quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Dunkirk

Assisti Dunkirk (2017) de Christopher Nolan na HBO Go. Eu tinha alta expectativa desse filme pelos elogios que recebeu. Sim, é um grande filme, muito bem realizado, mas atenuou demasiadamente os horrores da guerra. Tentaram humanizar e diminuir os pavores de tudo o que aconteceu.

Me incomodei de criarem um herói, não tão herói assim como a fórmula dos filmes americanos pedem, esse soldado tenta se dar bem o tempo todo dando um jeitinho. Acho que a criação desse "herói" foi o que mais me incomodou, havia uma fórmula para agradar, para atender a um mercado. Então só morriam quem não conhecíamos, com raras exceções.

Dunkirk é baseado em um pavoroso fato histórico na guerra. Soldados ficam acuados em uma praia em Dunkirk pronto para serem abatidos. Os navios que tentam sair, até mesmo os de feridos são abatidos.

Em um porto de outra cidade, a Marinha resolve convocar os pequenos barcos, alguns de veraneio, para que sigam para Dunkirk para resgatar os soldados. É muito emocionante quando inúmeros barcos chegam na praia tirando aqueles soldados do desespero. Milhares de soldados foram resgatados pelas pequenas embarcações. 

O elenco todo é muito bom: Fionn Whitehead, Dammien Bonnard, Aneurin Barnard, Keneth Branagh, Mark Rylance, Cillian Murphy, Tom Glynn-Carney e James D´Arcy. É um grande filme, mas há outros bem mais realistas sobre a guerra, que questionam bem mais questões humanitárias, bem menos maniqueístas que esse. 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Respostas
    1. josé, tb esperava muito mais. atenuaram muito os horrores da guerra. não ficou um filme profundo. só um bom filme superficial sobre o tema.

      Excluir
  2. Continua gravado aqui.
    Já revi 02 vezes partes do filme.
    E as vezes que revi, fui aprendendo para entender o horror de quem estava ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu achei fraco e muito longe dos horrores da guerra. fizeram só morrer os desconhecidos. deve ter sido muito, mas muito pior.

      Excluir
  3. Quando se trata de eventos históricos eu já começo a assistir ao filme (e agora também até a ler os livros sobre) com um pé atrás, pois a fantasia os interesses das nações e o não querer chatear a platéia moldam muito esses trabalhos.
    Isso não quer dizer que a arte cinematográfica em si, o talento dos realizadores e tal, não tenham o seu valor e não possam - ainda assim - criar uma obra poderosa, que parece ser o caso deste filme, que se encontra em minha lista de "a ver".

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu já vi muitos filmes realistas sobre a guerra, insuportavelmente realistas. qd vejo um q banaliza e transforma um lado em heróis me incomoda profundamente.

      Excluir
  4. Não curto muito esse estilo de filme.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Oieeeeee Pedrita
    Aaaaahhhhh que pena que vc não gostou tanto assim
    Eu amei o filme achei um dos melhores que assisti com a temática
    Diferentemente de vc não achei que os horrores foram atenuados nem achei que criaram um heroi
    Pensei exatamente o contrário: que a gente se sente encurralada como os soldados seja na praia, nos aviões ou nos navios
    E não achei que houve um heroi, mas sim três histórias simultâneas num mesmo ponto narrativo.
    No fundo essa é a grande mensagem da 7ª arte né non?
    Se dez pessoas assistirem a mesma película vamos ter dez opiniões diferentes o que só faz acrescentar a magia da arte :)
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, achei q atenuaram demais. sim, o encurralamento é insuportável. mas todos se movimentavam. só ficavam lá como de cera os figurantes q nem conhecíamos. ficou mais fácil não achei tão tenebroso.

      Excluir
  6. Putz é maniqueísta? Eu queria ver só porque recebi boas recomendações, mas ninguém merece ver um filme para ser obrigado a acreditar que há bonzinhos e mauzinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aleska, sim, exatamente, o q fazem de mal foi a guerra q os traumatizou.

      Excluir

Cultura é vida!