quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sutil Violento

Assisti a peça Sutil Violento da Cia. Teatro de Heliópolis na Casa de Teatro Maria José de Carvalho. Tinha muita curiosidade de conhecer o trabalho dessa companhia. O resultado da peça vem em grupos de debates, estudos com encenação de Miguel Rocha. São quadros que relatam um pouco da violência nas comunidades.

É um espetáculo muito tenso, claustrofóbico mesmo, levando até uma catarse. Um texto em narração repte bastante a frase: "A gente se acostuma, mas não devia". Concordo plenamente. Ficamos anestesiados muitas vezes com a violência urbana. Gostei bastante. No elenco estão com Alex Mendes, Arthur Antonio, Dalma Régia, David Guimarães, Klaviany Costa e Walmir Bess Sutil Violento tem música ao vivo Giovani Bressanin (guitarra), Eduardo Florence (violoncelo) e Luciano Mendes de Jesus (percussão). Impressionante o registro vocal da Dalma Régia, como canta. Demais também do Alex Mendes. O trabalho corporal de Lúcia Kakazu também é incrível. E igualmente dos figurinos de Samara Costa. O grupo todo, inclusive músicos, direção, todos são muito coesos.

O espetáculo é muito forte, angustiante mesmo. Sutil Violento fica em cartaz até 8 de julho. O ingresso é como de outra peça que comentei aqui, pague quanto puder. Recebemos um envelopinho, colocamos lá o dinheiro e na saída em uma urna.

Eu adorei a Casa de Teatro Maria José. Sinto muito falta de casas em São Paulo. O jardim, com pedras rústicas, árvores no meio, a iluminação que fizeram, dá um teor bucólico ao lugar. 

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Essa casa é o teatro? Muito bonita. Muito colorido.
    E as teclas de piano.

    Não estou anestesiada (ainda) com a violência.
    Continuo muito revoltada e descrente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o palco fica no fundo da casa. e é muito bem feito. a casa é linda mesmo. tb não sou anestesiada com a violência.

      Excluir
  2. Olá Pedrita
    Achei interessantíssimo a premissa da peça.
    Pois então, a gente se acostuma, mas não devia!
    Estranho né? Meu avô era de uma cidadezinha na Espanha chamada Granada e viveu a guerra, ele dizia que com o tempo as coisas seriam boas, não haveria intolerância, as pessoas conviveriam em harmonia e com respeito as diferenças, não é o que a gente vê.
    Vivemos uma guerra diária, "o sutil violento" instalou-se e convivemos com isso como se fosse normal :/
    Linda a casa onde fica o teatro.
    Já anotei a indicação quero assistir, vou aproveitar esse mês para ver umas peças que está no circuito promocional.
    Já falei né que passei a ir mais no teatro por sua causa que me inspirou.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é muito triste constatar que com o tempo as coisas não ficaram boas. o ser humano é ruim. acho que vai gostar desse espetáculo. fico feliz que te inspirei. qd criei o blog ia pouco a teatro tb. ficava claro nas retrospectivas. aí comecei a tentar ir mais.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Que pintura linda, ficou bem real a casa de teatro.
    Infelizmente a violência anda em todos os lugares e nas comunidades mais ainda.
    Essa peça deve ser angustiante mesmo, o tema nos deixa tristes e amedrontados.
    Obrigada pela dica, apesar de ser angustiante eu adoaria assistir.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, o grafite é lindo mesmo. sim, as desigualdades sociais provocam muita revolta e tentativas de lucro fácil. é bem angustiante mesmo. acho difícil que esse espetáculo venha sair de são paulo. mas não impossível. com a crise tudo parece impossível. mas quem sabe se a economia melhorar...

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu preciso comprar o ingresso para o musical do Ayrton Senna. Sempre que entro no seu blog, lembro de tal pendência.... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, sempre acho estranho vc relacionar esse musical comigo. não penso em ver nem amarrada.

      Excluir

Cultura é vida!