segunda-feira, 30 de julho de 2018

O Julgamento Secreto de Joana D'Arc

Assisti a peça O Julgamento Secreto de Joana D´Arc no Teatro Oficina. Fantástico! Que experiência! É um projeto ousado com 17 atores no palco, com estímulos visuais, auditivos, olfativos, terrivelmente contundente!

Fotos de Bob Sousa

Silmara Deon que interpreta Joana D´Arc. Ela convidou Aimar Labaki para fazer o texto que foi focado no julgamento de Joana D´Arc, que é quase lenda e tem muitas versões. A peça fala então de vários temas como intolerância religiosa, prepotência, machismo, violência. E acaba sendo muito atual. Em um momento Joana D´Arc questiona o inquisidor, quem seria ele para achar que sabe a verdade. 

Confesso que eu me incomodo com a ideia que um deus poderia falar a um humano para que ele lutasse e matasse outro alguém só por ser de outro povo. Difícil acreditar que um deus poderia lutar de um único lado e quisesse a morte de outras pessoas. Mas é fato que duvidar de Joana D´Arc só porque ela tem uma fé diferente e desejar a morte dela só porque ela é mulher, camponesa e pobre é de uma prepotência brutal. Rubens Caribé está incrível como o Inquisidor, mas todos no elenco arrasam: Ricardo Arantes, Rafael Costa, Yorran Furtado, Jerônimo Martins, Decio Pinto Medeiros e Mario Luiz. As mulheres integram o coro e interpretam os anjos e as vozes: Bruna Alimonda, Carol Cavesso, Giovana Cirne, Jamile Godoy, Maísa Lacerda e Priscila Esteves. Os músicos são Bruno Monteiro ao piano e Leandro Goulart na guitarra.
Foto de Gabriela Lemos

E ser no Teatro Oficina foi fundamental! Incrível como o diretor Fernando Nitsch utilizou o espaço. Esse belíssimo projeto da Lina Bo Bardi foi determinante para todo o clima da peça. Assistir fragmentos, sentir odores, davam a sensação de estarmos no julgamento. Muito inteligente colocar folhas, mato e ervas nos incensários, parecia que estávamos na mata, no passado. Os atores precisaram ter muito trabalho corporal para utilizar todo o espaço, suas escadas. A cenografia  Marisa Bentivegna também foi decisivo nesse processo. Que figurinos belíssimos de Daniel Infantini.

Eu ficava bastante agoniada pensando como seria a fogueira já que Joana D´Arc é condenada e queimada viva na fogueira. Volte e meia alguns personagens estavam com tochas e eu ficava em pânico. E fiquei muito impactada com a solução encontrada. A fogueira era de água mas eu senti todo o calor e a dor do fogo queimando viva Joana D´Arc, que impressionante. O efeito foi de uma genialidade estupefante com auxílio da incrível iluminação de Wagner Pinto. Espetáculo inesquecível! O Julgamento Secreto de Joana D´Arc fica em cartaz até 20 de setembro.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Quando estive em Paris, vi um monumento para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, li q anualmente paris encena peças sobre joana d´arc.

      Excluir
  2. Esta peça deve ser muito interessante. A religião e os costumes e tradições têm sido usados - infelizmente - como ferramentas que objetivam manter uma determinada situação, ou impor uma certa conduta à comunidade/sociedade.
    Eu sou contra isso, a religão diz respeito às coisas do espírito e não deveria ser misturada aos interesses materialistas e mesquinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb sou contra a instituição e perpetuação do preconceito. as religiões deveriam ser para dar conforto e tentar responder os questionamentos dos mistérios. tb para ter uma união em grupo.

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Conheço a lenda de Joana D'arc e concordo que os temas são mesmo bastante atuais, intolerância, machismo, desigualdade social.
    Fiquei impactada com sua resenha, a maneira como vc descreveu a forma que o espaço se tornou um "personagem" da peça e o modo como foram utilizados elementos para proporcionar a sensação de presenciar o acontecimento com sensorial.
    Vou anotar a indicação.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pedrita,
    Desculpa a minha ausência, estou de coração partido, quarta-feira passada perdi um irmão, ele tinha 48 anos era o mais velho entre os sete, família grande, um pedacinho de nós foi morar com Deus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Deve ter sido ótima. Anos atrás assisti uma peça com a Cristiane Torloni sobre Joana D´Arc. Era um monólogo e ela arrasou.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tb vi essa peça com a torloni q lembro q tinha um trabalho corporal muito intenso.

      Excluir

Cultura é vida!