domingo, 23 de novembro de 2008

Feliz Natal

Assisti no cinema Feliz Natal (2008) de Selton Mello. Na verdade eu e minha mãe saímos para assistir Romance, só que o Shopping Jardim Sul estava sem luz e não havia um único segurança pra dizer que o shopping estava sendo fechado. Foram pessoas que saíam sozinhas com crianças na escuridão que nos informaram. Infelizmente Romance está em pouquíssimas salas. Fomos então ao Shopping Market Place e lá começamos a escolher qual filme veríamos. Minha mãe adora o Selton Mello e aceitou arriscar. Acho que já comentei por aqui que minha mãe não gosta muito de ver filmes tristes demais e pesados. Realmente Feliz Natal é tudo isso, mas é maravilhoso! Ela mesma disse que gostou demais e ficou igualmente espantada com o brilhantismo do Selton Mello.

Eu tinha um certo receio que a trama fosse muito amalucada e meio sem pé nem cabeça. Mas me surpreendi! É de uma profundidade assustadora! O filme vai nos levando gradativamente a conclusões e sustos inacreditáveis! É dia de Natal e um filho, depois de anos, resolve ir cumprimentar a família. Todos estão decrépitos, decadentes, mas todos condenam esse filho que tem um ferro velho, não de desmanche, um ferro velho, como se ele fosse o decadente. O filme aos poucos nos mostra que ele é o vencedor, ele superou aquela miséria humana toda. Pode até viver de forma simples, mas conseguiu viver com uma mulher que o ama, ter um emprego digno. Não sei se sabem o quanto eu amo o Leonardo Medeiros, ele é um dos atores atuais que mais gosto. E seu desempenho é contundente em Feliz Natal que tem um elenco incrível!

Outras duas atrizes maravilhosas que igualmente arrasam são Darlene Glória e Graziela Moretto. Ainda estão excelentes Paulo Guarnieri, Lúcio Mauro e Emiliano Queiroz. O menininho é lindo demais interpretado por Fabrício Reis. Alguns outros do elenco são: Nathalia Dill, Daniel Torres, Hossen Minussi e Thelmo Fernandes.

A trilha sonora de Plínio Profeta é maravilhosa!

Feliz Natal ganhou 3 prêmios no Festival de Paulínia, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória e Graziella Moretto) e Menção Especial (Fabrício Reis). 5 prêmios no Festival do Paraná, Melhor Filme - Júri Popular, Prêmio Especial do Júri, Melhor Atriz Coadjuvante (Darlene Glória), Melhor Som e Melhor Trilha Sonora. 9 prêmios no FestCine Goiânia, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Darlene Glória), Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição.


Youtube: Trailer de FELIZ NATAL






Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita, estou bem curiosa para ver este filme. Gosto muito do Selton Mello.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eles devem ter criticado o protagonista da história porque ficaram com inveja dele...
    Passe lá no meu blog e deixe seu comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, o elenco parece ser ótimo. O filme deve mesmo ser muito bom.

    beijao

    ResponderExcluir
  4. Bem - você nos faz ficar de "água na boca" e cá entre nós o Selton com certeza voará longe e muito longe do jeito que vai na interpretação...
    Adoro ele...

    Qto ao ciúmes... quando o estágio é grave, até um elogio "tras insegurança"...

    Beijos e obrigada pelas palavras!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita!
    Mais um título que aqui fica registado, deste lado do Atlântico, na esperança de ele um dia aparecer por cá.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  6. Fiquei extremamente curioso para ver esse filme. Confesso que o Medeiros nunca causou muito impacto em mim. Nem na novela atual nem no Não por Acaso. Espero me surpreender.

    ResponderExcluir
  7. marion, georgia, realmente é muito bom.

    paula e rui, acho esse filme mais difícil de circular muito a não ser em festivais.

    magnus, leonardo medeiros arrasa em cabra cega, lavoura arcaica e não sobre o amor. gostei muito dele tb em não por acaso.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!