segunda-feira, 16 de julho de 2018

Blade Runner 2049

Assisti Blade Runner 2049 (2017) de Denis Villeneuve na HBO Go. Eu tinha muita curiosidade de ver esse filme, não tanta que me levasse ao cinema, só ia ver mesmo quando chegasse na tv a cabo. Gosto demais do primeiro, mas não chego ser da turma dos fãs maníacos. E como esse filme é lindo! E como esse cartaz é pavoroso, não tem nada a ver com o filme, parece aqueles cartazes tudo iguais de filmes de super heróis que nunca conseguimos saber de qual filme é. Fico pensando se a confusão dos cartazes iguais são de propósito. Eu como acho tudo igual e acho que tudo eu já vi, nem vou olhar. Além do péssimo cartaz, as fotos também são escassas, bem desatualizado na forma de promoção do filme.

O roteiro é muito bom. É baseado na história de Philip Dick escrito por Hampton Fancher. E como é delicado e bonito. Fiquei muito emocionada. Os replicantes foram proibidos. O planeta não tem mais humanos, ficou inabitável. Uma empresa comprou a que produzia replicantes e voltou a criá-los, agora com limitações. Nosso protagonista interpretado pelo lindo Ryian Gosling tem a função de localizar replicantes antigos para "aposentá-los" já que os replicantes não tinham tempo de vida. Em uma dessas excursões ele descobre um "milagre". No passado um replicante teve um filho. Ele tem que localizar o filho pra matar, esconde a investigação e começa a achar que foi ele. Interessante que eu achei que foi forçado ser ele, mas no decorrer do filme vemos que foi ele que viajou e passou achar que era ele. Ele que com a pouca informação que teve já concluiu. É linda demais a relação dele com a holograma dele interpretada pela linda cubana Ana de Armas. Muito triste quando ele entende que ela era só o que ele desejava, dizia só o que ele desejava ouvir. Mas será mesmo? Há muitas dúvidas no filme, como no primeiro e isso que o faz tão fascinante. Mais um produto que discute criador e criatura.
Sim, Harrison Ford aparece, é a hora que o filme fica mais melancólico, mas é todo triste. Utilizaram recursos para a Sean Young estar exatamente como no filme anterior. E a belíssima música do Vangelis continua firme e forte.

Quando Jared Leto apareceu eu jurava que era o mesmo ator do protagonista. Não sei se foi só impressão minha, mas eu achei que os dois eram o mesmo ator. Alguns outros do elenco são: Mackenzie Davis, Carla Juri, Sylvia Roeks, Dave Bautista, Lennie James e Robin Wright.

Engraçado o trailer mostrar muita ação, Blade Runner 2049 é bem contemplativo e filosófico. Tem um pouco de ação e violência, mas a maioria é reflexivo.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Está na minha lista, pretendo ver logo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sou dos fãs do primeiro filme, recentemente li o livro de Philip K Dick que tem algumas diferenças significativas em relação à estória em cinema.
    Espero um dia ainda ver esta sequela.

    ResponderExcluir
  3. Eu só vi primeira versão, quero ver essa.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pedrita!
    Eu gosto de ficção científica e suspense, esse tipo de filme me atrai. Outro dia assisti A Caverna o mesmo gênero.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu tb adoro ficção científica e esse é lindo demais.

      Excluir
  5. Vi este filme na época do lançamento e o considerei superior ao primeiro. Como se não bastasse ter produzido uma obra impressionante, em termos visuais e sensoriais, Villeneuve conseguiu acrescentar à estória dos ciborgues/androides temas prementes do nosso tempo. Para mim ficou claro que a desolação mostrada em '2049' refere-se aos desdobramentos de um capitalismo sem alma. O diretor também nos dá uma pista a respeito dos custos do progresso e prosperidade material do mundo, quando diz, (pela boca do personagem do Jared Leto) que todos os saltos de desenvolvimento ocorridos no mundo se deveram ao sacrifício (escravidão, por exemplo) de uma parcela da humanidade. Eis aí mais um Blade Runner que irá se tornar "cult', rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, vc pensa como eu, eu gostei muito mais desse. é lindo demais. exatamente, o conforto de uns só existe pq há escravidão de outros em uma total desigualdade e desumanidade.

      Excluir
  6. Nunca vi filmes de ficção, acredita?
    Mas adoro Super heróis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu gosto muito de ficção científica. não curto quase nada de super heróis ainda mais qd pouco mudam.

      Excluir
  7. Oooowwnn Pedrita que post maravilhoso!
    Eu ainda não consegui fazer meu post.
    Esse filme é esplêndido.
    Tudo é alinhavado com sensibilidade.
    Tudo tem um motivo, uma razão de ser.
    E o desenvolvimento da película é no time perfeito.
    Fiquei impactada com o final, confesso que até me emocionei :)
    Lindo demais.
    Uma homenagem e tanto para os 35 anos de Blade Runner, muitooo melhor que o 1°, melhor que o livro (embora como aprendi aqui com você, são artes diferentes, a imaginação e o visual).
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, ah, vc gostou tanto qt eu. sim, muito melhor que o primeiro. é delicado demais em cada detalhe mesmo.

      Excluir

Cultura é vida!