sexta-feira, 4 de julho de 2008

Terra Fria

Assisti Terra Fria (2005) de Niki Caro no HBO Plus. Eu tinha curiosidade de ver esse filme porque gosto muito da Charlize Teron e ela está excelente. Terra Fria é ambientado nos anos 70, inspirado em uma história real sobre a luta de mulheres pelos seus direitos em minas nos Estados Unidos, baseado na obra de Clara Bingham e Laura Leedy que passei a desejar ler. O filme é muito bom, pena que cometa alguns pecados pela exigência do cinema americano em um formato desgastado e forçado. A história já é interessante o suficiente, enfraquece muito a trama os exageros do gênero principalmente nas cenas de tribunais, que já são cansativas de tão repetitivas.

Foi nos anos 70 que as minas começaram a contratar as primeiras mulheres. Por acharem que não era lugar para mulher eles começam a praticar todo o tipo de violência com elas, principalmente abusos sexuais. A união delas em uma ação resultou na lei contra o assédio sexual e as protegeu dos abusos. É assustador como os operários praticam bullying com as mulheres e como parecem se divertir com isso. Como eles são maioria perdem a noção das medidas. Na cidade dessa mina era o melhor lugar para se trabalhar, com as melhores condições financeiras e muitas mulheres buscaram colocação lá.

Há outros bons atores no elenco: Frances McDormand, Sissy Spacek, Richard Jenkins e Woody Harrelson.
Gostei muito das crianças que fazem os filhos da protagonista interpretados por: Elle Peterson e Thomas Curtis.
Muito linda ainda a menina que faz a protagonista na adolescência, interpretada por Amber Heard.

Me impressionei muito com uma frase da personagem da Sissy Spacek: "Ela só teve um filho, não roubou um banco." E pensei o quanto os pais, mais antigamente, chegavam a expulsar uma filha de casa só porque ela teria engravidado. Como se ela fosse alguma criminosa.
Na trilha sonora há muito Bob Dylan.

Música do post (Não achei as que estão na trilha): Bob Dylan - If Not For You


Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Vou assistir. Filmes inspirados em histórias reais, que falam sobre lutas por direitos e justiça, são os meus preferidos.

    ResponderExcluir
  2. Ah quero ver! Eu tinha visto que estava na programação. Vou conferir. Beijinhos @>--

    ResponderExcluir
  3. Tenho estado a dar uma vista de olhos ao seu blogue. E descobri o SCOOP. Vi este filme 3 vezes e no cinema. Nao é tao bom como o "Match Point", mas mesmo assim adorei-o.
    O Scarlett Johansson estava adorável em ambos os filmes.
    Também sou fa do Daniel Auteuil.

    O seu blogue é mesmo ao meu gosto, pois reúne várias àreas de arte.
    Vou ve-lo devagar para saborear.

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  4. É um filme que já estava na minha lista. e eu gosto muito de Bob Dylan.
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Mais um filme comentado por você que desconheço. O que está conecendo com a minha paixão pelo cinema? Abraços.

    ResponderExcluir
  6. é mesmo, o brasileiro olha demais para estética feminina e não olha o intelecto...mas, quem sabe um dia isso mude, o que é bem difícil né...
    Bom, te desejo um ótimo fim de semana...beijão!

    ResponderExcluir
  7. ematejoca, eu amo match point, está entre os meus preferidos desse diretor. obrigada pelos elogios ao meu blog.

    moacy, se não fosse a tv a cabo acho que eu não veria tantos filmes. tenho pouco tempo para ir ao cinema.

    ResponderExcluir
  8. Esse é mais que quero ver. Ótima dica!!!

    Beijos e uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedrita!
    Aqui está u filme que ainda não tivemos oportunidade de ver, mas que desejamos visionar porque o argumento promete, mas também o elenco é de luxo. Gostámos da tua abordagem da película:)
    beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  10. Pedrita, ainda hoje muitas filhas são colocadas pra fora de casa pq engravidam. Ainda existe este tipo de comportamento arcaico neste mundo moderno. Um horror. Eu mesma conheço um caso assim.

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!