheres mais maduras e tinha relacionamentos com todas elas no hotel. Ele fazia todas muito felizes. Só nos créditos que descobri que essa da foto foi interpretada pela Tilda Swinton, irreconhecível nessa maquiagem que inclusive ganhou prêmio.

Também não tinha ideia do lado aventureiro do filme. Uma de suas adoradas morre e os familiares começam a persegui-lo pela herança. Genial. Incrível como muitos atores geniais participam, Saoirse Ronan, Adrien Brody, William Dafoe, Mathieu Almaric, Harvey Keitel, F. Murray Abraham, Bill Murray, Edward Norton, Jeff Goldblum, Bob Balaban, Tom Wilkison, Owen Wilson, Giselda Volodi, Léa Seydouw e Jason Schwartzman. O Grande Hotel Budapeste ganhou 4 Oscars: Melhor Maquiagem, Figurino, Trilha Sonora Original e Desenho de Produção. Melhor Filme no Globo de Ouro. No Festival de Berlim Grande Prêmio do Juri para Wes Anderson. E inúmeros outros prêmios em vários outros festivais, a lista é enorme. 



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. É um belíssimo filme, ao lado de "Moonrise Kingdom", são os dois melhores trabalhos de Wes Anderson.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pedrita.
    Ainda não assisti ao filme, mas pretendo fazê-lo em breve. Ele parece ser um filme belíssimo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Por que vc não me avisou, pelo Facebook?
    Pelo celular eu teria recebido o aviso.
    Vou vê se ainda passa hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, não sabia que queria ver esse filme. é maravilhoso.

      Excluir
  4. Pedrita, este filme é uma graça! Me fez sorrir muito e até me emocionou! Eu achei um filme incrível, muito bem feito e que alegra os olhos! Amei a parte visual.

    Preciso assistir de novo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Preciso ver esse filme, acredita que ainda não assiste?

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pri, eu tb queria muito ver. fiquei chateada que perdi nos cinemas.

      Excluir

Cultura é vida!