quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O Conto

Assisti O Conto (2018) de Jennifer Fox na HBO Go. Como eu tenho os canais HBO eu tenho acesso ao HBO no Now sem pagar adicional, está incluído no pacote. Eu tinha visto um trailer desse filme. Já aviso, é dificílimo, mas é fundamental. A diretora que escreve o roteiro baseado em sua vida.

A protagonista está filmando em outro país, quando chega há um recado desesperado de sua mãe. Ela encontrou um diário da filha quando tinha 13 anos e quer falar com ela. Muito estranho a documentarista não ligar logo para apaziguar a sua mãe. A documentarista é interpretada brilhantemente por Laura Dern, atriz que adoro, a mãe por Ellen Burystyn e a menina de 13 por Isabelle Nélisse. E esse comportamento estranho da documentarista continua. Essa é a grande importância desse filme, em geral filmes que falam de abusos de crianças e adolescentes são sempre como denúncia, com condenação. Esse quebra o tabu e fala de forma mais realista desses horrores. 
Essa documentarista não fica chocada com a lembrança, recebe o diário, começa a ler e tudo o que quer é reencontrar essas pessoas. Ela tinha 13 anos quando as conheceu, no filme tem 48 anos, portanto essas pessoas estão bem mais velhas. Logo ela relata a admiração que tinha pela mulher e que todas as meninas queriam ser como ela. É uma escola de hipismo. Ela ficou um tempo lá. A dona é casada e é amante do treinador. Os dois são interpretados por Elizabeth Debicki e Jason Ritter.

Esses dois começam a elogiar a menina, ela se torna a vencedora do grupo, eles contam segredos. A manipulação é assustadora. Os pais dessa menina estão brigando muito, são vários irmãos, de repente ela encontra duas pessoas que a colocam no centro do mundo, com toda a atenção, ela vai ficando fascinada. Já ouvi especialistas dizerem que algumas crianças acabam gostando da sensação do que fazem com elas e querem aquela experiência de novo. Essa menina de 13 anos, romântica, começa a ser seduzida pelo treinador. Eles leem poesias um para o outro, ele elogia o corpo dela, para uma adolescente que busca auto afirmação é tudo muito sedutor.

E essa mulher de 48 anos demora a mergulhar nos horrores de tudo o que foi. O noivo (Common) e a mãe brigam com ela, mas ela procura esse casal e se assusta que a mulher envelheceu. Todos sentem desconforto em encontrá-la. A mulher diz inclusive que se arrepende muito de coisas que fez no passado. Mas a documentarista continua fascinada pelas pessoas que encontra. São os outros que aos poucos vão dando um banho de realidade nela. Ela descobre que o casal tinha relações com uma estagiária. E essa estagiária, agora uma mulher, fica chocada quando a documentarista conta que também tinha relações com o treinador. Ela diz: "mas você só tinha 13 anos, a idade das minhas alunas". Um outro investigador acha o paradeiro do treinador e fala que vai com a documentarista na delegacia denunciá-lo. Mas ela diz que não, que só queria encontrá-lo.
No filme, só quando ela realmente começa a lembrar o que aconteceu após a sedução é que ela começa a entender o que ocorreu. Não sei se foi só no filme ou realmente a documentarista entendeu posteriormente. É o momento mais insuportável do filme. O treinador diz que é como o treino, que precisa tentar até conseguir, mesmo que doa, que a primeira vez dói, depois não. Eu imaginei, mas foi reforçado no final que as cenas de sexo há um dublê de corpo, uma mulher maior de idade. Mesmo que a atriz não participe das cenas de sexo, ela participa do processo de sedução, confesso que eu não permitiria que um filho dessa idade atuasse no filme, acho muito forte. Muito importante, mas acho difícil a menina não ter ficada impactada com o pouco que atuou. E a menina começa a ter horror do que acontece, vomita sempre depois. Inacreditável a coragem dessa menina. Ela levanta para ir passar o fim de semana como sempre, mas vomita. Volta a dormir e quando acorda ela telefona pra eles e termina tudo, diz que nunca mais vai lá e marca para buscar o cavalo depois. 
Outro tabu revelado é a questão familiar. A mãe desconfia em um momento porque o treinador vai buscar a adolescente na casa dos pais e leva presentes para os pais. Ela procura o marido e fala do estranhamento e ele a demove da ideia. Ela nem se dá ao trabalho de investigar após a cisma. A avó vê o instrutor beijar a menina na boca, a única coisa que ela faz é brigar com a menina. Não conta pra ninguém e muito menos fica indignada com o treinador. o filme tem muitas questões, é muito profundo, vai muito além dos debates sobre o tema. É insuportável, mas fundamental!

