terça-feira, 8 de maio de 2018

Salmo

Terminei de ler Salmo (1975) de Friedrich Gorenstein da Kalinka. Eu estava selecionando uns livros para ver qual compraria na feira da USP, Salmo estava na lista, e uma amiga ligou lá da USP perguntando se eu tinha esse livro. Fiquei eufórica, contei que estava na lista da feira e ganhei de presente. Não sou religiosa, mas tinha lido vários elogios, e queria muito ler. É fascinante!

Obra Última Jornada de Vasily Perov

Salmo tem um subtítulo que resume bastante o seu conteúdo: romance-meditação sobre os quatro flagelos do senhor. O livro é dividido em parábolas e faz paralelos com a trágica história da Rússia. As primeiras parábolas falam de tragédias na infância. A primeira ambientada na monumental fome dos anos 30 na Rússia. Uma mãe e vários filhos que vai dando os filhos e os abandonando pelo caminho. É a menina que narra essa parábola trágica. Dá muita agonia e dor com tanto sofrimento, fome, violência. Falta tudo. A segunda é ambientada na Segunda Guerra Mundial com o preconceito e perseguição aos judeus e é igualmente trágica, principalmente com as crianças. 

Obra Demônio Sentado (1890) de Mikhail Vrubel

Em todas as histórias está lá o Anticristo. Na primeira inclusive ele dá pão as crianças que tem fome, mas a mãe joga no chão e proíbe as crianças famintas de comer. Parece que o pecado de aceitar algo é pior que a fome. Esses pintores são mencionados em uma parábola onde um personagem vai a uma galeria com uns amigos e comenta as obras. As últimas parábolas são muito filosóficas. A história do Anticristo é baseada nos livros apócrifos livros que não foram reconhecidos pelos religiosos e não integraram o livro sagrado. Os textos de Salmo são absurdamente bem escritos, fiquei muito impactada com a erudição da obra, com a riqueza de vocabulário e com a filosofia do texto.

Friedrich Gorenstein (1932-2002) nasceu na Ucrânia, foi roteirista de filmes do Tarkóvski como O Sacrifício. No livro há um texto do tradutor russo Moissei Mountian que conta que Goresntein era judeu e nunca teve seus livros publicados na URSS. Depois passou a ser cultuado na Rússia. Salmo é o primeiro livro do autor traduzido no Brasil.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Andamos ambos a ler escritores menos famosos, gostei da temática que também existe tratada nos quatro cavaleiros do apocalipse, que é o último livro da Bíblia cristã, mesmo sendo de mente muito livre em pensamento, talvez apócrifo nas minhas ideias e pouco dogmático, eu sou muito religioso,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, verdade, esse autor ficou famoso depois na rússia. mas parece que não saiu muito da região ainda. eu gostei do paralelo q o autor faz com a realidade em momentos dramáticos da rússia na época das guerras com os livros bíblicos.

      Excluir
  2. Fiquei interessada neste livro. Já li a Bíblia inteira (mais de uma vez) e nessas leituras (no que se refere ao velho Testamento) me detive especialmente no estudo do livro de Salmos (e também de Provérbios e Eclesiastes). Esse é um tema sempre relevante para mim, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu não gosto dos textos de homens colocados na bíblia. mas esse livro mistura e traz pra realidade da rússia. impressiona. acho que vai gostar. o livro é muito bem escrito.

      Excluir
  3. Os salmos não tenho interesse de conhecer.
    Aliás, nada de religião me interessa, de maneira geral.
    Mas as 2 imagens que vc postou, interessou demais.
    São lindas (Última jornada e Demônio sentado).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, esse livro é incrível e conheço pouco dos livros bíblicos que o autor fez paralelos. eu acho o estilo de narrativa incrível, misturando mas contando os horrores de viver na rússia na época da guerra. na década de 30 falam q teve uma fome monstruosa q é retratada na primeira parábola. uma parábola é um personagem no museu e ele fala bastante das obras expostas. essas duas são mencionadas no livro. achei incrível que resumem muito o q o livro trata. fascinante. q livro fascinante.

      Excluir
  4. Acho que eu preciso começar a ler alguma coisa da Rússia. Quer dizer, li um livro que fala do folclore russo e da idade média de lá, mas quero conhecer melhor a literatura clássica também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aleska, eu te aconselho os livros finos do dostoiévski. crime e castigo é o q mais faz sucesso do público em geral. eu adorei.

      Excluir
  5. Olá, Pedrita!
    Leio a Bíblia todos os dias e o livro dos Salmos está gravado no meu ♥! As passagens bíblicas são fortes, principalmente no antigo testamento, temos que ter sabedoria para entendê-la e muitas coisas são atuais.
    Esse livro Salmo é real e atual, quantos sofrimentos existem no mundo; guerras, refugiados, fome, peste, violência, maus-tratos, perseguições e muito mais.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu não leio esse livro com textos de homens na bíblia. vc ia gostar desse livro. eu tive a sensação q o livro é muito ateu. mas eu sou ateia, então não sei se a sensação é pelo q sou e vi com os olhos do q sou. talvez um religioso veja o livro de outra forma. muitos religiosos renegam sumariamente os livros apócrifos. confesso achar estranho homens decidirem o q é mais santo em relação a outro. mas cada um busca o seu interesse.

      Excluir
  6. Que interessante, não conhecia e gostei da proposta.
    A relação entre a narrativa e o mundo das telas e a história da Rússia.
    As imagens são incríveis.
    E o texto parece singular.
    Sobre a Rússia, a guerra com detalhes e um paralelo com os dias de hoje, até com fantasminhas no final que eu li e gostei demais foi Jardim de Inverno da Kristin Hannah.
    Bjsss Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q vc vai gostar embora seja um livro muito, mas muito triste por falar de períodos históricos tenebrosos.

      Excluir

Cultura é vida!