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. O filme está na minha lista, pretendo conferir.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca nem ouvido falar nesse filme.
    Fiquei muito interessada com a sua resenha.



    beijo

    https://depoisderoma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amanda, tb nunca tinha ouvido falar. não é um filme fácil de assistir, muito pelo contrário.

      Excluir
  3. Olá Pedrita
    Não conhecia o filme, parece bem difícil e assustador, mas como você disse imprescindível como alerta e a importância da atenção e cuidados.
    Acho que eu ia me confundir com tantas idas e voltas, parece complexo, com certeza iria me perder na narrativa.
    Vou anotar aqui.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, insuportável mesmo. é bem claro cada momento pq um a protagonista está adulta e no outro com 13 anos.

      Excluir
  4. Olá, Pedrita!
    Esse filme é forte e nojento, mas serve de alerta para muitos pais, uma realidade que acontece em muitos lares.
    O meu pacote cobra alguns filme no Now, eu estava até conversando com o meu marido sobre isso, vou ter que rever na Net e a gente paga tão caro.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, é realmente insuportável. o que está incluido no pacote da net não é cobrado no now. os filmes que em geral não são cobrados ficam em programas de tv. se vc não paga o telecine no seu pacote vai ser pago. mas se está incluído não. o preço vem assim q vc vai visualizar o filme.

      Excluir
  5. Oi Pedrita! Pela sua resenha esse filme é muito forte, não sei se conseguiria assistir mas realmente serve como uma alerta.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pedrita,
    Ontem estava passando na HBO e comecei a assistir mas como não sabia do que se tratava e achei confuso pela volta a juventude de uma hora para outra (já que quando comecei a assistir ja tinha começado...), mudei logo. Vou tentar vê.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, talvez vc vendo do começo entenda realmente pq tudo começa por uma carta da menina aos 13 anos e aí ela aos 48 começa a lembrar de modo fragmentado.

      Excluir
  7. Gostei muito do filme e acabei de falar para a Infanta Beatriz de como é importante ela saber o que se pode e o que não se pode fazer, quando os "hormonios" estiverem a todo vapor. E de como é importante conversar comigo ou com a mãe.
    O terrível é que, não importa a idade, o prazer daquela criança deve ter existido.
    A treinadora que como atriz não conhecia é muito bonita mas envelhece, no filme, muito feia e assustadora.
    Terrível quando a ex-aluna confessa que aquela criança não havia sido a única.
    Mas foi a única que escreveu, porque gostava de escrever.
    Gostei muito do filme e ainda está gravado.
    Se tiver tempo (cada vez mais curto), revejo.
    Laura Dern é 10.

    Obrigada por ter enviado a lista de filmes na |Netflix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, hj avisamos mais as crianças. muito triste saber pelo filme que eles eram adultos e manipularam a garota. foi só qd ela ouviu q não deveria ter sido a única é que começou a acordar. ela se julgava especial por ser escolhida e por isso não achava que era errado. mas realmente crianças e adolescentes estão em formação e qq manipulação pode confundir o q é certo do errado.

      Excluir
  8. Na minha opinião, a possibilidade de uma criança ser enredada em relacionamentos sexuais (especialmente com adultos) é um forte motivo (mas não o único) de se falar de sexo na escola.
    Políticos oportunistas e hipócritas, que se dizem conservadores, criaram a maior polêmica, nos últimos anos, quando houve uma tentativa de se ensinar o assunto na escola. Disseram que isso estimularia as crianças a fazerem sexo precocemente, quando a intenção era apenas de esclarecê-las sobre o assunto.
    Este filme também está na minha lista de "a ver" (parece que ele será exibido hoje no HBO),

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, concordo, tudo há forma de falar pra cada idade. ensinar desde cedo que ninguém pode tocar o corpo do outro sem autorização. mesmo que seja alguém que a pessoa goste muito já ajuda muito. e q se alguém tocar a criança contar para os pais mesmo que proíbam tb.

      Excluir

Cultura é vida!